Entenda o que é BPO (Business Process Outsourcing)

O crescimento de uma empresa vem sempre acompanhado da necessidade de envolver mais pessoas e serviços. Assim que uma empresa cresce, surgem novas preocupações e demandas. Logo as novas dimensões começam a exigir novos profissionais, como contadores, gerentes financeiros, diretores de marketing, dentre outros. Ou ainda, o crescimento da carteira de clientes significa novos desafios e novas exigências de especialização.

O problema, naturalmente, é que trazer mais pessoas significa mais contratos e mais tempo gasto em processos seletivos em busca do candidato ideal. Novamente, outros problemas surgem porque agora você estará contratando profissionais de outras áreas que talvez você tenha pouco ou nenhum conhecimento.

Foi para resolver problemas desse tipo que nasceu o chamado BPO (Business Process Outsourcing), também conhecido como Terceirização de Processos de Negócios. De um modo geral, o termo é utilizado para significar os processos adotados por uma empresa para a contratação de uma outra empresa que será responsável por realizar uma atividade dentro daquele negócio.

O que é BPO?

De maneira geral, o BPO significa contratar uma empresa para realizar atividades que são essenciais dentro da sua empresa, mas que você prefere não contratar funcionários próprios para a realização da tarefa.

Pense, por exemplo, no caso em que você precisa realizar alguma tarefa contábil na sua empresa, como o preenchimento de alguma licitação ou guia de impostos, mas não gostaria de contratar um contador para sua empresa. Nesse caso, é possível simplesmente contratar uma outra empresa para realizar essa tarefa. Assim, a terceirização da atividade fará com que você ganhe maior liberdade para focar na sua tarefa principal enquanto aquela demanda será resolvida. Porém, há alguns requisitos que são importantes para diferenciar o BPO da terceirização.

Como funciona o BPO?

Apesar de semelhante, a estratégia de BPO não se confunde com a terceirização. A terceirização é geralmente contratada para realizar serviços que necessitam de maior volume, em vez de especialização. Já as empresas de BPO costumam focar na execução de tarefas pontuais executadas que serão realizadas por profissionais altamente qualificados. Além disso, espera-se que a contratação de uma empresa de BPO esteja ligada aos processos internos de gestão do negócio.

No caso das terceirizações, geralmente esses serviços são contratados para realizar atividades que estão à margem dos processos centrais de gestão de uma empresa. É o caso, por exemplo, de empresas de vigilantes ou de alimentação que são contratadas para executar serviços paralelos dentro do funcionamento de uma empresa maior. Na estratégia BPO, diferentemente, essas empresas farão parte dos processos centrais da empresa e deverão fornecer inputs importantes no funcionamento do seu core business.

Principais vantagens do BPO

Dentre as principais vantagens de utilizar a estratégia BPO no seu negócio, temos:

            – Flexibilidade. Sua empresa não terá que aumentar seus custos fixos para contratar um determinado serviço. A contratação com a empresa BPO pode permanecer como um custo variável para ocasiões de necessidade. Pense, por exemplo, no caso em que sua empresa irá fornecer algum tipo de serviço, mas precisaria de uma assessoria de uma firma de advogados, a estratégia BPO pode ser utilizada para o atendimento desse cliente específico apenas.

            – Bom custo-benefício.

            – Velocidade. Essa é uma das principais vantagens dessa estratégia, pois sua empresa conseguirá realizar tarefas mais complexas de um modo muito mais ágil, sem ter que utilizar todo o processo usual de contratação, treinamento, etc.

            – Alto-nível de qualificação. Como mencionado anteriormente, esse é outro importante benefício da estratégia BPO: você poderá contar com profissionais altamente qualificados para a realização das tarefas da sua empresa.

            – Utilização de tecnologias inovadoras. Uma vez que uma empresa especializada trará todo o expertise dela para dentro da sua empresa, sua empresa se beneficiará enormemente.

            – Proteção da sua marca. Outra vantagem importantíssima é que toda a tarefa ficará a cargo da empresa BPO, portanto, toda responsabilidade cai unicamente sobre ela, o que o garantirá muito mais tranquilidade.

            – Diminuição de riscos. Sim. Se você contratar experts para realizar uma determinada tarefa, certamente isso diminuirá os riscos de execução do seu projeto. Portanto, sua empresa só tem a ganhar com isso.

Se você quer ter todo o controle da sua empresa mas quer ficar livre das tarefas burocráticas, clique aqui e conheça nossos serviços.

Veja mais artigos do nosso blog:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

Abrir conta no Linker vale a pena?

Se você é empreendedor, com certeza já viveu a dificuldade de encontrar a conta PJ adequada para gerir as finanças da empresa, receber pagamentos, além de realizar as diversas operações necessárias para o dia a dia de um negócio. Segue a leitura que falaremos de uma conta capaz de suprir essa necessidade

5 fatores que influenciam o crescimento do seu canal do YouTube

Você sabe quais os fatores que fazem com que um canal do youtube cresça e conquiste um bom número de inscritos? Para entender mais sobre tudo isso, é importante ter em mente que o YouTube é regido por um algoritmo que acaba selecionando os canais que merecem maior atenção daqueles que não merecem.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp