Aprenda a analisar a performance da sua empresa

Como identificar os pontos de melhoria

Muitas pessoas acreditam que a análise de performance de uma empresa envolve apenas os dados quantitativos sobre o caixa, como o faturamento, o lucro, a amortização das dívidas, e outros fatores. Porém, uma empresa não se reduz aos aspectos financeiros. Há diversas dimensões e fatores importantes a ser considerados em qualquer análise de como está o andamento da sua empresa.

Para entender um pouco melhor cada um desses fatores, é importante antes lembrar que toda empresa possui três dimensões centrais:

1) a primeira comunicação e contato com o cliente (também chamado de marketing)

2) o processo de produção do produto ou serviço

3) o processo de finalização da compra e entrega do produto.

Note que todos os fatores acima compreendem exatamente todo a jornada que o seu cliente percorre, desde o momento de descobrimento da sua empresa e do seu serviço, até o momento de decisão da compra do produto. Uma análise de uma empresa depende de considerar toda a história do cliente para que se possa saber o que melhorar dentro desse processo.

1 – O marketing e a comunicação

Esse primeiro fator é responsável por estabelecer o primeiro contato com a sua empresa. Dentro dessa dimensão, a análise de performance deve ser feita a partir das seguintes perguntas:

como o meu cliente descobre a minha empresa?

O que o leva a se interessar pelo meu produto ou serviço?

Que tipo de cliente se interessa pelo meu produto ou serviço?

A forma de comunicação feita nesse primeiro contato com o cliente é eficiente?

O que pode ser melhorado para atrair mais clientes?

Note que uma comunicação eficiente possui um único objetivo: trazer e prospectar novos clientes. Qualquer análise da comunicação deve levar em consideração se a imagem, mensagem e posicionamento da sua empresa estão sendo suficiente para atrair mais clientes.

Perfomace na empresa

2 – O processo de produção do produto

O segundo fator consiste em analisar a eficiência da produção do seu produto ou serviço. Dentro dessa dimensão, uma análise de performance pode ser feita a partir de perguntas como:

quanto tempo leva para produzir o meu produto?

Quantos funcionários são necessário para manter a minha produção?

O que posso fazer para produzir mais e mais rápido?

Há algum recurso tecnológico que posso implementar, ou devo contratar mais pessoas?

Analisar esse fator significa ponderar sobre se a sua produção pode ser ajustada para atender uma demanda maior de modo mais eficiente. Você também poderá analisar a eficiência dos funcionários envolvidos na produção.

3 – A finalização da compra e a entrega do produto

Esse também é um fator tão importante quanto os outros, mas que infelizmente acaba sendo ignorado por grande parte dos empresários. É um erro acreditar que a parte dificultosa de uma empresa termina na prospecção do cliente e confecção do produto. Há ainda uma outra dimensão tão importante quanto.

De nada adianta ter uma boa comunicação com o cliente e ter um bom produto, se o processo de compra é danoso ao cliente. Pense naquelas lojas lindas, com visual belo e convidativo, mas que quando entramos e vamos finalizar a compra, somos completamente mal atendidos pelo vendedor. Empresas desse tipo falham no processo final de relacionamento com o cliente. E não há visual que possa consertar um atendimento ruim. Você pode enfeitar sua loja quanto quiser, mas nada disso enganará o cliente sobre um atendimento ruim na hora da compra.

É por essas razões que a análise da performance de uma empresa deve também considerar o processo de finalização e entrega do produto. Algumas perguntas importantes para o orientar:

como é o atendimento dos meus funcionários?

O processo de entrega é eficiente?

O cliente sai da minha loja realmente feliz?

Há algo que está comprometendo o processo de entrega do produto?

Como posso tornar a entrega mais eficiente?

Analisar uma empresa a partir dessas dimensões o ajudará a ter uma visão mais geral de todo o processo de vendas e de contato com o cliente. A partir daí, você terá uma ideia mais precisa do que melhorar dentro da sua empresa.

Perfomace da empresa na entrega

Veja mais artigos do nosso blog:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

YouTuber iniciante? Confira 6 dicas para crescer o seu canal

Trabalhar com o YouTube se tornou uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos. O que antes era uma profissão buscada apenas por jovens e adolescentes, virou uma profissão e carreira almejada por pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, neste post separamos seis dicas para crescer o seu canal e ajudar na profissionalização desse tipo de atividade. Segue a leitura:

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp