Contabilidade para startups: 5 dicas para ajustar as finanças

Contabilidade para Startup

Está naquela fase inicial da startup e sente que as finanças estão começando a patinar e pode acabar comprometendo o futuro da empresa?

Esse é um problema comum de muitas startups e de toda empresa em estágio inicial: há a injeção de caixa dos investidores-anjo, os gestores comemoram e acreditam que aquele dinheiro será suficiente, mas logo descobrem que a realidade é sempre mais complexa do que o plano e que garantir o investimento inicial é vencer apenas uma das inúmeras batalhas.

Mesmo depois de ter conseguido uma boa rodada de investimento-anjo, ainda há outros desafios: como o de gerir esse capital, de saber quanto tempo ele consegue manter a sobrevida da empresa, e vários outros.

Por isso, selecionamos cinco dicas de contabilidade para sua startup, e que ajudarão na hora de ajustar as finanças da sua empresa. Confere aí:

1 – Tenha um plano financeiro para sua startup

A primeira dica para ajustar as finanças de uma startup é ter um plano financeiro. O plano financeiro de uma startup deve ter um registro de todas as fontes de capital inicial, seja via investidores anjos, financiamentos bancários, venture capital, ou qualquer coisa semelhante.

O importante é que esteja muito claro para os gestores não apenas toda a quantia de dinheiro injetada, mas sobretudo os lugares de uso e aplicação desse dinheiro. Portanto, elabore um levantamento detalhado de quanto sua empresa precisará para operar e o quanto de tempo ela conseguirá se manter com aquele capital.

Muitas startups erram em pensar somente quando ocorrerá a primeira rodada de injeção de capital, mas erram em estipular prazos e cenários realistas de quando deverá ocorrer prospectar uma segunda rodada.

Contabilidade para Startup

2 – Controle gastos e despesas

Sim, essa é uma dica simples, mas vale sempre a pena destacar. Tenha o máximo de controle dos gastos e despesas da sua startup. É comum encontrarmos empresas que se “deslumbram” com os investimentos iniciais e acabam gastando muito mais do que deveriam.

3 – Escolha o regime tributário correto

Há três regimes tributários principais no Brasil, são eles:

– o Simples Nacional,

– o Lucro Real, e

– o Lucro Presumido.

Cada um desses regimes oferece benefícios específicos. Saber em qual deles sua empresa se enquadra dependerá de fatores como faturamento anual, tipo de atividade exercida, número de funcionários, dentre outros. A escolha de regime tributário deve ser sempre acompanhada de um contador com boa experiência na área, e isso nos leva a nossa próxima dica: (Para saber mais sobre o momento correto de contratar contadores, veja este texto:Saiba quando contratar um contador para a sua empresa)

4 – Tenha bons contadores

Comece do jeito certo. Comece com bons contadores ao seu lado. Pensar em economizar com profissionais e consultorias da área contábil pode trazer grandes prejuízos para o seu negócio.

Começar uma empresa com um planejamento contábil bem ajustado garante a longevidade da empresa. Você não terá dúvidas sobre o que fazer porque saberá que está sempre no caminho certo. Isso o dará maior segurança no estágio de construção da sua empresa.

Contabilidade para Startup

5 – Utilize indicadores financeiros

Esteja constantemente atualizando e elaborando os indicadores financeiros da sua startup. É muito importante que empresas iniciantes saibam que estão trilhando o caminho certo, e essa certeza só poderá vir com uma análise frequente dos seus indicadores.

Alguns indicadores que podem ajudá-lo nesse momento de construção da empresa:

– ROI (Retorno sobre Investimento),

– Faturamento,

– Taxa endividamento,

– Grau de despesas,

– Dentre outros

Ter consciência de cada um desses indicadores pode ajudar sua empresa num processo de crescimento seguro. Esteja sempre de olho nos relatórios elaborados pelos seus contadores, eles servem de mapas para indicar exatamente o que deve ser melhorado dentro de uma empresa.

Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria contábil para sua startup? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas e eleve seu negócio ao próximo nível; se tiver uma dúvida pontual, sinta-se à vontade para comentar no YouTube. No WhatsApp, focamos em fechamento de negócios e consultorias personalizadas.