Descubra como validar suas ideias de negócio

Todo mundo conhece alguma pessoa que está sempre falando em inúmeras ideias de negócio, de como fazer dinheiro, de como agir em relação a um determinado problema de uma empresa, mas mudam-se os anos e essa pessoa jamais realizou qualquer uma das coisas que tanto falou.

Pessoas assim são especialistas em falar, em discutir ideias e elaborar planos que nunca saem do papel. Por isso, uma das habilidades mais importantes de todo empresário é aprender o processo de validar suas ideias, de tirá-las do papel e torná-las em coisas reais. Todo empresário deve ser capaz de levar suas ideias a teste de maneira rápida e eficiente. O quanto antes você conseguir executar suas ideias, mais rápido saberá o que fazer para consertá-las.

Em Sprint, livro de Jake Knapp, o autor apresenta o seu método para transformar ideias em ações concretas em apenas 5 dias. De acordo com Knapp, o método, chamado SPRINT, era bastante utilizado no tempo em que trabalhou na Google para a execução rápida de planos e ideias, sobretudo empresariais. O último passo do método é a validação da ideia através do teste com usuários e possíveis clientes. Por isso, neste texto trouxemos uma descrição de cada etapa do método Knapp para validar qualquer modelo de negócio:

A compreensão

O primeiro passo do método SPRINT em direção a validação da sua ideia é a compreensão da sua ideia. Nessa etapa é necessário entender melhor o público-alvo da sua ideia, quais as dores e necessidades daquele público, bem como quais opções já estão disponíveis no mercado. O estágio da compreensão demanda que você seja capaz de elaborar uma estratégia de mercado para o seu negócio. Você deve definir muito bem qual problema será resolvido pela sua empresa e que tipo de solução será oferecida.

            As perguntas importantes desta etapa são:

            – Qual o meu público-alvo?

            – Quais as preferencias do meu público-alvo?

            – Quais produtos preferem e por que?           

– Qual problema posso resolver e como posso resolvê-lo

A divergência

A segunda etapa em direção a validação de uma ideia é a da divergência. Dentro desta etapa é necessário que você busque contrastar seu produto com outras opções disponíveis no mercado. O objetivo é elaborar ideias de produtos e de soluções para o problema que será abordado pela sua empresa. A partir desse processo de contraste, espera-se que você identifique potenciais falhas e pontos de melhoria no seu produto.

As perguntas importantes desta etapa são:

            – Qual a diferença do meu produto para os outros disponíveis no mercado?

            – Que outras soluções eu posso oferecer?

A decisão.

Uma vez que você tenha elaborado um brainstorm na etapa de divergência, a terceira etapa consiste em decidir qual o caminho a ser tomado, isto é, qual produto será oferecido e como será o seu processo de vendas. A etapa da decisão é uma das mais importantes para toda pessoa que não sabe como validar suas ideias. É a partir da decisão que se poderá empreender foco e energia na execução do processo.

O protótipo

A quarta etapa importante para o método de validação de ideias é a elaboração do protótipo. Nesta etapa, é necessário que você elabore um protótipo do seu produto. Esse protótipo deverá ser um esboço que será testado com uma quantidade menor de pessoas, isto é, um pequeno pedaço do seu público-alvo. Assim, uma vez que você tenha o protótipo do seu produto, poderá caminhar para o passo final do processo – o da validação.

A validação

A etapa de validação consiste em apresentar seu produto para um número reduzido de pessoas. Nesta etapa, espera-se que você consiga colher feedback sobre o que deve ser melhorado no seu produto antes de apresentá-lo a um público mais amplo. A etapa de validação é importante por revelar quais os pontos de melhoria do produto antes de se iniciar o processo de marketing e de apresentação do produto ao público geral.

O método SPRINT, de acordo com Knapp, é feito para ser concluído em apenas uma semana. Espera-se que cada etapa seja feita em, no máximo, dois dias. Porém, você poderá tomar o tempo que for necessário para avançar em cada etapa. (Preste atenção também para não procrastinar)

Se você não sabe qual processo percorrer para validar suas ideias de negócio, seguir cada etapa do método SPRINT certamente o ajudará a executar suas ideias e obter resultados de maneira rápida e eficiente.

Você necessita de uma consultoria empresarial? Clique aqui e fale conosco!

Chamar no WhatsApp