Como abrir empresa online

Esta é uma dúvida recorrente: como abrir empresa online? É possível? Até porque em pleno século XXI muitos empreendedores não se conformam em ter que assinar uma papelada para abrir uma empresa. Este, inclusive, é um tema que vem cada vez mais gerando discussões dentro dos governos para simplificar este processo. Mas já não é possível abrir uma empresa 100% através da Internet?

Neste artigo vamos te mostrar o que pode e o que não pode ser feito online até agora. Aqui você vai aprender:Quem cuida dos registros de empresas no Brasil

– Formas de assinar uma abertura de empresa

– Como funciona Brasil afora

– Depois da Junta Comercial…

– Conclusão

1. Quem cuida dos registros de empresas no Brasil

O órgão que cuida das aberturas, alterações e encerramentos de empresas no Brasil é o Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC). Deste órgão federal, sediado em Brasília, saem as normas que são aplicáveis por cada Junta Comercial do Estado. Cada estado brasileiro tem sua própria Junta Comercial, com escritórios espalhados por cidades-chave para que possa acolher os processos de registro de empresas. Embora as normas saem daquele órgão federal, as Juntas Comerciais têm liberdade para criar normas específicas para seu estado.

2. Formas de assinar uma abertura de empresa

Atualmente é possível assinar os processos de registro via certificado digital ou fisicamente. Para quem está habituado, por exemplo, com ferramentas como o Clicksign, talvez passe pela cabeça que dê para assinar como é feito nesta plataforma: você recebe um link do documento, lê, informa seu e-mail e recebe um token no seu telefone para confirmar, confirma e pronto. Infelizmente não é assim que funciona com os processos de registro de empresas. Provavelmente você não concorde muito com isso, eu também não, mas este meio não é permitido pelo governo. Talvez esse seja um passo importante para desburocratizar. Mas abrir uma empresa online talvez demore para ser algo muito fácil de ser feito porque existe sempre uma preocupação adicional com fraudes (e, cá entre nós, bem sabemos que no Brasil pode ser realmente complicado acreditar que os níveis de fraude não seriam absurdos). A assinatura com certificado digital requer que você adquira um certificado. E o procedimento de compra, invariável e inevitavelmente, é presencial, pois precisa ser feita uma validação onde é feita uma foto de quem está adquirindo o documento, são colhidas as digitais e, então, é feita uma validação e, aí sim, concedido o certificado digital, que pode ser em cartão, token ou em arquivo.

3. Como funciona Brasil afora

Em alguns estados já é possível abrir empresa online. É o caso do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, por exemplo. Nestes estados, você apenas precisa comprar um certificado digital e-CPF para cada sócio (a desvantagem é que só aceitam certificado A3 em cartão), seu contador faz o processo de abertura e envia para assinatura. Com o certificado digital assina o processo e ele tramita pela Junta Comercial. No Estado de São Paulo, por exemplo, também já é possível, mas os sistemas da JUCESP não ajudam muito, então é muito comum ser mais fácil e rápido fazer o processo offline a tentar fazer o processo online. Especialmente se você não estiver na capital do estado. Mas de qualquer forma, depois de pronto o processo, não é mais liberada via física, apenas uma versão online digitalizada é disponibilizada. Então, sabe aquele pedido recorrente de “cópia do contrato social”? Não existe mais! Agora existe apenas uma via online do documento.

4. Depois da Junta Comercial…

E nem falamos ainda da obtenção do CNPJ, da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal, não é mesmo? O CNPJ e a Inscrição Estadual, felizmente são obtidos junto com o processo da Junta Comercial e boa parte dos trâmites são feitos apenas pela Internet. Então abrir empresa online já é uma realidade na Receita Federal e na Secretaria de Fazendo do Estado. Mas em grande parte isto é possível apenas porque a Junta Comercial valida a documentação presencialmente ou com certificado digital.

Com relação às prefeituras… são 5.570 municípios em todo Brasil. Muitos municípios, inclusive muitos no interior do país, já permitem abrir uma Inscrição Municipal com boa parte do processo feito pela Internet, mas a esmagadora maioria ainda requer algum procedimento presencial, mesmo que parcialmente.

5. Conclusão

É evidente que este processo precisará passar por mudanças nos próximos anos e provavelmente isso acontecerá. No entanto, até o momento, abrir empresa online não é uma realidade 100% efetiva ainda. Precisamos evoluir um pouco mais ainda como povo e como país para conseguir desburocratizar este processo como esperamos.

É fato que já ficou bem mais fácil do que era no passado, mas ainda é necessário evoluir para que, em um futuro próximo, possamos fazer a abertura de uma empresa em alguns cliques. Você já deve ter percebido que a falta de sincronia entre os órgãos públicos provavelmente

é o que mais impede dos processos serem mais ágeis e completamente online. De qualquer modo, seu caminho mais seguro é contar com o conhecimentoe apoio de um profissional que vai te auxiliar em tudo isso.

Abra sua Empresa conosco, Clique aqui para saber mais!

Conheça nossos serviços

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Produtores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais

Veja mais conteúdos:

Como abrir e manter uma microempresa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) garante que no Brasil seis em cada dez novos empreendimentos fecham suas portas antes mesmo de completar quatro anos de atividades. Os motivos são variados, mas todos convergem para um mesmo problema: má administração e falta de gestão financeira. Não basta abrir uma microempresa. É preciso mantê-la […]

Continuar Lendo…
O que abrir: Uma microempresa (ME), uma empresa de pequeno porte (EPP) ou uma microempresa individual (MEI)?

Todo empreendimento de sucesso começa sempre da mesma forma: a partir de uma boa ideia ou de uma oportunidade de negócio que aparece para o empreendedor. Mas é claro que esse sucesso também dependerá de muito trabalho, um pouco de sorte e da formalização correta para o negócio. Afinal, o que abrir: uma microempresa (ME), […]

Continuar Lendo…
As vantagens de ser um microempreendedor individual (MEI)

A atividade empreendedora é realizada de forma muito mais segura e apta a alcançar melhores resultados quando o negócio é formal. A informalidade é limitante, sobre isso não há dúvidas. Mais de dez milhões de brasileiros já aderiram ao MEI, formalizando seus negócios, emitindo nota fiscal e crescendo profissionalmente. Mas quais são as vantagens de […]

Continuar Lendo…