Na contabilidade, há diversos instrumentos e tipos de relatório úteis para determinar a saúde financeira de uma empresa. Um desses relatórios é a chamada Demonstração do Resultado do Exercício (ou DRE).
Neste texto falaremos da importância do DRE, seus principais benefícios e de como ele pode ajudar a manutenção da sua empresa.
O que é o DRE?
O DRE é um relatório contábil cuja função é determinar se a empresa está gerando lucro ou prejuízo com base em um período de tempo específico. Para elaborar o DRE, é necessário a partir de uma análise de todas as operações da empresa, sobretudo com base em seu Balanço Patrimonial.
Todo DRE deve ser assinado e elaborado por um contador habilitado pelo CRC (Conselhor Regional de Contabilidade). No DRE é considerado diversos indicadores contábeis, como as receitas, as despesas, os investimentos, os custos gerais e provisões.
Como o objetivo é uma avaliação da situação geral da empresa, muitos preferem efetuar um relatório DRE anualmente. Porém, também é possível faze-lo com uma frequência maior sempre que necessário.
Quais empresas devem fazer o DRE?
O relatório é obrigatório para toda empresa, exceto o MEI, e deve ser feito anualmente. O objetivo é avaliar a performance da empresa no período de janeiro à dezembro.
Qual a importância do DRE?
A DRE é um documento obrigatório para as demandas contábeis e fiscais de uma empresa. Porém, seus benefícios vão muito além das prestações de contas. Alguns de seus principais benefícios são:
— Obter uma análise do desempenho geral da sua empresa,
— Examinar em detalhes os custos operacionais da empresa,
— Identificar pontos de melhoria,
— Elaborar estratégias para o futuro da empresa,
— Acompanhar a gestão da empresa,
— Além disso, a DRE pode ser utilizada por banco e analistas financeiras no momento de requisitar empréstimos ou investimentos para a empresa, bem como avaliar seu valor de mercado para possíveis compradores.
O que é levado em consideração numa DRE?
Há diversos indicadores que devem ser levantados no momento de elaborar uma DRE. Muitos já são conhecidos para o balanço patrimonial, mas vale ressaltar os seguintes:
— Despesas com vendas,
— Despesas de produção (ou operacionais),
— Despesas administrativas,
— Receita líquida de vendas e serviços,
— Receita bruta de vendas e serviços,
— Impostos,
— Lucro ou prejuízo operacional,
— Dentre outros.
Lembre-se que o DRE é um levantamento detalhado das finanças de uma empresa e, por isso, deve ser feito por um contador experiente na elaboração desse tipo de relatório. Após a análise da DRE da sua empresa, caso necessário, contrate um serviço de contabilidade consultiva para o auxiliar a otimizar todos os processos contábeis e gerenciais da empresa. (Para saber mais sobre o que é a contabilidade consultiva, visite o seguinte link: Como a contabilidade consultiva pode ajudar sua empresa)
Conclusão
Jamais subestime a importância da DRE. Através dela você consegue ter uma maior consciência de indicadores importantes da sua empresa. Ainda que sua empresa esteja bem e lucrativa, uma avaliação contábil pode lhe revelar a média de produção ideal e o potencial de crescimento da sua empresa.
Gostou deste texto e quer saber mais sobre como elaborar a DRE da sua empresa? Clique aqui e fale conosco!