Como ganhar espaço em um mercado competitivo

Toda empresa iniciante vive sempre uma dificuldade comum: como lidar com a competição? Como ganhar espaço em um mercado competitivo?

Essas nunca são perguntas fáceis. Todo empreendedor iniciante já se sentiu completamente impotente diante dos outros gigantes do mercado. É uma sensação chata, que nos desestimula, nos faz hesitar e pensar que é melhor abandonar o navio, fazer outra coisa qualquer da vida.

Preparamos este texto para que você possa ter esperança diante desses cenários e saber o que fazer para posicionar sua empresa mesmo diante daquelas que já estão há um tempo maior no mercado. Você vai perceber que tudo é produto muito mais da sua fantasia do que do mundo real mesmo. Segue a leitura para conferir nossas dicas!

1 – Encontre a sua vantagem competitiva

Antes de tudo, é necessário ter em mente que há lugar para todos. Para a Nike e para a Adidas. Para a Netflix e para a Amazon Prime. Mesmo quando achamos que o nosso produto não tem valor diante da concorrência, geralmente é apenas um erro de julgamento.

É o cliente quem decide o que irá comprar. Nunca você. Por mais que você pense em mil razões e cenários, é impossível adivinhar o que se passa na cabeça do cliente. Por isso, deixe a decisão para o cliente e simplesmente faça o seu produto.

Em um mercado competitivo, sua empresa precisará desenvolver uma vantagem competitiva em relação ao que já há disponível no mercado. Acredite, sempre há algo que pode ser melhorado. Mesmo que exista a Nike e a Adidas, ainda assim haverá algo de novo e diferente a ser oferecido no mercado de calçados.

(Para saber mais sobre o que fazer para definir a vantagem competitiva de uma empresa, confira aqui: 5 passos simples para desenvolver a vantagem competitiva da sua empresa e para entender os pilares principais de qualquer planejamento estratégico, confira aqui: Os 3 pilares para definir o posicionamento estratégico de uma empresa)

Para desenvolver sua vantagem competitiva, há algumas perguntas que podem lhe ajudar, como:

O que ainda falta nos melhores produtos disponíveis no mercado em que atuo?

– Como melhorar esses produtos?

– Que tipo de diferencial consigo oferecer nos meus produtos com os recursos que tenho disponível?

Além de encontrar a vantagem competitiva da sua empresa, você ainda terá que fazer o seguinte:

2 – Encontre o seu público

Defina bem qual público você pretende atingir dentro daquele mercado. Sim, há lugar para sua empresa, mas não por isso você deve comprar briga diretamente com as grandes do mercado.

Portanto, procure entender bem qual é o seu público e qual a persona de quem compra os seus produtos.

Qual a faixa etária? Qual a faixa salarial? Qual a expectativa sobre os meus produtos?

Você deve pensar nessas perguntas para entender melhor a quem você vende e por quais razões as pessoas compram.

mercado competitivo

3 – Encontre a personalidade da sua marca

Outro ponto importante para conseguir ganhar espaço em um mercado competitivo é conseguir definir a personalidade da sua marca. Você deve encontrar as características que comunicam tudo aquilo que você gostaria de projetar através da sua empresa.

É na personalidade que uma empresa expressa seus valores e seus atributos principais para os clientes. Toda empresa deve ter seu posicionamento claro e bem definido. Do contrário, será igual as outras e não conseguirá ganhar atenção do cliente.

Algumas perguntas importantes para que podem orientá-lo na hora de desenvolver a personalidade da sua marca:

– Que tipo de linguagem devo utilizar?

– Que tipo de personalidade pretendo expressar com a minha marca?

– Que tipo de características gostaria de expressar com o meu negócio? Gostaria de expressar seriedade, diversão, ou quais outras características?

Através dessas perguntas seu negócio ganhará uma personalidade própria. E somente com uma personalidade própria sua empresa conquistará algum espaço diante de qualquer competitividade.

As pessoas não querem que você reinvente a roda, mas querem apenas que você tenha uma personalidade própria, capaz de atraí-las e marcá-las com o seu trabalho.

Gostou deste texto e procura uma assessoria contábil para o seu negócio? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas: