Contabilidade para clínica veterinária

Saiba tudo sobre a contabilidade para clínica veterinária. Um dos setores que mais estão crescendo é o setor veterinário. Pois, assim como a saúde humana, a saúde de nossos amigos de 4 patas se tornou importante também.

Por esse motivo, muitos estão abrindo clínicas veterinárias para prestar esse suporte aos animais.

Porém, um dos itens que mais atrapalham nessa hora é não entender como funciona o processo contábil. Afinal, a clínica veterinária também é uma empresa, e deve realizar diversas questões burocráticas antes de enfim abrir.

No texto a seguir separamos algumas informações sobre a forma ideal de realizar a abertura de sua clínica veterinária.

Então, o primeiro passo para você abrir sua clínica veterinária é ler o texto a seguir.

Como abrir uma clínica veterinária

Apesar dos códigos e regimes de tributo serem parte importante do processo, esses são itens que apenas fazem parte do processo. Para que você tenha sucesso na área de veterinária é preciso ter em mente que a clínica veterinária tem um papel importante.

Diferente do setor médico humano, a clínica veterinária é uma das poucas maneiras que se pode trabalhar. Entretanto, é preciso saber ao menos a base do processo de abertura da sua clínica veterinária.

Afinal, essa é a parte que mais irá interferir no seu futuro profissional. Sem um preparo adequado antes do início da abertura, a clínica irá fechar as portas no futuro.

Pois, mesmo que exista um bom serviço sendo feito na clínica, é preciso preparo para iniciar sua abertura.

Contabilidade para clínica veterinária

O primeiro passo é escolher um bom nome para sua clínica veterinária.

Apesar de parecer bom, colocar o nome do veterinário pode atrapalhar caso a clínica vá trabalhar com mais profissionais. Portanto, o ideal é que o nome seja o mais abrangente possível. Além disso, outro passo importante que deve ser levado em conta é o registro desse nome.

Assim como uma música, o nome da empresa pode ter direitos autorais. Dessa forma, antes de escolher veja se o nome já possui registro.

Veja como registrar sua marca neste vídeo:

Entretanto, essa é a primeira fase de todo o processo de abertura. Os próximos passos envolvem a busca pelo espaço adequado para sua empresa. Afinal, sem isso não terá como trabalhar.

Qual melhor local para abrir uma clínica veterinária

Comece a pesquisar o local mais adequado para instalar sua clínica veterinária. Veja se o espaço do local atende todos os requisitos necessários, sala de espera, sala de internação e tudo mais.

Esse é um requisito mínimo que define se a clínica veterinária terá ou não sucesso.

Os próximos passos são parte do processo tributário de sua empresa.

Em primeiro lugar, será preciso escolher a melhor CNAE para seu negócio. Todas essas questões fazem parte do processo inicial de  abertura de uma clínica veterinária.

Qual o CNAE para clínica veterinária?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é e para que serve o chamado CNAE. A sigla significa Código Nacional de Atividades Econômicas. Assim sendo, o código composto por sete dígitos serve para que a empresa seja identificada.

Cada setor possui um código diferente, e cada código possui variações que representam os diferentes tipos de atividades econômicas.

No caso da clínica veterinária, o código é 7500-1/00. Porém, esse mesmo código serve para outros negócios do ramo veterinário.

Confira abaixo quais são:

– Consultório veterinário

– Esterilização de animais

– Hospital veterinário

– Serviços veterinários como imunização

– Entre outros

Então, já é possível também compreender que o setor veterinário é bem grande e possui algumas ramificações.

Por esse motivo, escolher de forma correta o CNAE é tão importante. Para outros quesitos como a escolha dos tributos ou registro para obtenção do CNPJ será exigido uma CNAE.

Preciso abrir CNPJ para prestar serviços na clínica veterinária?

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica funciona como um CPF da empresa. Sem ele, sua empresa nem ao menos existe. O órgão responsável por gerar esse número é o CNPJ e o CNAE é obrigatório.

Além disso, no processo de abertura de uma clínica veterinária, também é preciso realizar a escolha dos tributos.

Afinal, caso isso seja feito de forma errada irá interferir de forma direta em outros assuntos. Um dos principais meios de se evitar problemas é contratar uma equipe especializada. Mais abaixo você verá a importância de realizar isso.

Contabilidade para clínica veterinária

Como funciona a tributação para uma clínica veterinária

Assim como em qualquer setor econômico, a clínica veterinária também paga tributos.

Esses tributos são exigidos pelo estado, como maneira de recolher dinheiro das empresas. Porém, diferente de alguns impostos municipais, a tributação pode ser escolhida.

Nosso país possui um sistema tributário que é dividido em 3 diferentes setores. Cada um deles contempla um porte diferente de empresa. Portanto, o primeiro passo para escolher o regime tributário é entender qual o porte da sua empresa.

Após isso, será necessário escolher qual o melhor regime tributário. Porém, esses, que como você leu acima se dividem em 3.

Veja abaixo quais são:

– Simples Nacional

– Lucro simples

– Lucro presumido

No caso das clínicas veterinárias, o modelo tributário mais usado é o simples nacional. Pois, diferente do hospital veterinário, a clínica possui um porte menor.

O principal viés desse regime tributário é que ele possui uma cobrança menor que a dos outros modelos. Apesar de já termos nos acostumado com o pagamento de taxas, quando falamos de uma clínica veterinária isso atrapalha no orçamento. Afinal, os tributos são obrigatórios e existem ainda outros que são cobrados pelo município.

A melhor e mais segura forma de evitar problemas com o pagamento desses tributos, é com o auxílio de uma equipe profissional. O serviço de contabilidade é o responsável por cuidar das finanças de uma empresa. Porém, por conta da teimosia, muitos gestores decidem realizar tudo sozinho.

Contabilidade para clínica veterinária

Mas isso pode tornar o processo ainda mais difícil, ainda mais no momento da escolha dos tributos. Pois, essa é a parte mais importante e que afeta de forma direta o projeto financeiro da empresa.

Portanto cuidado, se deseja aumentar o faturamento da sua clínica veterinária escolha de forma adequada.

Como aumentar o faturamento de uma clínica veterinária

Agora chegamos a um dos principais tópicos deste texto. Saber como aumentar o faturamento da sua clínica veterinária é um processo que exige preparo. Afinal, a concorrência também deseja fazer o mesmo.

O primeiro passo, é realizar um bom plano financeiro. Isso deve ser feito em conjunto com empresas da área. Afinal, essa é a melhor forma de evitar erros. Contudo, existem algumas técnicas que podem ajudar.

Em primeiro lugar, busque apoio para obter redução nos impostos. A escolha dos tributos, quando feita de maneira correta, ajuda e muito na diminuição de impostos. Isso por sua vez se reflete no aumento do faturamento das empresas. Além disso, também evita que sua clínica veterinária deixe de pagar algum tributo.

Um dos maiores problemas que uma clínica veterinária pode passar é o excesso de taxas. Portanto, cuidado e busque sempre formas de diminuir esses impostos.

Entretanto, para de fato aumentar o faturamento da sua empresa é preciso ter outras estratégias. Afinal, diminuir as taxas apenas evita gastos, mas não aumenta o rendimento.

Diversifique os serviços da sua clínica veterinária

Quando falamos de uma clínica veterinária, a melhor forma de aumentar o faturamento é oferecer um serviço diferenciado. Pois, por mais que você ofereça um serviço de qualidade, caso isso não seja inovador, de nada irá valer. Uma das melhores formas de inovar é com o trabalho na internet.

O primeiro passo é criar uma presença online para sua empresa. Pois, isso vai atrair novos clientes que com certeza irão se interessar pelo seu serviço.

Você pode entender mais neste artigo:

Outro jeito de criar uma nova demanda é melhorando o site corporativo, pois isso irá chamar mais atenção dos clientes.

Mas nada disso é possível sem o apoio de uma boa equipe de contabilidade.

clínica veterinária

Vale a pena contratar uma contabilidade?

Falamos durante o texto que contratar uma equipe de contabilidade especializada vai ajudar. Mas separamos esse tópico para falar mais a fundo sobre os benefícios que a Conta junto gera para sua clínica veterinária.

Quando pensamos em abrir nossa clínica veterinária, a primeira coisa que nos vem à mente é como fazer isso. São tantos processos burocráticos, que muitos acabam desistindo da tarefa de ter seu próprio negócio.

Todavia, existe uma maneira simples de resolver isso, e você vai se surpreender quando descobrir.

A especialização se tornou uma das melhores maneiras da contabilidade atuar. Afinal, a segmentação se tornou o diferencial de muitas empresas.

Portanto, isso também vale para ramos como da clínica veterinária. Apesar de parecer ser uma parte do todo que envolve o ramo de animais, não é.

Existem processos diferentes e apenas uma contabilidade especializada é capaz de cuidar de tudo isso. A contabilidade comum, por mais eficaz que seja, não entende a dimensão do serviço oferecido em uma clínica.

Por esse motivo, contratar uma contabilidade especializada como a Conta Junto é tão bom. Afinal, todos os processos relativos à criação e escolha das taxas serão feitos pelo contador.

Mas não para por aí, pois os motivos que fazem a contabilidade para clínica veterinária ser importante vão muito mais além.

Todo o processo de abertura da clínica veterinária pode e deve ser feito com o apoio de uma contabilidade.

O contador estudou e sabe de forma exata todos os passos que devem ser realizados para a abertura de sua clínica veterinária.

E isso fica ainda melhor quando falamos de uma contabilidade especializada.

Pois, o contador sabe de forma exata como realizar o plano financeiro da sua clínica veterinária.

Não perca tempo, e agende agora mesmo uma reunião online e gratuita com nosso contador:

Contabilidade para clínica veterinária

Veja mais artigos do nosso blog:

Contabilidade para clínica veterinária

Descubra todos os custos que afetam o preço de um produto

Definir preço é uma dessas tarefas que todo empreendedor acha difícil e logo perde a paciência em querer aprender. Porém, a realidade é que encontrar o preço correto para um produto é bastante fácil, mas depende de que se conheça todos os custos que afetam o preço do produto.

Contabilidade para clínica veterinária

Contabilidade para clínica veterinária

Saiba tudo sobre a contabilidade para clínica veterinária. Um dos setores que mais estão crescendo é o setor veterinário. Pois, assim como a saúde humana, a saúde de nossos amigos de 4 patas se tornou importante também. Por esse motivo, muitos estão abrindo clínicas veterinárias para prestar esse suporte aos animais.

Contabilidade para clínica veterinária

Contabilidade para social media: como funciona?

Já ouviu falar na contabilidade para social media? A profissão de social media está entre as que mais crescem no mercado de marketing digital. Apesar de ser uma área nova, ela já oferece salários bons, com uma maior liberdade de trabalho e de realização. Você aprenderá como funciona a contabilidade para esse tipo de profissional, quais os benefícios de uma assessoria contábil, o CNAE correto para o social media, e muito mais!

Chamar no WhatsApp