Como funciona uma contabilidade online?

Diversos serviços que antes conhecíamos passaram a ser oferecidos online ou, quando isso não é completamente possível, utiliza-se muita tecnologia para eliminar os retrabalhos e desperdícios. Não é diferente com a contabilidade, que há alguns anos vem migrando para a Internet. Neste artigo vou te explicar como funciona a contabilidade online em 4 tópicos:

1) O que é contabilidade online?

2) Como funciona o trabalho de uma contabilidade online?

3) Quais os principais riscos e vantagens da contabilidade online

4) Para que tipo de empresa serve a contabilidade online?

Entenda estes 4 pontos e decida o que é melhor para seu negócio.

1) O que é contabilidade online?

É a versão online do serviço de contabilidade tradicional que muitas empresas utilizam. A diferença principal é que não se utiliza de recursos físicos na mesma proporção, fazendo todo o envio de informações e dados financeiros, fiscais e contábeis, através de meios digitais. Existem serviços de contabilidade online com as mais variadas faixas de preço e em geral as mais baratas tornam esse processo em grande parte robotizado, quase sem interação humana.
É importante ressaltar que a contabilidade deve ser um meio importante para se obter dados relevantes do negócio e, assim, poder apoiar as decisões de forma adequada.

2) Como funciona o trabalho de uma contabilidade online?

Os documentos que, na contabilidade tradicional, são enviados via motoboy ou entregues no escritório pelo empresário ou sua equipe, na contabilidade online não precisam ser enviados desta forma. Em algumas empresas de contabilidade online você importa seu extrato bancário em uma plataforma e faz a descrição de cada lançamento para que o sistema entenda cada um deles. Em outros casos é possível conectar a conta bancária a um sistema sugerido pela contabilidade online, que possui inteligência artificial e elimina boa parte do trabalho de identificação dos lançamentos, porque o próprio sistema já faz uma boa parte do processo por você. Em ambos os casos, estas informações chegam à equipe da contabilidade online para que sejam feitos os cálculos dos impostos, a contabilização dos fatos da empresa e também a entrega de declarações.

3) Quais os principais riscos e vantagens da contabilidade online?

– As vantagens são: Menos vai-e-vem de documentos, gerando economia para o empreendedor;

– Serviço com menor preço, devido à otimização dos custos;

– Maior eficiência, especialmente para negócios menos complexos, que não exigem tanta proximidade com o serviço de contabilidade pela simplicidade da operação.

Já os riscos a que você precisa se atentar, são:

– Falta de acompanhamento próximo de um Contador, o que pode fazer com que o empreendedor incorra em erros que poderão ser complicados de resolver no futuro;

– Para muitos negócios que têm surgido nos últimos anos, a legislação não é clara ainda sobre como proceder em diversas situações, portanto o ideal é ter a assessoria da equipe da empresa de contabilidade mais de perto.

4) Para que tipo de empresa serve a contabilidade online?

Empresas que estão nascendo ou que não precisam de tanto suporte contábil no início da operação por conta da simplicidade, a contabilidade online funciona muito bem. Mas para ter certeza de que sua empresa realmente tem um perfil simples de atendimento às obrigações legais, sempre consulte um profissional da área contábil que poderá te dar maiores esclarecimentos.
Estatísticas mostram que a maioria das empresas fecham as portas antes de 5 anos no Brasil e, contar com a proximidade da contabilidade no seu negócio, pode ser um fator determinante de sucesso.

A maioria dos pequenos negócios fecham as portas nos primeiros 5 anos de existência. E em geral é por falta de controle financeiro.

Aqui na Conta Junto, por exemplo, nós atuamos online mas não deixamos de apoiar nossos clientes no ponto mais importante: Finanças. Este tem se mostrado o maior fator de insucesso de pequenas empresas. Muitos empreendedores não conseguem criar o fluxo de caixa dos seus negócios e isto é muito perigoso para qualquer tamanho de empreendimento, especialmente para os menores.
Então se você busca um crescimento sólido, e é bem provável que você tenha criado um negócio para crescer, é importante pensar que a proximidade com uma contabilidade que vai te auxiliar no dia-a-dia do negócio, tirando dúvidas e ajudando a organizar as informações financeiras da sua empresa, certamente é mais adequado buscar o acompanhamento mais próximo da sua contabilidade.

Para te auxiliar um pouco mais nesta decisão, recomendo que assista este vídeo que gravei especialmente para tirar esta dúvida.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Veja mais conteúdos:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

Planejamento tributário: o que é e como ele pode te ajudar a pagar menos impostos

Não ter atenção com o planejamento tributário e não deixá-lo bem estruturado pode proporcionar para empresa um grande empecilho ao crescimento. A cada novo passo em direção ao crescimento, toda empresa deve parar e rever suas novas necessidades e obrigações. Se você ainda não sabe o que isso significa, preparamos este artigo para te ajudar a entender mais a fundo sobre o planejamento tributário.

Contabilidade para startups: dicas para um pitch de sucesso

A fase de pitch é uma das mais importantes na criação de uma startup. É nessa fase que os criadores devem convencer e atrair novos investidores com o objetivo de garantir um capital inicial importantíssimo para o início do negócio. Se você pensa em iniciar sua própria startup e não sabe por onde começar a montar o seu pitch, neste post apresentaremos algumas dicas essenciais para que você saiba montar um pitch de sucesso para os investidores.

Chamar no WhatsApp