Como entender melhor o seu cliente

           Uma das grandes dificuldades de toda empresa é entender melhor o seu cliente. Você pode até entender do seu produto, produzir algo bom e de preço justo, mas sempre dependerá de conseguir se comunicar com o cliente de uma maneira eficiente. E se comunicar de forma eficiente depende de entender bem as dores e necessidades das pessoas.

            Entender bem o seu cliente significa entender o que ele precisa, qual a dor que o leva a buscar um determinado produto e que tipo de solução ele espera encontrar com aquele produto. Somente após compreender esses fatores é possível elaborar uma mensagem de vendas eficiente, capaz de se comunicar com a dor da sua clientela e oferecer algo como solução.

            Por isso, nesse texto trouxemos uma série de dicas e ações que você pode tomar para entender melhor o  seu cliente:

Pesquisas de opinião

Muitos empresários e marketeiros quebram cabeça tentando entender todas as dores e necessidades do cliente, mas ignoram o fato de que muitas dessas dúvidas poderiam ser resolvidas com algumas pesquisas de opinião bem elaboradas. Por isso, se você está perdido e sequer sabe por onde começar a entender melhor o seu cliente, peça a opinião deles, procure saber o que acham do seu produto, o que gostariam de melhorar na sua empresa e quais mudanças eles esperam encontrar. Você pode até oferecer algo em troca por cada opinião recebida.

            Jamais subestime o quanto seu cliente está disposto a falar para você. Se alguém já consome seu produto e está envolvido com sua marca, ele certamente estará disposto a oferecer algum feedback. Isso pode lhe poupar rios de dinheiro gastos em comunicação, consultorias e outros serviços que buscam oferecer uma imagem geral da clientela a partir de ações que você mesmo poderia realizar.

Sorteios e colaborações

Um outro recurso que pode ser utilizado por você são os sorteios e as colaborações. Você poderá sortear seus produtos com os clientes e buscar colaborações com outros tipos de serviços. Por exemplo, poderá sortear uma massagem grátis, uma torta, ou qualquer outra coisa. O importante é que, ao fazer isto, você entenderá alargar um pouco mais sua compreensão sobre os interesses daquela clientela. Entenderá que tipo de serviço preferem e se empolgam. Informações desse tipo podem ser muito importantes para que você possa manter o interesse constante pela sua marca.

Comunicação com concorrentes

Um terceiro recurso ignorado por muitos, mas que pode ajudar bastante é simplesmente buscar seus concorrentes e conversar com eles sobre as estratégias que funcionam e as que não funcionam na empresa deles. Alguns de seus concorrentes podem ser gentis o suficientes para compartilhar esse tipo de informação. Note que discutir sobre essas coisas não é útil somente para você, mas também para eles.

            Algumas pessoas também buscam grupos de compartilhamento entre empresários de um mesmo ramo para que possam trocar experiências e se ajudar mutuamente a crescer. Esse tipo de grupo pode ser uma boa opção para você receber mais feedback sobre o seu negócio. Os conselhos de um empresário mais velho do seu ramo pode ser muito valioso para a sua empresa, pois virá de alguém que certamente viveu muitos dos problemas que você enfrenta…

Presença nas redes sociais

Um último recurso simples e barato é utilizar a presença nas redes sociais para conduzir diversos tipos de pesquisa sobre a sua clientela. Em ferramentas como o Instagram, você pode utilizar recursos como caixinha de perguntas, pesquisas de opinião e outras estimativas, para poder testar a receptividade do seu público a um determinado produto ou serviço.

           Os maiores players do Instagram utilizam os seus recursos como forma de melhor entender a sua audiência, de modo a preparar produtos específicos para as maiores dores e necessidades daquele grupo. Quando bem utilizada, a ferramenta é uma máquina de fazer dinheiro para toda empresa que sabe como explorar e depurar as informações compartilhadas pela audiência.

            De um modo geral, entender melhor o seu cliente depende de estar mais próximo e mais disponível para ele. Somente a partir disso você poderá criar uma relação um pouco mais profunda e poder entender suas preocupações e necessidades. Poderá saber que tipo de produto aquele cliente busca e a melhor forma de ajudá-lo.

Veja mais artigos do nosso blog

Saiba como ser um bom administrador

Saber como administrar uma empresa não é tarefa fácil. Todo administrador de um negócio deve estar sempre preocupado com o andamento da empresa, com o que fazer para melhorar e obter ainda mais resultados. Quando os resultados não chegam, há sempre um processo de auto-culpa que apenas coloca dificuldades na mentalidade do administrador e causa […]

Continuar Lendo…
Aprenda a gerar vendas recorrentes para sua loja

Para fazer vendas recorrentes, contudo, não é necessário que você tenha um serviço de assinaturas. Há diversas formas de assegurar vendas recorrentes utilizando de algumas estratégias para fazer com que o seu cliente retorne a sua loja diversas vezes e por diferentes motivos. Sabe aquela estratégia do mecânico que oferece uma manutenção e troca de óleo por um valor baixo, mas quando você faz o serviço, ele dá uma olhada no seu carro e fala: “olha, já que nós fizemos a manutenção, seria importante também a gente trocar uma peça X ou Y”. Ali, pode até ser que o mecânico não saiba, mas ele acaba de criar uma pequena recorrência.

Continuar Lendo…
Como preparar sua empresa para os momentos difíceis

Jamais subestime os momentos de dificuldade que acontecerão para a sua empresa. É irresponsável tratar qualquer coisa na vida como se tudo fosse sempre dar certo, como se os tempos ruins jamais possam acontecer. Bons empresários são aqueles que sabem que a maré pode mudar, sabem que os tempos ruins podem chegar, e fazem o máximo para se preparar para eles.

Continuar Lendo…

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Produtores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais