Como educar seu time a sempre buscar soluções

Educar qualquer time é sempre um desafio. Há a dificuldade de fazer com que acertem na execução, a dificuldade de fazer com que se alinhem numa mesma direção, e até mesmo a dificuldade fazer com que se entendam e consigam se comunicar enter si de maneira eficiente.

O mesmo ocorre numa empresa. Mesmo quando temos um bom time, há inúmeras dificuldades que surgem em fazer o time alcançar bons resultados. Muitas vezes, temos a certeza de que contratamos boas pessoas, temos bons funcionários, um produto vencedor, mas ainda assim aquilo não consegue se converter em vendas e resultado.

Acabamos então perdidos, sem saber que direção tomar e com a famosa interrogação na cabeça: onde eu estou errando? Por isso, é sempre bom lembrar: a métrica mais relevante para toda e qualquer empresa é o número de vendas. De nada importa se você está feliz, se os seus funcionários são bons, se a sua empresa tem uma boa cultura, se nada disso se converte em venda. Acredite, sem as vendas, todos os aspectos positivos da sua empresa desmoronarão.

Uma equipe ideal é aquela que está sempre voltada para um único fator: a busca de soluções. Uma boa equipe está sempre focada em resolver as soluções daquela empresa, em conseguir driblar os obstáculos e alcançar os resultado almejados.

É muito comum vermos equipes com bons funcionários, mas que frequentemente desviam o foco e não conseguem se alinhar em direção aos objetivos da empresa. Equipes que se perdem nas informações e não conseguem executar o que é exigido, ou até mesmo equipes com pessoas tão boas que acabam por gerar uma rivalidade interminável e nada consegue sair do papel.

O líder e o exemplo

O primeiro ponto a notar para criar uma cultura de busca de soluções (Se você não sabe o que é a cultura de uma empresa, poderá ver clicando aqui) é o fato de que toda equipe faz o que o líder sanciona, isto é, o que o líder mostra como exemplo.

Se você quer criar uma equipe que está sempre motivada somente em encontrar soluções para alcançar os objetivos almejados, é importante que você seja o primeiro a se comprometer com isso. Infelizmente, é muito comum encontrarmos equipes que não conseguem realizar tarefas porque os líderes são os primeiros a atrapalhá-los.

Portanto, comprometa-se em mostrar que você não atrapalhará o caminho da sua equipe. Mostre que você não está interessado em desavenças, falatórios ou qualquer outro tipo de distração. Mostre que você está interessado exclusivamente em alcançar as metas e saber o que fazer para alcançá-las.

Fomente uma cultura de reciprocidade e honestidade

Com isso, quero dizer algo simples: fomente uma cultura na qual as pessoas abordam e lidam com os próprios problemas. Um dos principais obstáculos de toda empresa é as desavenças desnecessárias geradas no ambiente de trabalho. Se sua empresa é uma dessas em que os funcionários estão sempre acostumados com o disse-me-disse, você deve trabalhar para resolver isso imediatamente.

Educar um time para buscar soluções significa educar um time capaz de resolver seus problemas internos sem maiores conflitos. Se alguém discorda do que um outro funcionário está fazendo, então é importante que essa pessoa vá até ela e expresse sua opinião. Tudo isso sem ofendê-la, é claro. O medo que as pessoas têm de expressar suas opiniões e discordar umas das outras faz com que se crie um ambiente em que todos se expressam de maneira forçada e sem qualquer tipo de honestidade. É aí que instaura o disse-me-disse.

Lembre-se que o quanto antes sua equipe conseguir lidar com seus próprios problemas, mais rápido poderá retornar a se concentrar no objetivo final. Por isso, fomentar uma cultura de feedback honesto e recíproco entre seus funcionários faz com que a capacidade de comunicação da sua equipe melhore. E quanto melhor a capacidade de comunicação da sua equipe, mais ela conseguirá agir em função dos objetivos da empresa.

Gostou deste texto e busca uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e entre em contato conosco!

Chamar no WhatsApp