6 Dicas para melhorar o seu escritório de advocacia

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil. Lidar com uma equipe de funcionários, clientes, prazos, um mercado de trabalho em constantes mudanças, entre outros, são apenas alguns dos desafios enfrentados por aqueles que decidem guiar o próprio negócio.

E aqui os profissionais jurídicos não estão fora do quadro, pois é muito comum que, após a aprovação no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), alguns advogados decidam abrir seu próprio escritório.  

Somado à isso tudo, ainda existe o quesito administração das finanças de uma empresa, que não é uma tarefa fácil. Nos escritórios de advocacia é muito comum que essa tarefa seja encarregada a um advogado, o grande problema é que nem todos os cursos de Direito oferecem uma boa base econômica e administrativa para a realização dessa função. 

Se você está enfrentando esse problema, dá só uma olhada nessa dica:

Aprenda como melhorar a gestão do seu tempo  

Os integrantes de um escritório de advocacia devem adotar práticas de desempenho que sejam vantajosas para a equipe e a rotina do local de trabalho, mas muitos encarregados não conseguem – e com justificativa – desempenhar essa função e garantir, ao mesmo tempo, que a atividade funcione com excelência.

Tais fatores não anulam o fato de que o fluxo financeiro do escritório, assim como de qualquer outra empresa, é um ponto de extrema importância em um escritório. O saldo do caixa não é só importante para o pagamento dos funcionários, mas também servir de parâmetro nos processos de tomada de decisões, para fazer com que o escritório cresça.

Para que os resultados obtidos nessa gestão financeira do escritório de advocacia sejam positivos algumas dicas podem ser seguidas, confira!

Dicas para melhorar o seu escritório de advocacia:

1.Defina metas

Se você tem um objetivo anote, programa-se e coloque em prática. Seja para montar um escritório de advocacia ou para desenvolver algum projeto dentro da sua empresa é preciso traçar metas.

Pesquise e calcule todo o investimento que será necessário e analise qual o melhor caminho para se seguir. É importante analisar o valor do investimento estimado para cada setor como: atendimento, marketing, RH, fundo de caixa e outros.

2. Acompanhe os resultados periodicamente

Para saber se o seu escritório de advocacia está trazendo o resultado esperado é preciso acompanhar sempre que possível. Defina prazos para mensurar os ganhos e analisar qual setor precisa de mais recurso ou onde os gastos precisam ser cortados, por exemplo.

Resumindo: De tempos em tempos é necessário conferir se o dinheiro está sendo investido de maneira coerente. Ah! Não se esqueça de mensurar os resultados para curto, médio e longo prazo.

3. Escute a voz da experiência  

Ter alguém graduado em um curso de finanças analisando as contas do escritório é uma medida que fará toda diferença no processo de controle financeiro. Alguém que entende do assunto, e se dedique unicamente aos assuntos financeiros do escritório é um diferencial que te permite destaque no mercado competitivo.

Só um especialista se atentará a detalhes que um profissional consegue ver, sabendo onde o escritório deve operar mudanças, e gerar melhorias. E, assim, os advogados da equipe podem se voltar às questões jurídicas.

4. Gerencie de perto suas despesas e gastos

Dentro de um escritório é importante saber exatamente em que os recursos estão sendo investidos e, claro, fazer o balanceamento de quanto dinheiro está entrando e de quanto está saindo. O objetivo de tal manobra é entender se no final do mês o seu escritório estará no vermelho ou não.

5. Invista em um software e otimize algumas tarefas

O software jurídico é atualmente uma das principais ferramentas utilizadas no escritório de advocacia para o auxílio e aperfeiçoamento na execução das tarefas diárias, sendo o setor financeiro um deles.  

Optar por um programa financeiro jurídico equipado com um auxiliar de gestão financeira é uma economia de tempo e dinheiro. Dessa forma afazeres como controle de honorários e despesas, organizar o fluxo de caixa, emitir faturas e outros são automatizados, e se tornam muito mais simples.

Diferenciais como esse garantem que obrigações como essa sejam otimizadas e tempo seja conquistado para investir no que realmente importa.

Além disso, uma boa dica é buscar por o melhor software jurídico que integra o controle das finanças com a organização das atividades da banca.

6. Tenha uma contabilidade especializada

Quando se busca por soluções que tem como principal objetivo o seu crescimento, a chance de sucesso é muito maior. Buscar uma contabilidade especializada para advogados faz toda a diferença no caminho para o sucesso financeiro do escritório de advocacia.

Planejamento tributário para redução de impostos, folha de pagamento dos advogados sócios, associados e estagiário, elaboração das Demonstrações Contábeis, são algumas das dificuldades de diversos gestores que passam a ser cuidadas pela contabilidade.

Ainda com dúvida de como uma contabilidade pode ajudar o seu escritório? Descubra aqui!

7. Crie um fundo de caixa

É normal épocas de recessão, seja por causa de uma crise econômica ou de fatores externos que contribuam para diminuir o ritmo de trabalho. Por isso, é indispensável contar com um fundo de caixa para que há contas continuem sendo pagas mesmo com menos dinheiro entrando no escritório.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Produtores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais

Veja mais conteúdos:

Por que o certificado digital é importante para sua empresa?

Com passar dos anos a dinâmica de trabalho da sociedade sofreu grandes alterações. A chegada da tecnologia redefiniu conceitos dentro do mercado de trabalho e, atualmente, as profissões apresentam uma relação de mutualismo com as ferramentas digitais, sendo cenário jurídico parte desse quadro. Os escritórios de advocacia contam, nos dias de hoje, com os mais […]

Continuar Lendo…
6 Dicas para melhorar o seu escritório de advocacia

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil. Lidar com uma equipe de funcionários, clientes, prazos, um mercado de trabalho em constantes mudanças, entre outros, são apenas alguns dos desafios enfrentados por aqueles que decidem guiar o próprio negócio. E aqui os profissionais jurídicos não estão fora do quadro, pois é muito comum que, após […]

Continuar Lendo…
Descubra como advogado pode captar clientes de maneira ética

Todo escritório de advocacia precisa saber como captar clientes de maneira ética e existem diversas maneiras de se conseguir isso e aqui você ficará por dentro de algumas delas. Confira a seguir: Crie sites profissionais, blogs e páginas na internet Quer obter mais clientes? Aposte na internet! Não existe qualquer infração em criar um site […]

Continuar Lendo…