Saiba quando contratar um contador para a sua empresa

contador

A saída da informalidade representa um passo importante para todo dono de negócio. Para muitos, a formalização da empresa é a realização de um sonho e de uma árdua jornada em busca de conquistas. Porém, na medida em que um negócio cresce, também crescem suas necessidades e preocupações. Durante todo esse processo, há sempre a dúvida de saber quando procurar um contador para a empresa.

O crescimento de toda empresa demanda mais atenção com o fluxo de dinheiro, com os clientes, com os funcionários, e tudo o que a compõe. Os problemas da empresa também se tornam maiores porque agora há demandas fiscais, impostos, e outras responsabilidades.

Se sua empresa cresce, acredite, também cresce a possibilidade de errar. Seus erros agora podem ser bem maiores. Uma pequena negligência com os impostos ou com suas responsabilidades de pagamento, e você estará enfrentando dores de cabeça intermináveis. Por isso, é um erro acreditar que se há mais dinheiro na sua empresa, então há mais dinheiro para gastar e aproveitar. Na verdade, há mais dinheiro para investir e fazer o máximo para proteger sua empresa de eventuais problemas.

De um modo geral, quando sua empresa cresce e você começa a enxergar o dinheiro, essa é a hora correta de contratar um contador. O quanto antes você puder consultar ou contratar um contador, melhor. O quanto antes você tiver esse auxílio, poderá iniciar a gestão da sua empresa da maneira correta. E, mais ainda, o quanto antes você faz as coisas da maneira correta, mais problemas evitará no futuro.

O erro comum de todo empresário é protelar a contratação de um contador. Muitos acreditam que o melhor é economizar gastos e não ter outro funcionário, ou que é mais fácil “lidar com os impostos depois, quando tiver mais tempo”.

O problema, contudo, é que os impostos e as responsabilidades fiscais não sabem esperar. Eles não contam somente a partir do momento em que você “teve tempo e disposição” para lidar com eles. Atrasá-los e negligenciá-los pode fazer com que os problemas se tornem muito maiores.

Por isso, não ignore os sinais de que chegou o momento de contratar um contador para sua empresa. Confere alguns indicativos importantes de que sua empresa já está nesta fase:

Crescimento do fluxo de caixa

Como dito anteriormente, se você começa a enxergar dinheiro, isso significa que já chegou a hora de buscar um contador para sua empresa.

Crescimento do número de produtos e serviços

Se o crescimento da sua empresa vem acompanhado de uma diversificação do número de produtos e serviços, então isso também pode ser um indicativo de que chegou a hora de buscar um contador. O motivo para isso é poder conter com o auxílio de alguém que o ajudará na formulação dos preços, do balanço de caixa, e de outros serviços que serão necessários nesse momento de expansão.

Manutenção das responsabilidades fiscais

O crescimento da sua empresa pode demandar um número maior de funcionários, uma melhor gestão das finanças da sua empresa, ou simplesmente uma mudança nas suas responsabilidades tributárias. Todos esses fatores indicam, de maneira geral, que chegou o momento de contratar um contador para sua empresa.

Formalização e manutenção de acordos de sociedade

Com isso, não quero dizer, é claro, que o contador poderá exercer a função de um advogado. Apenas quero dizer a presença de um contador é essencial no processo de formalização de um acordo de sociedade, sobretudo no que diz respeito a como os bens e as fianças da empresa serão geridas.

Aumento no número de funcionários

Já foi dito, mas vale ressaltar. Se sua empresa demanda um maior número de funcionários, pode ser que ela tenha que mudar seu regime fiscal. Nesses casos, você também necessitará da presença de um contador.

A atenção com esses fatores com certeza contribuirá para que você tenha uma maior consciência de que chegou o momento de contratar um contador para sua empresa. Esqueça a ideia de esse é apenas “mais um gasto” desnecessário. A contratação de um contador representa um investimento no futuro da sua empresa.

Gostou deste texto e procura uma consultoria na área contábil? Clique aqui e fale conosco!

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas e eleve seu negócio ao próximo nível; se tiver uma dúvida pontual, sinta-se à vontade para comentar no YouTube. No WhatsApp, focamos em fechamento de negócios e consultorias personalizadas.