Como a contabilidade consultiva pode ajudar sua empresa em períodos de crise

contabilidade consultiva

A contabilidade consultiva é definida pelo objetivo de ajudar empresas em seus processos estratégicos, na tomada de decisão e na própria perspectiva de crescimento. Você já deve ter visto aqueles estilo de contabilidade tradicional em que o contador apenas despeja números no gestor para que ele tome as decisões.

Na contabilidade consultiva, o contador ajudará sua empresa na tomada de decisões que sejam importantes para o seu crescimento. O contador não é apenas uma figura passiva dentro da empresa, mas alguém responsável por fornecer feedback importante sobre as decisões e estratégias definidas pelos líderes e gestores.

Por exemplo, se sua empresa pretende expandir para uma nova área de atuação com a ajuda de uma nova linha de produtos, o contador consultivo poderá estimar os custos, a logística, e os indicadores necessários para a execução do projeto.

Continua na leitura que vamos esclarecer os benefícios da contabilidade consultiva:

Benefícios da contabilidade consultiva

Há diversos benefícios em contratar um contador consultivo ou uma BPO de contabilidade consultiva para sua empresa (para saber mais sobre o que é um BPO, recomendamos este texto:Entenda o que é BPO (Business Process Outsourcing)). São esses os principais:

* Análises e projeções globais da empresa;

 * Atuação na definição de estratégias;

* Análise dos diversos indicadores econômicos, financeiros e patrimoniais da empresa;

* Acompanhamento de indicadores;

* Trabalho em conjunto com outros âmbitos da empresa;

* Profissionais qualificados;

* Conhecimento de gestão e empreendedorismo.

contabilidade consultiva

Contabilidade consultiva em períodos de crise

Em períodos de crise, a contabilidade consultiva pode ajudar sua empresa de diversos meios diferentes. A partir da análise dos indicadores financeiros e patrimoniais da empresa, é possível encontrar os melhores meios e estratégias adequadas para esses momentos.

Por exemplo, o contador consultivo poderá ajudar a determinar quais produtos possuem maior potencial de crescimento, quanto custará sua transição para um serviço delivery, quanto custará uma estrutura digital, como realizar uma redução de custos, ou até mesmo quanto sua empresa precisará para navegar aquele período de crise.

Por isso, a contabilidade consultiva é uma das melhores ferramentas para ajudar empresas em períodos de dificuldade.

Contratação de um contador consultivo

Para contratar um contador consultivo ou até mesmo uma consultoria de contabilidade consultiva é necessário antes ter atenção com alguns fatores importantes:

* Qualificação dos profissionais. Procure saber se os profissionais são qualificados o suficiente para ajudar sua empresa nas áreas em que ela necessite de ajuda.

* Cases de sucesso. Informe-se sobre os cases de sucesso que aquele profissional possui. Pergunte quais outras empresas o seu serviço já ajudou e que tipo de mudança ele foi capaz de promover.

* Contratos bem escritos. Tenha certeza de que o contrato estabelecido cobre exatamente os pontos mais importantes para sua empresa.

Experiência com gestão de empresas em momentos de crise. Também procure se certificar de que aquele profissional possui alguma experiência com empresas em momentos de crise. Assim você terá a certeza de que estará contratando o profissional correto.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual o momento correto de contratar uma consultoria, recomendamos este texto: Saiba quando contratar uma consultoria empresarial

Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

plugins premium WordPress