Como abrir uma Empresa de Consultoria?

Abrir uma empresa de consultoria é uma excelente opção para profissionais qualificados que possuem uma ampla rede de contatos e pretendem investir no mercado.

A esse respeito, é fundamental destacar que, em momentos de crise, tal área ainda continua em crescimento, já que é uma ótima estratégia adotada por grande parte dos negócios que buscam contratar uma empresa de consultoria.

Nesse sentido, os principais objetivos da procura são solucionar os problemas mais complexos, reduzir os gastos e ainda modernizar o seu serviço para que seja possível posicioná-lo no mundo comercial.

Como abrir uma Empresa de Consultoria?

O que é uma empresa de consultoria?

Uma empresa de consultoria é uma atividade de prestação de serviços que um profissional da área busca atender às necessidades das empresas através de sugestões de melhoria.

Assim, por possuir um conhecimento estruturado acerca do espaço de atuação do cliente, o consultor é capaz de realizar relatórios e diagnósticos dos processos da empresa.

Nesse viés, o objetivo é identificar as necessidades reais da empresa e recomendar possíveis soluções para os mais determinados casos.

No entanto, é necessária uma estrutura organizacional definida e regulamentada para que a empresa de consultoria tenha a maior atenção do profissional e de sua respectiva empresa.

Sendo assim é possível realizar análises mais precisas e auxiliar o cliente de maneira mais assertiva!

Por essa razão, é importante compreender que esse profissional de uma empresa de consultoria precisa de uma base de conhecimento sólida e uma grande capacidade de análise crítica e de propor soluções, como também é necessário que esteja antenado às constantes inovações do mercado.

Como abrir uma Empresa de Consultoria?

Qual é a importância de contratar uma empresa de consultoria?

Com o dinamismo do mercado, a empresa de consultoria está tendo um maior destaque nas mais diversas áreas de atuação, já que auxilia no processo de abertura, na reformulação de ações e, principalmente, na modernização do serviço que ajudará a posicioná-lo no comércio.

Ademais, devido às rápidas inovações nos modelos de negócios, a maioria dos empresários não conseguem acompanhá-las e acaba perdendo grande parte de seus clientes.

Desse modo, a empresa de consultoria é responsável em organizar todas essas informações e ajudar o cliente a acompanhar as mudanças do mercado.

Com a vinda das inovações tecnológicas avançadas, a busca por empresas de consultoria teve um crescimento expressivo, uma vez que os empresários brasileiros não possuíam tanta experiência em adaptá-las em seus negócios.

Assim, o consultor tornou-se uma ferramenta de extrema importância para quem quer ter uma marca de sucesso!

A seguir, há mais alguns fatores que impulsionaram o mercado de empresas de consultoria no país:

·       Busca por inovações e conhecimentos que ampliem a visão da empresa no mercado global;

·   Criação de uma vantagem competitiva acerca de outras empresas;

·       Melhorias contínuas e assertivas na comunicação externa e interna da empresa;

·       Otimização de processos na empresa por meio da formulação de políticas de gestão organizacional e

·       Desenvolvimento do valor e da imagem da empresa.

Como abrir uma Empresa de Consultoria?

Tipos de empresa de consultoria

Com as constantes inovações no mercado global, as grandes empresas estão à procura de consultorias para ajudá-las a enfrentar os novos desafios propostos pelo dinamismo da economia.

Nesse sentido, uma empresa de consultoria contribui para a gestão dos processos internos e externos do negócio, além de proporcionar uma vasta modernização que pode desenvolver a imagem da empresa dentro do mercado global.

Além do mais, uma empresa de consultoria deve ser específica para que seja possível resolver determinadas questões de sua empresa e propor soluções ainda mais assertivas.

Por essa razão, houve o surgimento de várias consultorias especializadas em diversas áreas de atuação que são capazes de elaborar relatórios precisos e apontar caminhos alternativos para a resolução de algum problema complexo.

O que faz um consultor?

Um consultor é responsável em analisar demissões, contratações e condições laborais e até mesmo propor treinamentos essenciais aos funcionários da empresa.

Empresa de consultoria financeira e em gestão de riscos

Esse tipo de empresa de consultoria possui o objetivo de indicar e analisar as possíveis futuras ameaças que uma empresa enfrentará, oferecendo soluções ou até mesmo alternativas que evitam o determinado problema no futuro.

Assim, ao identificar um risco, o consultor irá propor medidas de prevenção para cada caso específico o que irá proporcionar uma maior proteção do desempenho da empresa e uma tomada de decisão mais assertiva.

Além do mais, uma consultoria especializada em finanças é uma das ferramentas mais importantes para empresas que pretendem se desenvolver de forma consolidada no mercado.

Com ela, sua empresa será mais estruturada e gerenciada, uma vez que terá um planejamento estratégico financeiro que irá contribuir para a formação de um negócio mais solidificado na economia global.

Como abrir uma Empresa de Consultoria?

Empresa de Consultoria em marketing e tecnologia de informação

Algumas vezes, um negócio não está tendo tanto sucesso, porque o seu produto ou serviço oferecido não está de acordo com a demanda do mercado atual.

Por essa razão, é necessário contratar uma empresa de consultoria em Marketing e Tecnologia de Informação que irá te ajudar a conquistar a fidelidade de seus clientes.

Ocorre que ela irá estudar o comportamento da economia global, apontando seus desejos e necessidades, elaborando um produto ou serviço que esteja adequado com o que a sociedade atual espera dele.

Com certeza, os clientes buscam por uma inovação, um diferencial que não se encontra em nenhuma outra marca! Portanto, atentar-se à demanda do mercado.

Empresa de consultoria em meio ambiente

Devido às constantes mudanças climáticas, a preocupação com o meio ambiente está cada vez mais presente nas discussões das empresas.

Aliás, é importante ressaltar que a valorização e a preservação do nosso ecossistema são ações bem vistas na sociedade, o que pode contribuir para a maneira como os seus clientes enxergam a sua marca.

Nesse sentido, a consultoria ambiental é capaz de realizar análises dos impactos das suas ações no meio ambiente, propondo ações específicas mais sustentáveis que tornam o seu processo produtivo mais racional e respeitoso com o planeta Terra.

A esse respeito, é possível demonstrar aos seus clientes que sua marca não está apenas preocupada com o agora, mas também com o futuro das próximas gerações.

Portanto, uma empresa de consultoria em meio ambiente é responsável em auxiliar os negócios a se tornarem aptos à sustentabilidade e ao equilíbrio ambiental.

Empresa de consultoria em meio ambiente

Empresa de consultoria em franquias

Um outro tipo de empresa de consultoria é a que está responsável pela área de franquias.

Nesse sentido, tal consultoria estratégica é capaz de auxiliar a empresa em desenvolver planos de ações futuros para que seu negócio seja cada vez mais produtivo.

Com ele, o consultor estará encarregado em procurar os pontos positivos e negativos da empresa, oferecendo soluções mais assertivas para que seja possível uma melhoria contínua no progresso do seu negócio.

Etapas para abrir uma empresa de consultoria

1) Escolha da atividade da empresa de consultoria

Apesar de ser besteira, é importante que você já tenha uma área de atuação definida antes de abrir uma empresa de consultoria, uma vez que isso irá ajudar na escolha da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Nesse sentido, a definição do CNAE é fundamental para que sua empresa já saiba quais serão as taxas de impostos e as contribuições para União, Estado e Município, dando assim transparência aos serviços oferecidos pelo seu negócio.

2) Localização e Estrutura

Outro fator importante para o desenvolvimento de uma empresa de consultoria é sua sede e seus fatores locacionais, uma vez que esse local é onde haverá as futuras reuniões da sua equipe e também onde haverá o atendimento de seus clientes.

No entanto, é válido ressaltar que, com as inovações tecnológicas, há empresas virtuais, isto é, não possuem uma existência física da empresa, apenas organizações virtuais.

Mas, isso não impede a necessidade de uma estrutura amplamente qualificada, já que o seu site será o “catálogo” da sua empresa.

Como citado anteriormente, é necessário atender aos fatores locacionais, visto que é fundamental escolher um local próximo a centros financeiros e também aos públicos-alvo, já que irá proporcionar uma maior facilidade de acesso.

3) Legalização da empresa de consultoria

Uma das etapas mais importantes para a construção de uma empresa de consultoria é a sua legalização, visto que é possível desfrutar dos benefícios oferecidos, tal como a obtenção de recursos aliado às instituições financeiras.

Ademais, uma consultoria regularizada possui menos risco de ser penalizada, assim, é possível, além de contratar e regularizar seus funcionários, vender e prestar serviços para instituições públicas quando há fiscalizações.

Então, atente-se às exigências legais que sua empresa de consultoria deverá ter e as mantenha sempre atualizadas.

4) Gestão do processo produtivo

É de extrema importância dar atenção na forma de organização dos processos de produção e entrega para os seus clientes, uma vez que é uma etapa em que poderá desenvolver a fidelidade da clientela e também a relação empresa-cliente.

A gestão da empresa de consultoria está relacionada ao desenvolvimento do contrato e da comunicação, diagnóstico das necessidades dos seus negócios e de seus clientes, a elaboração de planos estratégicos, execução e análises dos dados.

Além da formação de uma equipe especializada e de qualidade que possui um alto nível de experiência e responsabilidade!

Como abrir uma Empresa de Consultoria?

5) Tributação da empresa de consultoria

Vale ressaltar que a escolha de um regime tributário para sua empresa de consultoria é também importante. Algumas opções são o Lucro Real, Simples Nacional, Lucro Presumido ou até mesmo pessoas físicas especializadas.

Todavia, é válido salientar que cada tributação possui suas próprias características, por isso é importante contratar um contador para te auxiliar a escolher um regime que seja mais adequado à sua empresa.

Outro fator a ser levantado é que cada uma das tributações possui tarifas e regimes diferentes! Portanto, é fundamental contratar um contador para que ele auxilie na escolha daquele que seja mais adequado à realidade da sua empresa.

Como abrir uma Empresa de Consultoria?

6) Investimentos

Última etapa, mas não menos importante, é necessário a contratação de um profissional para que faça o cálculo do investimento de maneira mais assertiva possível.

A esse respeito, a empresa de consultoria terá alguns investimentos que serão indispensáveis para o seu funcionamento e o desenvolvimento.

Como por exemplo, é importante investir em um coworking, nos documentos e tributações, nas inovações tecnológicas, na contratação de profissionais especializados em cada área da empresa e também em funções básicas, tais como água, luz, internet e telefone.

Como abrir uma empresa de consultoria online?

Para abrir uma empresa de consultoria online, é necessário encontrar uma contabilidade digital especializada no segmento de consultoria, nós da Conta Junto somos uma contabilidade digital especializada em abertura de empresas de consultoria, além disso auxiliamos em todo processo burocrático, com atendimento humanizado.

Abra sua empresa conosco, sem sair de casa e com todo suporte possível, clique aqui e fale com nosso contador.

Ainda com dúvidas assista a este vídeo:

Veja mais artigos do nosso blog:

Como abrir uma Empresa de Consultoria?

Contabilidade para clínica veterinária

Saiba tudo sobre a contabilidade para clínica veterinária. Um dos setores que mais estão crescendo é o setor veterinário. Pois, assim como a saúde humana, a saúde de nossos amigos de 4 patas se tornou importante também. Por esse motivo, muitos estão abrindo clínicas veterinárias para prestar esse suporte aos animais.

Como abrir uma Empresa de Consultoria?

Contabilidade para social media: como funciona?

Já ouviu falar na contabilidade para social media? A profissão de social media está entre as que mais crescem no mercado de marketing digital. Apesar de ser uma área nova, ela já oferece salários bons, com uma maior liberdade de trabalho e de realização. Você aprenderá como funciona a contabilidade para esse tipo de profissional, quais os benefícios de uma assessoria contábil, o CNAE correto para o social media, e muito mais!

Como abrir uma Empresa de Consultoria?

Como abrir uma clínica odontológica

Para atuar como dentista, é necessário que o futuro profissional passe por algumas etapas. Uma delas diz respeito a informar-se sobre como abrir uma clínica odontológica. A seguir, separamos algumas dicas de como abrir uma clínica odontológica para que você possa decidir com mais facilidade se prefere, de fato, seguir o caminho do empreendedorismo.

Chamar no WhatsApp