Aprenda a analisar a performance da sua empresa

Como identificar os pontos de melhoria

Muitas pessoas acreditam que a análise de performance de uma empresa envolve apenas os dados quantitativos sobre o caixa, como o faturamento, o lucro, a amortização das dívidas, e outros fatores. Porém, uma empresa não se reduz aos aspectos financeiros. Há diversas dimensões e fatores importantes a ser considerados em qualquer análise de como está o andamento da sua empresa.

Para entender um pouco melhor cada um desses fatores, é importante antes lembrar que toda empresa possui três dimensões centrais:

1) a primeira comunicação e contato com o cliente (também chamado de marketing)

2) o processo de produção do produto ou serviço

3) o processo de finalização da compra e entrega do produto.

Note que todos os fatores acima compreendem exatamente todo a jornada que o seu cliente percorre, desde o momento de descobrimento da sua empresa e do seu serviço, até o momento de decisão da compra do produto. Uma análise de uma empresa depende de considerar toda a história do cliente para que se possa saber o que melhorar dentro desse processo.

1 – O marketing e a comunicação

Esse primeiro fator é responsável por estabelecer o primeiro contato com a sua empresa. Dentro dessa dimensão, a análise de performance deve ser feita a partir das seguintes perguntas:

como o meu cliente descobre a minha empresa?

O que o leva a se interessar pelo meu produto ou serviço?

Que tipo de cliente se interessa pelo meu produto ou serviço?

A forma de comunicação feita nesse primeiro contato com o cliente é eficiente?

O que pode ser melhorado para atrair mais clientes?

Note que uma comunicação eficiente possui um único objetivo: trazer e prospectar novos clientes. Qualquer análise da comunicação deve levar em consideração se a imagem, mensagem e posicionamento da sua empresa estão sendo suficiente para atrair mais clientes.

Perfomace na empresa

2 – O processo de produção do produto

O segundo fator consiste em analisar a eficiência da produção do seu produto ou serviço. Dentro dessa dimensão, uma análise de performance pode ser feita a partir de perguntas como:

quanto tempo leva para produzir o meu produto?

Quantos funcionários são necessário para manter a minha produção?

O que posso fazer para produzir mais e mais rápido?

Há algum recurso tecnológico que posso implementar, ou devo contratar mais pessoas?

Analisar esse fator significa ponderar sobre se a sua produção pode ser ajustada para atender uma demanda maior de modo mais eficiente. Você também poderá analisar a eficiência dos funcionários envolvidos na produção.

3 – A finalização da compra e a entrega do produto

Esse também é um fator tão importante quanto os outros, mas que infelizmente acaba sendo ignorado por grande parte dos empresários. É um erro acreditar que a parte dificultosa de uma empresa termina na prospecção do cliente e confecção do produto. Há ainda uma outra dimensão tão importante quanto.

De nada adianta ter uma boa comunicação com o cliente e ter um bom produto, se o processo de compra é danoso ao cliente. Pense naquelas lojas lindas, com visual belo e convidativo, mas que quando entramos e vamos finalizar a compra, somos completamente mal atendidos pelo vendedor. Empresas desse tipo falham no processo final de relacionamento com o cliente. E não há visual que possa consertar um atendimento ruim. Você pode enfeitar sua loja quanto quiser, mas nada disso enganará o cliente sobre um atendimento ruim na hora da compra.

É por essas razões que a análise da performance de uma empresa deve também considerar o processo de finalização e entrega do produto. Algumas perguntas importantes para o orientar:

como é o atendimento dos meus funcionários?

O processo de entrega é eficiente?

O cliente sai da minha loja realmente feliz?

Há algo que está comprometendo o processo de entrega do produto?

Como posso tornar a entrega mais eficiente?

Analisar uma empresa a partir dessas dimensões o ajudará a ter uma visão mais geral de todo o processo de vendas e de contato com o cliente. A partir daí, você terá uma ideia mais precisa do que melhorar dentro da sua empresa.

Perfomace da empresa na entrega

Veja mais artigos do nosso blog:

Aprenda a analisar a performance da sua empresa

6 dicas de como atrair mais clientes para sua loja

Você é dono de loja e está sempre em dúvida do o que fazer para atrair e conquistar mais clientes? Segue a leitura que preparamos seis dicas infalíveis de como conseguir atrair mais clientes para sua loja de uma maneira contínua e sem a necessidade de estar sempre inventando combos, promoções, cupons e ações de lançamento.

Aprenda a analisar a performance da sua empresa

6 razões para investir em networking

Você é daqueles empreendedores que sempre repetem que não vale a pena se preocupar com networking? Que falam que isso é papo de coach e o melhor é focar em economizar gastos e crescer na empresa? Puxa a cadeira e pega um cafezinho para mudar sua opinião. Vamos te convencer de que vale a pena sim investir em networking e que cada moeda gasta com isso deve ser vista como um investimento direto na sua empresa.

Aprenda a analisar a performance da sua empresa

4 formas baratas de investir no treinamento dos colaboradores

Talvez você seja aquele tipo de empreendedor que está sempre repetindo que não sobra dinheiro para investir no treinamento dos colaboradores, que esse tipo de investimento custa muito caro e é melhor deixar pra depois. Para ajudar você a esquecer essas desculpas, neste post preparamos 4 dicas fáceis e baratas de investimento em treinamento para os colaboradores.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp