Como abrir uma empresa e sobreviver ao início

Você sabia que 66% dos brasileiros querem saber como abrir uma empresa? Isso é o que apontou uma pesquisa da PayPal e MindMiners, divulgada pelo portal Startupi. É muita gente, não é mesmo? 61% das pessoas entrevistadas têm entre 18 e 24 anos.

Bom… neste cenário, está evidente que tem muito mais gente das novas gerações querendo empreender do que querendo trabalhar como funcionário de alguma empresa. Recentemente ouvi a mesma coisa durante uma entrevista do Romeo Busarello ao Lidercast, do Luciano Pires. O Romeo é diretor de marketing da Tecnisa e professor de MBA da ESPM e do Insper em São Paulo. Ele comentou que a maior parte dos alunos de MBA a quem ele leciona querem o mesmo: abrir o próprio negócio.

Mas como abrir uma empresa sem ter que passar por todos os problemas que muitas pessoas ao seu redor passaram? É muito comum ouvir relatos de pessoas que tiveram sérios problemas, dificuldades e todo o sonho de empreender se tornou um pesadelo. Então vem comigo que vou te mostrar algumas dicas importantes.

Empreender por necessidade X Planejamento

Em nosso país é comum que muitas pessoas abram seu primeiro negócio por pura necessidade. Mas nem sempre é assim. A mesma pesquisa da PayPal e MindMiners revelou que 66% das pessoas que querem empreender estão procurando mais liberdade e autonomia. E 51% das pessoas que já empreendem, segundo a pesquisa, o fizeram pelo mesmo motivo.

De um jeito ou de outro, você precisa fazer um planejamento, mesmo que básico, para saber qual caminho vai precisar trilhar. Uma ferramenta muito bacana para isto é o Canvas. Tem algum conteúdo legal na Internet, gratuitamente, que vai te ajudar a fazer o seu. A parte boa do planejamento é que não custa tão caro. Escreva, organize, enumere as atividades, deixe tudo mapeado. Quanto mais claro estiver seu planejamento, mais fácil será avançar com o plano depois.

Abrir a empresa é fácil?

O processo de obtenção dos cadastros e licenças da empresa não é a parte mais árdua. Conte com um Contador para lhe auxiliar e, se o seu caso requerer, procure um Advogado para elaborar um contrato social bem detalhado e com proteções extras ao patrimônio de cada sócio e à sociedade.

Em geral uma empresa é aberta nas seguintes repartições públicas:

– Junta Comercial

– Receita Federal

– Secretaria Estadual da Fazenda

– Secretaria Municipal da Fazenda

– Caixa Econômica Federal

– Previdência Social

Mas há exceções: profissões regulamentadas, como Advogados, Engenheiros, entre outros, requerem o registro também no Conselho Regional, ou na OAB, no caso dos Advogados. Há ainda, em alguns casos, a necessidade de registrar no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, e não na Junta Comercial do Estado.

Por que muitas empresas quebram logo no começo?

Vamos falar um pouquinho dos espinhos? Uma empresa não é feita só de flores, certo? Disso já sabemos! Mas o que é que traz os espinhos?

Em geral a falta do planejamento inicial e, mais do que isso, a falta da projeção correta de um fluxo de caixa, é que levam muitas pequenas empresas a quebrarem logo no começo. Quando o assunto é dinheiro, ou você tem, ou você cria ou você não tem. Tudo isso, claro, aliado à falta de conhecimento sobre como abrir uma empresa.

Conclusão

Agora que você já sabe o planejamento é importante, que existem algumas etapas a serem cumpridas para abrir sua empresa e até já sabe qual é o principal fator de quebra das empresas que nascem, é hora de evitar esta mortalidade colocando em prática estas dicas. Delegue o que puder, mas acompanhe. E dedique um tempo a montar um planejamento detalhado (mas não precisa ser uma enciclopédia).

Se você já tomou a decisão de abrir sua empresa, dê uma olhada nesse vídeo onde eu explico por onde você deve começar!

Conheça nossos serviços

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Produtores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais

Veja mais conteúdos:

Como abrir e manter uma microempresa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) garante que no Brasil seis em cada dez novos empreendimentos fecham suas portas antes mesmo de completar quatro anos de atividades. Os motivos são variados, mas todos convergem para um mesmo problema: má administração e falta de gestão financeira. Não basta abrir uma microempresa. É preciso mantê-la […]

Continuar Lendo…
O que abrir: Uma microempresa (ME), uma empresa de pequeno porte (EPP) ou uma microempresa individual (MEI)?

Todo empreendimento de sucesso começa sempre da mesma forma: a partir de uma boa ideia ou de uma oportunidade de negócio que aparece para o empreendedor. Mas é claro que esse sucesso também dependerá de muito trabalho, um pouco de sorte e da formalização correta para o negócio. Afinal, o que abrir: uma microempresa (ME), […]

Continuar Lendo…
As vantagens de ser um microempreendedor individual (MEI)

A atividade empreendedora é realizada de forma muito mais segura e apta a alcançar melhores resultados quando o negócio é formal. A informalidade é limitante, sobre isso não há dúvidas. Mais de dez milhões de brasileiros já aderiram ao MEI, formalizando seus negócios, emitindo nota fiscal e crescendo profissionalmente. Mas quais são as vantagens de […]

Continuar Lendo…