Como melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa

Não é novidade afirmar que o atendimento ao cliente é um dos setores mais importantes de uma empresa. Ainda que sua empresa tenha um produto de altíssima qualidade e preço, e que consiga ser eficiente em todos outros setores, basta uma equipe ruim de vendas para que tudo desmorone. Contudo, esse é um dos setores ainda muito ignorados por muitas empresas e gestores.

Todos nós conseguimos lembrar e apontar as inúmeras vezes em que entramos em alguma loja e fomos mal atendidos, as inúmeras vezes em que tivemos de lidar com um vendedor completamente indisposto a nos atender, ou com um atendente sem paciência para  esclarecer nossas dúvidas sobre um determinado produto ou serviço.

Melhorar o atendimento ao cliente de uma empresa significa, pelo menos, melhorar as possibilidades de comunicação entre a empresa e o cliente. Se você não sabe como melhorar os canais de comunicação da sua empresa, clique aqui e confira algumas dicas.

É importante ressaltar que qualquer problema na área de atendimento ao cliente não é um problema logístico, de produção, ou até mesmo de gestão. Um problema desse tipo é, antes de tudo, um problema de treinamento, de encontrar pessoas qualificadas para atender o cliente no processo de vendas e na recepção de suas dúvidas e necessidades.

Engana-se quem acredita que basta colocar alguém que é “bom com pessoas” para se comunicar com o cliente. Também são necessários treinos muito específicos para capacitar alguém a desempenhar tais funções. Confere, então, três passos para tornar o atendimento ao cliente uma qualidade da sua empresa.

Escolher os funcionários corretos

O primeiro passo para melhorar o atendimento ao cliente em uma empresa é escolher os funcionários e as pessoas corretas para desempenhar aquela função. É muito importante que todas as pessoas que lidam diretamente com o cliente tenham algum treinamento prévio sobre como deve ser cada interação.

Escolher pessoas sem algum conhecimento ou treinamento prévio de como lidar e abordar clientes pode ser algo muito desastroso. O menor deslize de um funcionário sem treinamento pode trazer grandes problemas para sua empresa, como processos judiciais, reclamações e uma má reputação. Por isso, é essencial que se tenha muita atenção com todos os funcionários que lidam e interagem com o seu cliente diariamente.

Construir um roteiro de vendas

O segundo passo essencial para melhorar todo o atendimento ao cliente de sua empresa é construir um roteiro de vendas para sua equipe. Um roteiro de vendas é o mínimo de treinamento que toda equipe de vendas deve possuir antes de iniciar todo o processo de interação com o público.

A partir do roteiro, seus funcionários saberão como abordar o cliente, quais tópicos evitar tratar, que tipo de interação é permitida, dentre outras coisas. Muitos gestores acreditam que ter um roteiro significa engessar a comunicação dos funcionários. Porém, isso é falso. Com um roteiro bem montado em mãos, seus funcionários se sentirão mais seguros para lidar com os clientes e saber como tratá-los.

Construir um roteiro de atendimento

Para continuar o processo de melhoria do setor de atendimento ao cliente, depois de orientar sua equipe de vendas, você deverá orientar o seu setor de atendimento ligado a dúvidas e reclamações. Nesse caso, a solução é semelhante a anterior. Novamente, você precisará construir um roteiro de atendimento.

A partir desse roteiro, seus funcionários saberão que tipo de situações eles deverão esperar, saberão como resolvê-las e como tratar o cliente da melhor maneira possível.  Atender mal e ignorar as dúvidas e preocupações do seu cliente pode ser algo danoso para a sua empresa. É necessário que cada momento de interação entre sua equipe e o público seja milimetricamente treinado não apenas para evitar problemas, mas sobretudo para alavancar suas vendas e gerar uma bota reputação da sua empresa. Por isso, toda cautela e atenção com toda pessoa que lida diretamente com o cliente é algo precioso para sua empresa.

De maneira resumida, estes são os três passos para melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa:

            1 – Escolher pessoas qualificadas para essa função;

            2- Construir um roteiro de vendas;

            3 -Construir um roteiro de atendimento.

Gostou deste texto e precisa de uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Como melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa

Quais colaboradores selecionar para um treinamento?

Falamos especificamente de como investir em treinamento de uma maneira inteligente, em que se utiliza pouco para retirar o máximo de proveito daquele investimento. Mesmo assim, ainda há uma dúvida natural que vocês podem estar se perguntando: Como escolher o colaborador correto para um treinamento? Quais indicativos devo prestar atenção? Por isso, neste artigo comentaremos alguns indicativos fundamentais para que você saiba exatamente qual colaborador selecionar para um treinamento, além de saber que tipo de treinamento deve ser utilizado.

Como melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa

5 passos para melhorar o fluxo de caixa da empresa

O fluxo de caixa diz respeito a todo valor movimentado no caixa de uma empresa durante um determinado período de tempo. A saúde financeira de uma empresa depende diretamente de um controle adequado do fluxo de caixa. o bem ou mal. Além disso, torna-se difícil fazer projeções, elaborar metas e conseguir colocar o seu negócio nos eixos.

Como melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa

4 passos para profissionalizar o seu canal do YouTube

De repente seu canal do YouTube está indo bem e você não sabe exatamente quais são os próximos passos a serem tomados? Essa é uma dificuldade muito comum entre youtubers. tomar alguns passos decisivos para continuar crescendo. Por isso, resolvemos separar 4 passos para melhorar a qualidade e conseguir profissionalizar o seu canal do YouTube:

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp