Porque vale a pena contratar um contador para sua empresa

A importância de ter conhecimento sobre os dados da sua empresa

Toda empresa precisa de um contador. Isso é uma afirmação óbvia. Porém, garanto que você se surpreenderia com a quantidade de donos de pequenos negócios que ainda acreditam que um contador não seja necessário para o seu negócio porque “é um gasto desnecessário”, “a empresa ainda é pequena” ou “consegue fazer as contas sozinho”. Muitos desses empresários vivem de uma “ilusão contábil” com relação a própria empresa, isto é, eles acreditam que sabem algo sobre os números e dados da empresa quando, na realidade, nada sabem.

Essa tal ilusão contábil é responsável por uma série de problemas para essas pessoas, pois faz com que acreditem que a empresa está dando lucro quando não está. Faz com que acreditem que há dinheiro para gastar quando na verdade não há. O resultado de tudo isso é, naturalmente, desastroso. Se você não sabe se sua empresa está no azul ou vermelho, você sequer sabe para onde navegar. Além disso, mesmo quando a empresa está no azul, muitas dessas pessoas aproveitam a oportunidade para aumentar os gastos e despesas pessoais, confundindo o caixa da empresa com o orçamento da própria casa. Grande parte sequer se prepara para períodos de investimentos, para o pagamento de impostos, para o levantamento de capital de giro, de reserva de segurança etc.

É por essas razões que contratar um contador para sua empresa é algo indispensável em qualquer estágio de seu desenvolvimento. Mesmo que ela esteja apenas iniciando, vale a pena contratar uma consultoria para pelo menos ter certeza de que calculou corretamente os preços e custos dos seus produtos. É verdade que, no cálculo final do caixa de qualquer empresa, o que importa é se ela está lucrando ou não. Contudo, você sabe o que levar em consideração no momento desse cálculo? Sabe exatamente quais custos devem incidir sobre o seu faturamento? E sobre o lucro? É nesse momento que muitas pessoas erram.

Um bom contador te mostrará como fazer esse cálculo e quais números são necessários para manter sua empresa bem, sem  qualquer aperreio. Mais ainda, um bom contador te aconselhará sobre como construir um plano financeiro para sua empresa, de maneira a te preparar para os momentos difíceis.

Portanto, jamais subestime a contribuição que um contador pode trazer para sua empresa. Admita que você não consegue fazer sozinho e interprete esse gasto como um investimento. Sim, você estará investindo na sua empresa. Estará contratando alguém que oferecerá uma perspectiva geral das finanças da sua empresa. E, por mais que possa ser doloroso e custoso todo esse processo, valerá a pena porque você terá uma visão real do que está acontecendo. Isso quer dizer que você sairá da ilusão contábil para saber para onde terá que navegar.  Veja alguns dos principais benefício de se contratar um contador:

Maior consciência dos gastos da empresa.

Ponto importante para que você tenha maior consciência sobre quais custos considerar no cálculo de lucro. Além do mais, te dará uma consciência maior sobre

Os valores dos produtos oferecidos.

É somente através de uma boa noção dos custos de produção da sua empresa que você terá uma noção real do quanto cobrar pelos seus produtos. Só assim você venderá tendo a certeza de que está lucrando a cada venda. Lembre-se que muitos empresários baixam preços de maneira negligente e acabam comprometendo o lucro da empresa.

Planos e estratégias financeiras.

Ponto importante para que você possa preparar as finanças da sua empresa para momentos de dificuldade, para momentos de investimento, dentre outros.Todo esse benefício é consequência de um outro benefício fundamental.

Divisão do caixa da empresa e do orçamento pessoal

Se você ainda confunde o caixa da empresa com seu orçamento pessoal, você ainda está perdido e poderá colocar sua empresa em risco. Portanto, se não sabe diferenciar esses dois segmentos, o profissional e o pessoal, pague alguém para fazer por você.

Quitar impostos e encargos fiscais

Se até agora você não se convenceu da importância de um contador, eu realmente espero que este último ponto lhe convença. Não pagar seus impostos e encargos pode trazer dores de cabeça enormes e desnecessárias. Você pode até acreditar que está sendo mais esperto que o governo, mas, acredite, não há como vencer. Portanto, não negligencie os seus impostos. Mantenha sempre tudo em ordem e sua empresa agradecerá.

Precisa de ajuda com a área contábil? Nós podemos ajudar! Entre em contato clicando aqui

Acompanhe mais conteúdos como este:

Conheça nossos serviços: