Como abrir uma empresa e sobreviver ao início

Como abrir uma empresa

Você sabia que 66% dos brasileiros querem saber como abrir uma empresa? Isso é o que apontou uma pesquisa da PayPal e MindMiners, divulgada pelo portal Startupi.

É muita gente, não é mesmo? 61% das pessoas entrevistadas têm entre 18 e 24 anos.

Bom… neste cenário, está evidente que tem muito mais gente das novas gerações querendo empreender do que querendo trabalhar como funcionário de alguma empresa.

Recentemente ouvi a mesma coisa durante uma entrevista do Romeo Busarello ao Lidercast, do Luciano Pires. O Romeo é diretor de marketing da Tecnisa e professor de MBA da ESPM e do Insper em São Paulo.

Ele comentou que a maior parte dos alunos de MBA a quem ele leciona querem o mesmo: abrir o próprio negócio.

Mas como abrir uma empresa sem ter que passar por todos os problemas que muitas pessoas ao seu redor passaram? É muito comum ouvir relatos de pessoas que tiveram sérios problemas, dificuldades e todo o sonho de empreender se tornou um pesadelo.

Então vem comigo que vou te mostrar algumas dicas importantes.

Empreender por necessidade X Planejamento

Em nosso país é comum que muitas pessoas abram seu primeiro negócio por pura necessidade. Mas nem sempre é assim.

A mesma pesquisa da PayPal e MindMiners revelou que 66% das pessoas que querem empreender estão procurando mais liberdade e autonomia. E 51% das pessoas que já empreendem, segundo a pesquisa, o fizeram pelo mesmo motivo.

De um jeito ou de outro, você precisa fazer um planejamento, mesmo que básico, para saber qual caminho vai precisar trilhar. Uma ferramenta muito bacana para isto é o Canvas.

Tem muito conteúdo legal na Internet, gratuitamente, que vai te ajudar a fazer o seu. A parte boa do planejamento é que não custa tão caro.

Escreva, organize, enumere as atividades, deixe tudo mapeado. Quanto mais claro estiver seu planejamento, mais fácil será avançar com o plano depois.

Planejamento necessário para abrir uma empresa

Abrir a empresa é fácil?

O processo de obtenção dos cadastros e licenças da empresa não é a parte mais árdua.

Conte com um Contador para lhe auxiliar e, se o seu caso requerer, procure um Advogado para elaborar um contrato social bem detalhado e com proteções extras ao patrimônio de cada sócio e à sociedade.

Em geral uma empresa é aberta nas seguintes repartições públicas:

– Junta Comercial

– Receita Federal

– Secretaria Estadual da Fazenda

– Secretaria Municipal da Fazenda

– Caixa Econômica Federal

– Previdência Social

Mas há exceções: profissões regulamentadas, como Advogados, Engenheiros, entre outros, requerem o registro também no Conselho Regional, ou na OAB, no caso dos Advogados.

Há ainda, em alguns casos, a necessidade de registrar no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, e não na Junta Comercial do Estado.

Por que muitas empresas quebram logo no começo?

Vamos falar um pouquinho dos espinhos? Uma empresa não é feita só de flores, certo? Disso já sabemos! Mas o que é que traz os espinhos?

Em geral a falta do planejamento inicial e, mais do que isso, a falta da projeção correta de um fluxo de caixa, é que levam muitas pequenas empresas a quebrarem logo no começo.

Quando o assunto é dinheiro, ou você tem, ou você cria ou você não tem. Tudo isso, claro, aliado à falta de conhecimento sobre como abrir uma empresa.

Conclusão

Agora que você já sabe o planejamento é importante, que existem algumas etapas a serem cumpridas para abrir sua empresa e até já sabe qual é o principal fator de quebra das empresas que nascem, é hora de evitar esta mortalidade colocando em prática estas dicas.

Delegue o que puder, mas acompanhe.

E dedique um tempo a montar um planejamento detalhado (mas não precisa ser uma enciclopédia).

Se você já tomou a decisão de abrir sua empresa, dê uma olhada nesse vídeo onde eu explico por onde você deve começar!

Conheça nossos serviços

Veja mais conteúdos: