Contabilidade para profissionais da saúde

A contabilidade é um dos setores que mais auxiliam os profissionais da saúde a abrir sua clínica. A área da saúde possui uma importância muito grande e os serviços oferecidos por ela são essenciais.

Por esse motivo, quando um profissional da área da saúde enfim se forma, ele passa a ter diversas opções para trabalhar. Uma das melhores maneiras é por meio da abertura de uma empresa na área. 

Seja uma clínica, um consultório ou até mesmo um hospital, a contabilidade para profissionais da saúde ajuda e muito na realização disso. Dessa forma, separamos algumas informações para você que deseja abrir uma empresa na área da saúde.

Qual CNAE o profissional da área de saúde deve escolher?

Como abrir uma empresa na área da saúde

Assim como todas as áreas econômicas, a área da saúde exige que as empresas sejam abertas seguindo conceitos burocráticos. Porém, é preciso realizar alguns itens antes de começar o processo de abertura da sua empresa.

Em primeiro lugar é preciso escolher o local onde será aberta a clínica médica. Qualquer empresa precisa de um bom local para funcionar, pois isso determina se os clientes vão ou não.

Além disso, outro item que o profissional da saúde precisa ter em mente é o nome da empresa. Apesar de ser um item que parece fútil, é um dos que mais representam sucesso na empresa. 

Uma dica que você deve levar em consideração é sobre colocar o seu nome individual na clínica. Isso interfere de forma negativa no futuro da empresa. Portanto, é bom buscar por um nome que permita incluir outros funcionários.

Porém, também é preciso pesquisar a fundo sobre o nome da empresa. Um dos problemas que surgem quando criamos um nome fictício, é que este já pode estar sendo usado.

Entretanto, esses são processos iniciais, assim como a escolha do local. Porém, ainda existem alguns outros passos que devem ser levados em conta.

O processo burocrático de abertura de uma empresa, inclui todas as questões legais. Por exemplo, o pagamento das taxas exigidas para abertura de uma empresa.

Para permitir e liberar o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), antes é preciso pagar algumas taxas.

Além disso, também é necessário registrar a empresa nos setores responsáveis pelas empresas de saúde. Pois, diferente das empresas comuns, as empresas da área da saúde exigem que tudo seja feito de acordo com normas de saúde.

 profissionais da área da saúde

Como é feita a contabilidade de um consultório médico?

Para resolver todos os problemas que listamos acima, a melhor maneira é tendo ao lado uma equipe de contabilidade. Afinal, o processo de abertura de uma empresa requer conhecimentos na área, e sem um contador especialista em profissionais da área da saúde isso pode se tornar inviável.

Entretanto, isso não serve apenas no caso do processo inicial. Pois, durante o trabalho do médico, será preciso realizar diversos serviços da ordem da contabilidade.

Porém, apesar do médico conseguir realizar sozinho as tarefas da área de finanças, isso não é recomendado. 

O processo financeiro de uma empresa de saúde é algo complexo. Dentro de uma clínica existem diversos itens que fazem parte do seu funcionamento. Portanto, todos esses devem ser levados em conta.

Em segundo e talvez o principal problema causado quando o médico decide realizar tudo sozinho, é o tempo. Existem tarefas da ordem contábil que exigem um prazo para serem realizadas.

Assim sendo, o médico terá de deixar os pacientes sem atendimento para resolver essas questões. Então, a melhor forma de solucionar isso é com o apoio de uma solução de contabilidade.

Agende agora um diagnóstico com nosso contador, cuidaremos de toda burocracia.

Para falar conosco basta clicar na imagem:

Terceirizando a demanda contábil do seu consultório médico, você só tem a ganhar. Afinal, o contador já está habituado a resolver essas demandas. Além disso, o médico não terá preocupação com a parte financeira da sua empresa.

Outro ponto positivo, é que a equipe de contabilidade auxilia na tomada de decisões. Em alguns momentos será preciso mudar alguns itens da parte financeira da sua empresa. Mas o médico sozinho não consegue e aí entra a equipe de contabilidade.

Como funciona a tributação para profissionais da área da saúde

Como funciona a tributação para profissionais da área da saúde

A tributação é uma parte importante e complexa de qualquer empresa. No Brasil, quando abrimos uma empresa, o modelo de tributação escolhido em geral é o chamado Simples Nacional.

Nele, a empresa começa pagando taxas menores, e com o tempo elas vão subindo. Contudo, além disso, as taxas são definidas de acordo com a margem de lucro da empresa. Por esse motivo alguns setores pagam mais e outros pagam menos. Assim sendo, no caso da área da saúde, o valor costuma ser mais alto quando comparados a outras empresas.

Por conta da importância do setor, a taxa inicial de tributação é de 15,5%. Porém, existe uma forma de evitar isso.

Para saber como pagar menos impostos basta clicar na imagem abaixo e agendar um diagnóstico com nosso contador:

O Simples Nacional é apenas um dos modelos de cobrança de tributação. Ainda existem outros dois que são o Lucro real e o Lucro presumido. Cada um deles possui uma vantagem.

Vários impostos são comuns a todas as empresas. Portanto, é preciso levá-los em conta 

Quais são os impostos pagos pelos profissionais da saúde 

Confira abaixo quais são esses impostos

– ISS

– INSS

– PIS

– IRPJ

Cada um desses impostos serve para uma área da empresa de saúde. A melhor maneira de evitar gastos extras, é tendo ao lado uma equipe de contabilidade. A contabilidade para profissionais da área da saúde faz todo este processo.

Qual CNAE os profissionai da área de saúde deve escolher?

Um dos itens mais importantes que fazem parte do processo de abertura de uma empresa na área da saúde é o CNAE. O Código Nacional de Atividades Econômicas serve como forma de identificar as empresas.

Nessa hora, contar com o auxílio de um profissional da área de contabilidade é necessário. Pois, existem diversos códigos que contemplam a área da saúde. O CNAE é preciso, até mesmo para a obtenção do CNPJ 

Os códigos do CNAE são divididos em 5 grandes categorias:

– SeçãoGrupo

– Divisão

– Classe 

– Subclasse

No caso da área médica, o código CNAE é 8650-0/99. Esse código contempla atividades médicas dos mais variados setores. Por isso é tão importante contar com os serviços de uma contabilidade especializada.

Diferente da contabilidade comum, a especializada na área da saúde possui alguns benefícios.

Abaixo você confere quais são os principais benefícios.

4 vantagens de contratar uma contabilidade especializada em profissionais da saúde

Agora que você já entende como funciona a contabilidade especializada em profissionais da saúde, é hora de resumir quais as 5 principais vantagens de contratar o serviço.

1. Economia nos impostos

A primeira vantagem tem a ver com os impostos. Quando decidimos realizar toda a abertura empresarial sozinhos, podemos escolher pacotes de taxas mais altos. Por esse motivo, a primeira e talvez maior vantagem da contabilidade especializada para profissionais da saúde é a economia dos impostos.

2. Planejamento financeiro para profissionais da saúde

Outro grande benefício do serviço de contabilidade especializada é o planejamento financeiro.

Quando se trata de profissionais da área da saúde, o melhor a ser feito é deixar a questão financeira na mão da contabilidade especializada.

Afinal, essa é uma ótima forma de focar na produtividade da empresa. Porém, o ideal é que até mesmo o planejamento financeiro fique por conta da equipe contábil.

3. Auxilia na tomada de decisões

Outra vantagem de possuir uma equipe de contabilidade trabalhando em conjunto com seu negócio de saúde é sobre decisões. Em algum momento seu negócio irá precisar decidir por alguma mudança de ordem financeira.

Então, a equipe de contabilidade poderá ajudar nisso também.

4. Crescimento da empresa de saúde

Outro ponto positivo que você terá ao contratar uma equipe especializada em contabilidade para profissionais de saúde é o crescimento. Afinal, sem ter de se preocupar com a parte burocrática, sobra tempo para melhorar o trabalho.

Portanto, isso aliado às outras vantagens mostram que contratar uma equipe profissional é muito vantajoso.

Não perca tempo, e agende agora um diagnóstico com nosso contador:

Ainda tem dúvidas sobre como abrir um consultório médico? Assista este vídeo:

Veja mais artigos do nosso blog:

Contabilidade para profissionais da saúde

Contabilidade para profissionais da saúde

A contabilidade é um dos setores que mais auxiliam um profissional da saúde a abrir sua clínica. A área da saúde possui uma importância muito grande e os serviços oferecidos por ela são essenciais. Por esse motivo, quando um profissional da área da saúde enfim se forma, ele passa a ter diversas opções para trabalhar. Uma das melhores maneiras é por meio da abertura de uma empresa na área.

Como abrir uma clínica de radiologia

Como abrir uma clínica de radiologia

Você com certeza já foi a uma clínica de radiologia, não é? Mas já lhe ocorreu abrir uma? Empreender nessa área pode ser bem lucrativo. Isso se deve a um bom potencial para se explorar no mercado. São exames úteis para diagnosticar eventuais doenças, principalmente na odontologia.

Contabilidade para social media: como funciona?

Contabilidade para social media: como funciona?

Já ouviu falar na contabilidade para social media? A profissão de social media está entre as que mais crescem no mercado de marketing digital. Apesar de ser uma área nova, ela já oferece salários bons, com uma maior liberdade de trabalho e de realização. Você aprenderá como funciona a contabilidade para esse tipo de profissional, quais os benefícios de uma assessoria contábil, o CNAE correto para o social media, e muito mais!