O salto de ser dono de um negócio para dono de uma empresa não é algo tão simples. Muitas pessoas acreditam que as duas coisas são equivalentes acreditam que possuir um negócio significa possuir uma empresa.
Entretanto, ter um negócio significa apenas ter o potencial de se tornar uma empresa. Isso acontece porque uma empresa demanda um conceito, uma marca, um plano de ação e um plano de negócio bem definido.
Por essa razão, um passo importante para iniciar a sua empresa, ou dar um upgrade no seu negócio, é traçar o chamado Business Model Canvas (também chamado de Modelo de Negócio ou Quadro de Modelo de Negócio).
Conforme encontramos em alguns sites, um Business Model Canvas:
“é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes em uma única página”.
O Business Model Canvas é organizado como um mapa visual com perguntas importantes para fornecer uma visão global da sua empresa.
Por que precisa ter um Business Model Canvas?
Todo modelo de negócio visa fornecer uma descrição detalhada da estrutura de uma empresa, desde o processo de criação do produto, ou serviço, até o ponto da entrega e do relacionamento com o cliente.
Além disso, um modelo de negócio busca projetar uma visão clara da sua marca, da persona do seu cliente e dos objetivos que a sua empresa pretende alcançar. Projetar o modelo de negócio da sua empresa é passo essencial no crescimento e profissionalização do seu negócio.
Há vários modelos de Canvas distintos e elaborados por variados autores. Porém, todos procuram atingir o mesmo propósito: alcançar uma maior clareza dos processos da sua empresa, desde os aspectos logísticos às características de marca e propósito.
Com isso, a partir do modelo de negócio da sua empresa, você poderá mensurar seus resultados, fazer projeções mais precisas e identificar os potenciais de melhoria. A partir desse ponto, também poderá formular estratégias de crescimento e alavancagem do seu negócio.
Como funciona o Business Model Canvas?
O Business Model Canvas é dividido nos seguintes segmentos e respectivas perguntas:
Parceiros essenciais.
Esse segmento visa definir a função de cada parceiro de sua empresa através de perguntas como:
Quais são nossos fornecedores essenciais? Quais atividades esses parceiros desempenham? Como posso melhorar o relacionamento com eles? Como eles podem melhorar minha cadeia produtiva?
Estrutura de custo
Busca esclarecer as estruturas de custo da sua cadeia produtiva. Algumas perguntas importantes são:
Quais são os custos intrínsecos mais importantes no meu negócio? Quais são as atividades mais caras?
Valores da empresa
Esse segmento do Modelo de Negócio visa definir quais são os valores oferecidos por sua empresa. As perguntas importantes para esse segmento são:
Quais valores nós entregamos ao nosso cliente? Quais valores definem nossa marca? Quais problemas nós ajudamos a resolver?
Relacionamento com o cliente
Busca esclarecer os custos e propósitos do relacionamento com o cliente. É esclarecido através das seguintes perguntas:
Que tipo de relacionamento esperamos construir com nossos clientes? Como ele se integra com o nosso negócio? Quanto custa para estabelecer tal relacionamento?
Canais de comunicação
Segmento importante para definir as vias pelas quais se estabelecerá o relacionamento com o cliente. É definido através das seguintes perguntas:
Através de quais canais queremos estabelecer contato com nossos clientes? Quais canais funciona melhor? Qual o custo de cada um deles?
Fluxo de receita
Como esperado, esse segmento do Business Model Canvas busca esclarecer como se dá o processo de receita da empresa. Para tanto, as seguintes perguntas são utilizadas:
Nossos clientes pagam pelo quê? Como eles estão pagando? Que tipo de serviço eles estão pagando? Quanto é gerado de receita?
Aliás, fizemos um artigo falando tudo sobre o fluxo de caixa, de como deve ser montado e como usar de maneira adequada, clique aqui para acessar.
Note que os segmentos do Canvas se complementam e buscam oferecer uma visão global da sua empresa.
Se você é dono de um negócio, mas nunca se preocupou com as perguntas acima, isso significa que há aspectos importantes do seu negócio que podem ser melhorados para gerar maiores resultados.
Mais ainda, pode existir aspectos que estão sendo negligenciados e, por isso, você pode estar perdendo dinheiro sem saber.
Por isso, traçar o Modelo de Negócio da sua empresa significa sair do amadorismo do seu negócio e começar a considerar passos maiores e importantes para o seu crescimento.
Acesse mais conteúdos em nosso canal, clicando aqui.