Por que o certificado digital é importante para sua empresa?

Com passar dos anos a dinâmica de trabalho da sociedade sofreu grandes alterações. A chegada da tecnologia redefiniu conceitos dentro do mercado de trabalho e, atualmente, as profissões apresentam uma relação de mutualismo com as ferramentas digitais, sendo cenário jurídico parte desse quadro. Os escritórios de advocacia contam, nos dias de hoje, com os mais diversos suportes tecnológicos que trazem para rotina do advogado maior simplicidade e flexibilidade.

O Certificado Digital é um documento eletrônico, ou seja, uma solução digital, que atende tanto advogados e escritórios de advocacia, a fim de realizar transações online. Essa ferramenta permite a troca virtual de documentos, de mensagens, dados, e principalmente a emissão de notas fiscais. Tudo isso com a vantagem de possuir um complexo de segurança que garante que cada ação seja efetuada de uma forma segura.  

Com o Certificado Digital o profissional tem acesso a inúmeros serviços disponibilizados na internet por órgãos públicos e pode, além de disso, assinar digitalmente documentos eletrônicos, dando-lhes validade e segurança jurídica. Tratando-se de um documento eletrônico, que valida as transações por meio da rede mundial de computadores, o Certificado possibilita que o causídico possa dar andamento a diversos processos sem a necessidade de locomoção.

O certificado digital para advogado é o do tipo E-CPF, que permite o peticionamento eletrônico, a assinatura digital, e outros. Já para pessoas jurídicas (escritórios de advocacia), o representante legal da sociedade deve adquirir o Certificado Digital do tipo e-CNPJ, que funciona como uma versão digital do CNPJ. E devido aos diferentes tipos de armazenamento, existe uma classificação, A1 e A3, que deve ser analisada na hora de fazer no momento da compra de um Certificado Digital.  

Com isso em mente ressaltamos algumas vantagens em obter tal diferencial em sua rotina de trabalho, estando entre elas:

  • Diminuição de burocracias
  • Maior agilidade  
  • Melhoria na mobilidade
  • Emissão de notas fiscais
  • Redução de custos
  • Maior segurança

Diminuição de burocracias  

O Certificado Digital para advogados têm a mesma validade da antiga identidade profissional emitida pela OAB, mas como a assinatura passa a ser digital e o processo agora é eletrônico.

Práticas processuais, que antes demandavam meses de tramitação no Poder Judiciário, levam menos tempo para serem analisadas e resolvidas, podendo ser até atendidas em poucos minutos depois do protocolo ter sido realizado.

Maior agilidade na prestação de serviços  

Não há mais espaço para profissionais que ainda possuem uma rotina burocrática, entulhados em papéis e pilhas e mais pilhas de processos. A possibilidade de acesso eletrônico prova que é preciso caminhar junto à tecnologia ou o especialista poderá perder espaço no mercado.

As ferramentas digitais permitem que as informações sejam lançadas no espaço digital de forma simples e rápida, mas além disso possibilita um acesso imediato de qualquer lugar. A informação passa a ser compartilhada e recebe atualizações em tempo real.  

O uso do Certificado Digital OAB representa maior agilidade na prestação de serviços e no próprio julgamento das causas. Enquanto processos de papel levam meses para serem resolvidos, por meios digitais a solução pode levar dias.  

Melhoria em questões de mobilidade  

Se antes o advogado precisava se locomover até os fóruns e cartórios carregando uma pilha de documentos e gastar horas em uma fila, agora essa realidade pode ser deixada para trás e é possível e consultar toda e qualquer informação por meio da tela de um computador, tablet ou smartphone.  

Para advogados, o Certificado Digital é móvel em sua natureza, o que facilita o dia a dia e possibilita realizar transações, assinaturas e resolver diferentes assuntos em poucos cliques. E o melhor: a qualquer hora e lugar.  

Emissão de Nota Fiscal

Na emissão notas fiscais eletrônicas é indispensável que se tenha um certificado digital ou software de controle financeiro. Isso ocorre para o reconhecimento da empresa diante dos órgãos públicos, sendo a emissão digital a melhor opção para automatização dessas notas.

Na Conta Azul, por exemplo, o software emissor de notas fiscais permite que todo o processo de emissão seja automatizado e centralizado em um só lugar. Além de promover a redução de custo de impressão, redução de custo de armazenagem de documentos fiscais e aumento de confiabilidade na Nota Fiscal.

Nesse caso o profissional jurídico deve contratar o Certificado digital A1, que é um arquivo digital que protege suas transações eletrônicas. Por rodar em nuvem, ele permite a emissão de notas fiscais de qualquer lugar. Funciona tanto para nota fiscal de serviço quanto para nota fiscal de produto.

Redução de custos  

Os custos de um processo judicial incluem a locomoção do advogado até pontos de autenticação e valores gastos com papel para emissão de documentos. Imagine o custo de ter que realizar, a cada processo, a autenticação em cartório dos documentos, validar o ajuizamento das ações, recursos, notificações e outros atos.   

A substituição do papel pelo documento digital representa maior agilidade na transmissão de peças processuais, além de gerar mais economia, dinamismo e rapidez.  

Segurança jurídica  

Os Certificados Digitais possuem um ótimo complexo de segurança. A tecnologia faz uso de criptografia, o que assegura o sigilo e a autenticidade das informações. No Certificado do tipo A3, é comum que, como opção de segurança, o sistema requeira sempre a digitação de uma senha, que quando digitada 3 vezes de forma incorreta leva ao bloqueio do Certificado.  

Ao lidar com dados de processos um escritório tem em mãos informações que exigem cuidados especiais de proteção. Para a segurança do advogado e dos clientes é necessário investir em uma ferramenta que oferece um bom complexo de segurança, e que possua algum tipo de controle de acesso -dessa forma apenas pessoas autorizadas podem acessar e visualizar as informações ali presentes.  

Com o Certificado Digital OAB os atos processuais podem correr sem presença física do advogado. O acesso via internet permite que sejam movimentados contratos, petições, pareceres e diversos outros documentos que fazem parte do cotidiano de um advogado e do escritório de advocacia. Dessa forma, a tecnologia aparece como um jeito de facilitar uma rotina já agitada, fazendo dispensável a locomoção até tribunais, fóruns e varas. Proporcionando, ainda, a economia de uma quantidade significativa de folhas de papel.

Conheça nossos serviços

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Produtores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais

Veja mais conteúdos:

Como abrir e manter uma microempresa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) garante que no Brasil seis em cada dez novos empreendimentos fecham suas portas antes mesmo de completar quatro anos de atividades. Os motivos são variados, mas todos convergem para um mesmo problema: má administração e falta de gestão financeira. Não basta abrir uma microempresa. É preciso mantê-la […]

Continuar Lendo…
O que abrir: Uma microempresa (ME), uma empresa de pequeno porte (EPP) ou uma microempresa individual (MEI)?

Todo empreendimento de sucesso começa sempre da mesma forma: a partir de uma boa ideia ou de uma oportunidade de negócio que aparece para o empreendedor. Mas é claro que esse sucesso também dependerá de muito trabalho, um pouco de sorte e da formalização correta para o negócio. Afinal, o que abrir: uma microempresa (ME), […]

Continuar Lendo…
As vantagens de ser um microempreendedor individual (MEI)

A atividade empreendedora é realizada de forma muito mais segura e apta a alcançar melhores resultados quando o negócio é formal. A informalidade é limitante, sobre isso não há dúvidas. Mais de dez milhões de brasileiros já aderiram ao MEI, formalizando seus negócios, emitindo nota fiscal e crescendo profissionalmente. Mas quais são as vantagens de […]

Continuar Lendo…