Como evitar o stress e o cansaço: 10 dicas para empreendedores

O cansaço e o stress são os grandes vilões da vida de qualquer empresário. Isso acontece em razão das longas jornadas de trabalho e do incessante foco em produzir mais e crescer mais.

Como dizem: empresário não tem hora pra sair nem pra entrar. Não há um expediente a cumprir e tudo depende de suas decisões para acontecer. O resultado disso é o cansaço constante e a sensação de esgotamento interminável.

Para evitar tudo isso, segue a leitura que falaremos de 10 dicas para driblar o stress e o cansaço do dia-a-dia de um empresário.

Dicas para lidar com stress

1Lembre-se que descansar faz parte de ser produtivo

Sim! Produzir não é só trabalhar e trabalhar. Sem descanso, suas decisões se tornam ruins, sua performance diminui, e você não consegue produzir. Portanto, aceite que o descanso deve fazer parte do seu ritual de trabalho.

2 – Tenha momentos de descanso durante o dia

Encontre pequenas janelas de descanso durante o dia. Sabia que cochilos de 15 minutos podem fazer toda diferença para recuperar o seu nível de energia e concentração.

3 – Reserve o lazer da semana

Dedique um tempo da sua semana a alguma forma de lazer. De preferência, algo que recarregue suas energias. Se você recarrega suas energias quando está com a família na praia, faça isso uma vez por semana, nem que seja apenas por uma hora ou duas.

Isso fará toda diferença para sua semana. É importante ter pequenos rituais que encerram sua semana e o preparam para iniciar outra. Evite também atividades que drenam ainda mais suas energias.

Se você é daqueles que prefere beber com os amigos e ir a festas nos finais de semana, comece a rever se não está gastando ainda mais sua energia e, portanto, afetando sua produtividade durante a semana.

4 – Tenha momentos de lazer com a própria equipe

Se você está cansado, sua equipe está cansada. Planeje pequenos momentos de lazer com a equipe. Nem que seja uma tarde de coffee-break, ou almoços juntos. Isso fará toda diferença para eles, e eles também recarregarão as energias para enfrentar novamente as demandas do trabalho.

5 – Aprenda a se desligar do trabalho

Sim. Aprenda a se desligar do trabalho. Determine pequenos momentos em que você não irá pensar ou fazer qualquer atividade ligada ao trabalho. De preferência, estas horas devem ser pouco antes de dormir. Assim você garantirá uma maior qualidade de sono.

6 – Pratique esportes

Esportes fazem toda a diferença em melhorar os seus níveis de energia. Você se sentirá mais disposto e relaxado para enfrentar os dias de trabalho. Não enxergue o esporte como algo que drenará ainda mais suas energias, mas como o exato oposto, como uma atividade que irá melhorar o seu desempenho e disposição.

praticar esportes alivia o stress?

7 – Utilize números distintos para trabalho e pessoal

Tenha um número pessoal e um número profissional. Faça sempre o esforço de separar o pessoal do profissional. Em todas as esferas.

8 – Cultive um hobby

Cultive um hobby, qualquer que seja. Depois procure dedicar-se a ele semanalmente ou diariamente. Nem que sejam poucas horas. Isso o ajudará a se desligar do trabalho e conseguir encontrar momentos de relaxamento.

9 – Cuide da sua alimentação

Stress e cansaço vem sempre junto de uma má alimentação. Alimento é combustível, e se você se alimenta mal, seu corpo reagirá mal. Já há inúmeras demandas no seu dia a dia, e se você ainda sobrecarregar o seu corpo com alimentos ruins, tudo se tornará ainda mais difícil.

Apesar de ser um clichê sempre repetido por nutricionistas, é uma verdade fundamental: a combinação boa alimentação + prática de esportes faz uma diferença gigante no nível de stress de qualquer pessoa.

10 – Cuide do seu sono

O sono é a nossa forma principal de carregar as energias.  Portanto, cuide do seu sono. Há inúmeras formas de fazer isso. Em geral, evite telas antes de dormir, cuide da sua alimentação, pratique esportes, invista em um ambiente aconchegante para dormir, enfim… Procure sempre melhorar a qualidade geral do seu sono. Isso fará toda a diferença no seu dia.

Ter um bom sono alivia o stress?

Para saber mais formas de como lidar com o stress, assista a este vídeo:

Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria para aumentar o desempenho da sua empresa? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

YouTuber iniciante? Confira 6 dicas para crescer o seu canal

Trabalhar com o YouTube se tornou uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos. O que antes era uma profissão buscada apenas por jovens e adolescentes, virou uma profissão e carreira almejada por pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, neste post separamos seis dicas para crescer o seu canal e ajudar na profissionalização desse tipo de atividade. Segue a leitura:

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp