Contabilidade para streamers e gamers: Como funciona?

Contabilidade para streamers e gamers, como funciona? Como fazer? O que preciso? Essas são algumas das perguntas que vamos responder aqui.

Hoje em dia cada vez mais pessoas vivem ou buscam viver da internet, e um mercado que vem crescendo e ganhando notoriedade é o de streamers e gamers.

Quando esse sonho sai do papel e começa a render o investimento de verdade, o agora empresário, e antes apenas uma pessoa com uma câmera ou um controle de vídeo game, precisa garantir que seus lucros alcancem as metas esperadas. Nesse ponto a contabilidade para steamers e gamers e como funciona, é necessária.

Contar com uma contabilidade, focada para streamers e gamers, que te auxilie na gerência do seu capital e na redução dos seus impostos se mostra fundamental e indispensável.

O canal começou a crescer, e agora?!

O negócio cresce e chega a hora de decidir, abrir uma empresa? CNPJ? MEI? Decidir qual te acolhe melhor é algo que um contador pode te auxiliar.

Pois existem diferenças nos tipos de impostos para Pessoa Física e Pessoa Jurídica na hora de fazer a contabilidade para streamers e gamers.

Da mesma forma que qualquer outro profissional precisa de uma gestão de contabilidade, um streamer, gamer, youtuber, também precisam de alguém que possa assessorá seu negócio em expansão.

Todos precisamos dar explicações fiscais ao governo sobre qualquer atividade que traz uma remuneração. Com seu negócio se tornando mais robusto, a clareza das suas responsabilidades fiscais se mostra mais necessária.

Neste artigo iremos falar sobre o funcionamento dessa contabilidade e como pode ser feita de acordo com as necessidades do seu negócio. Imposto de renda, tributação, diferenças entre pessoa física e jurídica, e a redução de impostos serão alguns dos temas abordados.

contabilidade para streamer e gamer

Como streamers, gamers e youtubers ganham dinheiro?

Essa é uma pergunta recorrente, para quem chega de paraquedas nas novas profissões de entretenimento que surgiram na última década.

A renda de quem trabalha como streamer, gamer, youtuber vem de mais de um local, e entender isso é importante para compreender a dinâmica e o tamanho que um negócio no ramo pode atingir.

Anúncios e AdSense

Anúncios são exibidos pela própria plataforma no conteúdo produzido nelas, e parte do lucro das visualizações destes anúncios volta para o criador de conteúdo. Podem também ser anúncios vindos diretamente de parcerias que foram feitas.

O Google AdSense e o modelo do facebook também permitem a vinculação de vários tipos de anúncios no conteúdo produzido e publicado na internet.

Views

Plataformas como o YouTube fazem pagamentos baseados na quantidade de visualizações que aquele conteúdo gerou em determinado tempo.

Estas são só algumas das formas mais comuns de monetizar o trabalho na área. Mas muitas outras podem ser feitas pelos criadores de conteúdo.

A contabilidade para streamers e gamers é fundamental, e para quem já está ou pensa em trabalhar na área, deve pensar nisso.

Aliás recentemente saiu uma nova norma do Youtube que caso você não se enquadrar poderá perder até 24% da sua receita, entenda melhor neste vídeo:

O início do processo da contabilidade para streamers e gamers e como ela funciona

Quando o negócio começa a andar e os retornos financeiros começam aparecer algumas perguntas surgem, e muitas decisões precisam ser tomadas. Que podem mudar muito a cara do seu negócio e da tributação que será paga.

Uma das primeiras preocupações é sobre a patente da marca. Registrar de forma legal o nome do seu negócio deve ser levado em consideração e até visto como uma prioridade, já que seu trabalho vem ganhando mais notoriedade na internet.

Assegurar este nome é de muita importância, ninguém quer ter que trocar o nome da empresa, depois de anos  usando aquele nome, só porque alguém fez o registro de patente dele primeiro né?!

Lembrando que o YouTube ou outras plataformas, mesmo que assegurem este nome dentro da própria plataforma, não garante de forma legal aquele nome a você. Daí a importância de fazer o registro de patente.

Para você entender o porquê é importante registrar patente assista a este vídeo:

Pensar na contabilidade para streamers e gamers e em como funciona, quando feita no início do processo se mostra mais eficiente.

Ser autônomo ou pessoa jurídica? Decisão importante na contabilidade para streamers e gamers

Outra dúvida recorrente. Esta não é uma decisão tão difícil quanto parece, uma rápida análise do seu negócio, e na tabela do IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física, já irá clarear sua visão sobre o assunto.

Tabela do IRPF - Imposto de Renda Pessoa Física

Como vemos na tabela, quanto maiores seus ganhos, maiores também as alíquotas de imposto sobre seu empreendimento. Na prática, vemos que atuar como Pessoa Física se mostra mais caro com o passar do tempo e a medida que seu negócio cresce.

Se você já tem um rendimento maior, ou está escalando mais rápido, ou mesmo que você apenas esteja pensando a longo prazo, e na economia com impostos, atuar com Pessoa Jurídica se mostra mais barato e vantajoso por inúmeros outros benefícios que só um CNPJ pode ter.

Ter um um CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, traz baixos custos de tributação, direitos e benefícios previdenciários, direito de emissão de nota fiscal, dentre inúmeros outros.

Buscar uma contabilidade para streamers e gamers especializada em empresas do universo Online, são uma forma de te ajudar a sanar essas dúvidas e te guiar para a melhor escolha para você e para sua marca.

Nossa contabilidade é especializada neste segmento, cuidaremos de todo o processo necessário para que você seja um streamer de sucesso sem que você se preocupe com a parte burocrática, agende um diagnóstico gratuito com nosso contador:

Tipos de tributação na contabilidade para streamers e gamers

Quem trabalha como streamer, gamer e youtuber, são geralmente consideradas:  Empresas de atividade cinematográfica, de vídeo e de programas de televisão. CNAE 5911-1/99

Empresas registradas dessa forma, podem vir a optar por regimes tributários com inúmeros benefícios de redução de imposto, como o Simples Nacional e o Lucro Presumido.

Simples Nacional:

Neste modelo de tributação, o limite de faturamento é de até 4,8 milhões ao ano, e possui alíquotas de contribuição que variam entre 4% para receitas brutas de até 180 mil reais em 12 meses, e de 19% para uma receita entre 3,6 e 4,8 milhões de reais, sobre todo o seu faturamento mensal.

Lucro Presumido:

Já este modelo de uma liberdade maior de faturamento, se mostra mais vantajoso quando você fatura abaixo de 78 milhões ao ano e possui também uma margem de lucro superior à porcentagem pré fixada em lei.

As alíquotas neste modelo variam entre 13% e 16% e te permitem uma tributação mais simples que a de Lucro Real, e uma menor carga tributária.

De toda forma, haverá a necessidade de um contador experiente para analisar os dados da sua empresa, organizar seu lucro e faturamento, e só então finalmente te ajudar na escolha de quem modelo de tributação faz mais sentido para sua marca.

Você não precisa quebrar a cabeça com isso… Agende um diagnóstico com nosso contador, podemos te ajudar e poupar o seu tempo:

Declaração do imposto de renda e como funciona a contabilidade – streamers e gamers

Depois de já ter decidido se irá trabalhar como Pessoa Física ou Jurídica, seus rendimentos precisam agora ser declarados em cima dos modelos de tributação escolhidos junto de seu contador.

Muitos pensam que já que o dinheiro chega do exterior e direto pra sua conta, esse valor não será registrado. Mas muito cuidado, estes pagamentos muitas vezes envolvem seu CPF ou CNPJ, registrando neles a movimentação de um dinheiro não declarado.

Caso você passe muito tempo ignorando isso, pode vir a ter uma surpresa nada agradável com multas sobre seu nome ou da sua empresa sobre os valores obtidos e omitidos.

Ressaltando que praticamente todos os impostos são menores para uma Pessoa Jurídica, e se você fatura acima de R$ 81 mil por ano, usar o MEI pode não ser mais tão vantajoso por ter alíquotas de imposto sobre o faturamento mais alta conforme você fatura mais.

A diferença de impostos entre um MEI e um CNPJ pode chegar em até 4x, tornando o CNPJ cada vez mais interessante conforme o faturamento sobe e a marca se torna mais robusta.

Por que contratar uma empresa de contabilidade para streamers e gamers?

Como já foi dito aqui, um contador irá te ajudar em inúmeras fases  deste processo de organização da contabilidade da sua empresa.

Confira aqui algumas das diversas formas que uma empresa de contabilidade irá auxiliar você streamer, gamer e youtuber e sua marca.

●      Planejamento Tributário

●      Decisões entre P.F. e P.J.

●      Orientação para criação do MEI e CNPJ

●      Auxílio na emissão de notas fiscais

●      Redução dos impostos

●      Folha de pagamento

●      Listagem de impostos

Essas serão algumas das tarefas, e formas que um contador irá trabalhar de dentro da sua marca. É um trabalho que será necessário com frequência, então buscar por uma empresa de confiança e especialista na área é o mais recomendado.

O acompanhamento mensal de um contador, à sua empresa irá trazer uma nova perspectiva de crescimento para seu negócio. E irá te poupar tempo e prejuízos desnecessários. Daí a importância de contratar uma contabilidade focada para streamers e gamers.

Nós somos uma contabilidade especializada em streamers e gamers, veja abaixo alguns dos nossos clientes:

Confira 5 passos para abrir sua empresa como gamer e streamer

Para a criação de um CNPJ alguns passos são necessários e alguns documentos serão requisitados.

Aqui ficará um passo a passo de como abrir sua empresa, com CNPJ, alvará de funcionamento e todos registros.

1) Contrate um contador ou uma empresa contábil

Busque por marcas especialistas no universo online, e principalmente para streamers, youtubers e mídias sociais.

2) Crie um Contrato Social

Será usado para o registro na Junta Comercial

3) CNPJ

Acesse o site da Receita Federal, e consulte as condições de emissão do CNPJ

4) Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento

Solicita a emissão de seu alvará de funcionamento na prefeitura e faça a inscrição da sua empresa no seu município.

5) Certificado Digital

Adquira um Certificado Digital para o CNPJ da sua empresa.

Documentos Necessários

●      RG e CPF

●      Comprovante de endereço da empresa

●      Carnê de IPTU ou inscrição imobiliária do imóvel

●      Comprovante de residência

Tudo pronto na contabilidade para streamers e gamers, e agora?

E então,  agora que leu tanto sobre a importância do cuidado com a contabilidade e gestão do seu nome e da sua empresa, se sente mais preparado para encarar essa?

A contabilidade para streamers e gamers, é imprescindível  e entender como funciona é de muita importância, devendo ser pensada em todo momento.

Perder o sono por causa de contas bagunçadas, multas inesperadas, e impostos altos podem ser um problema e um risco alto demais a se pagar. Por isso, pense com calma e coloque na ponta do lápis junto de seu contador tudo o que viu aqui, sane suas dúvidas e escolha o que é melhor pra você e sua marca.

Abrir e regular um negócio não é lá o bicho de 7 cabeças que aparentar ser não é mesmo? Decisões certas irão trazer inúmeros benefícios para seu negócio, tornando ele mais lucrativo e permitindo um crescimento ainda mais rápido, te ajudando a alcançar ainda mais rápido seus sonhos.

É sempre importante antes de tomar essas decisões, parar e olhar, onde você está e aonde quer chegar, o que quer fazer com seu nome e com o nome de sua futura empresa. Isso te permitirá ver com mais calma o caminho que lhe será mais recompensador.

Caso ainda tenha dúvidas em relação à contabilidade para streamers e gamers assista a este vídeo do nosso contador:

Veja mais artigos do nosso blog:

Contabilidade para streamers e gamers: Como funciona?

Contabilidade para streamers e gamers: Como funciona?

Contabilidade para streamers e gamers, como funciona? Como fazer? O que preciso? Essas são algumas das perguntas que vamos responder aqui. Hoje em dia cada vez mais pessoas vivem ou buscam viver da internet, e um mercado que vem crescendo e ganhando notoriedade é o de streamers e gamers.

4 passos para profissionalizar o seu canal do YouTube

4 passos para profissionalizar o seu canal do YouTube

De repente seu canal do YouTube está indo bem e você não sabe exatamente quais são os próximos passos a serem tomados? Essa é uma dificuldade muito comum entre youtubers. tomar alguns passos decisivos para continuar crescendo. Por isso, resolvemos separar 4 passos para melhorar a qualidade e conseguir profissionalizar o seu canal do YouTube:

5 fatores que influenciam o crescimento do seu canal do YouTube

5 fatores que influenciam o crescimento do seu canal do YouTube

Você sabe quais os fatores que fazem com que um canal do youtube cresça e conquiste um bom número de inscritos? Para entender mais sobre tudo isso, é importante ter em mente que o YouTube é regido por um algoritmo que acaba selecionando os canais que merecem maior atenção daqueles que não merecem.