5 passos para melhorar o fluxo de caixa da empresa

Como melhorar o fluxo de caixa

Todo empresário que está no começo de um negócio sempre tem dúvidas de como melhorar o fluxo de caixa e de como deve ter o controle do mesmo.

O fluxo de caixa diz respeito a todo valor movimentado no caixa de uma empresa durante um determinado período de tempo. A saúde financeira de uma empresa depende diretamente de um controle adequado do fluxo de caixa.

Sem qualquer controle ou consciência do que está acontecendo com o dinheiro que entra e sai do seu negócio, é impossível saber se ele está indo bem ou mal. Além disso, torna-se difícil fazer projeções, elaborar metas e conseguir colocar o seu negócio nos eixos.

Por isso, separamos 5 passos simples para melhorar o fluxo de caixa da sua empresa e mantê-lo sempre organizado, ideal para o crescimento do seu negócio. Vamos lá!

1 – Fique de olho nas entradas e saídas diariamente

Se você tem uma empresa, há algo que jamais deve deixar de ser feito: controlar as entradas e saídas do caixa diariamente. Esse é o primeiro passo essencial para pelo menos começar a melhorar o fluxo de caixa de um negócio.

Sem o controle diário de entradas e saídas, sequer há uma contabilidade do seu negócio. Ele estará apenas navegando em águas escuras. Nós sabemos que fazer isso todos os dias pode até tomar tempo, mas não há desculpa.

Se você não consegue encontrar tempo para fazê-lo, contrate alguém para a função. Pode ter certeza de que o benefício irá compensar o valor investido.

2 – Faça um balanço de caixa diário

Além de controlar as entradas e saídas, procure também fazer um balanço de caixa diariamente. Por balanço, queremos dizer apenas um levantamento do lucro apurado daquele dia. Neste caso, se você não tiver tempo diariamente, procure fazer ao menos a cada semana, ou até mesmo a cada mês.

O objetivo de fazer balanços de caixa é poder fazer projeções de lucro para os meses seguintes. Com isso, sua empresa terá uma base de valores para elaborar metas e saber o quanto deve vender.

3 – Anote todas as contas a pagar

Sim, tenha sempre anotado todas as contas futuras e os seus vencimentos.

Isso evitará erros de esquecimento, em que acabamos gastando um valor que não deveríamos e acabamos sem atrasando o pagamento de dívidas.

4 – Anote os valores a receber

Anote também os valores que você ainda tem para receber. Isso é algo essencial para prestadores de serviço. Tenha um caderno específico só para isso.

Depois, anote os nomes, valores e expectativa de pagamento de cada cliente. Infelizmente, é muito comum perdermos dinheiro porque esquecemos de clientes devedores.

5 – Contrate uma assessoria financeira

Pode não ser agora ou só no futuro. Porém, prepare sua empresa para contratar uma assessoria financeira. O ideal é que você contrate um contador para auxiliá-lo em decisões sobre pagamento de impostos e outras decisões financeiras importantes para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Uma assessoria financeira é um passo essencial para que você não precise se preocupar com decisões que serão assessoradas por alguém com muito mais experiência que você. Isso lhe dará muito mais liberdade para se dedicar inteiramente à captação de clientes e outros fatores importantes de uma empresa.

(Quer saber mais sobre quando contratar uma empresa? Veja aqui: Saiba quando contratar um contador para a sua empresa)

Como melhorar o fluxo de caixa

Conclusão

Para que você possa relembrar cada passo do que dissemos:

1 – Faça o controle diário de saídas e entradas,

2 – Faça um balanço de caixa semanal ou mensal,

3 – Tenha um controle das contas a pagar,

4 – Tenha um controle dos valores a receber,

5 – Contrate uma consultoria financeira.

Gostou deste texto e procura uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas e eleve seu negócio ao próximo nível; se tiver uma dúvida pontual, sinta-se à vontade para comentar no YouTube. No WhatsApp, focamos em fechamento de negócios e consultorias personalizadas.