Saiba quando contratar uma consultoria empresarial

Saiba quando contratar uma consultoria empresarial

O serviço de consultorias é um dos grandes mercados em expansão. Nas redes sociais, é possível encontrar diversos tipos de consultoria oferecidas por profissionais das mais variadas profissões. É possível encontrar consultores de moda, de educação, de estudos, de empresas, e de praticamente qualquer outra atividade.

O problema, contudo, é que ainda poucas pessoas se convenceram da necessidade desse tipo de serviço. No Brasil, por exemplo, mesmo quando o empreendedor enfrenta dificuldades no seu negócio, a preferência é buscar ajuda gratuita de qualquer outra pessoa do que pagar algum valor para obter ajuda de um especialista.

O problema é que, quando não buscamos um consultor, levamos muito mais tempo para resolver problemas que alguém com maior expertise resolveria rapidamente. Porém, a tendência de alguns empreendedores é acreditar que aquele problema na sua empresa é algo único e irreparável.

É aí onde está o erro. Acredite: um bom consultor já viu de tudo e já encontrou várias empresas com problemas semelhantes aos seus. Isso é exatamente o que justifica a sua necessidade.

Há um momento certo de contratar uma consultoria empresarial?

Um erro comum do mundo empresarial é a crença de que o único momento de contratar um consultor é quando a empresa vai mal. Essa crença faz com que muitas pessoas procrastinem na contratação do consultor até que seja tarde demais.

O resultado disso é sempre muito comum: o consultor chega no navio quando ele está prestes a naufragar, tenta fazer um milagre, que obviamente não terá efeito, e o dono acaba reclamando e jogando toda a culpa no consultor.

É por essas razões que não existe um único momento correto de contratar uma consultoria empresarial. O ideal é que você busque uma consultoria de confiança sempre que for possível, sobretudo quando sua empresa estiver indo bem.

O principal motivo é o fato de que, quando sua empresa está bem, o serviço de consultoria o ajudará a encontrar cada fator que deve ser melhorado dentro da sua empresa. Com isso, você não apenas evita o naufrágio, mas também o constrangimento de buscar ajuda somente nas horas de dificuldades.

 Por isso, busque ter consultores de confiança, com os quais você sempre poderá solicitar ajuda quando necessário.

Quais são os principais benefícios de uma consultoria?

Os benefícios de uma consultoria empresarial são sempre indispensáveis para toda e qualquer empresa. Confira alguns dos principais:

Ajuda de profissionais qualificados;

Aumento da organização e da gestão dos processos;

Aumento das vendas;

Melhoria do desempenho geral da empresa;

Elaboração de estratégias empresariais;

Maior consciência das necessidades da empresa.

Como deve ser o processo de escolha e contratação de uma consultoria?

Apesar dos benefícios, a escolha de uma consultoria empresarial não deve ser feita de qualquer modo. Antes é necessário se preocupar com alguns pontos importantes para se certificar de que está envolvendo as pessoas certas dentro do seu negócio. São eles:

           1) Identificar o tipo de consultoria buscada. Identifique de antemão se sua empresa necessita de uma consultoria geral ou especializada. Se você busca trabalhar pontos gerais, como gestão de processos e estratégias empresariais, talvez o melhor seja uma consultoria geral. Porém, se busca desenvolver pontos específicos da sua empresa, busque uma consultoria especializada.

            2) Analisar o portfólio da empresa ou do consultor. Certifique-se de que o consultor possui experiência em resolver problemas semelhantes aos da sua empresa. Para isso, analise seu portfólio e informe-se sobre o tipo de resultado alcançado em outras empresas.

            3) Verifique o tipo de contrato proposto. Certifique-se de que o contrato a ser firmado com a empresa cobre todas as necessidades que você procura.

 Após cada um desses passos, é hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Busque obter o máximo de benefício desse tipo de serviço. Poder compartilhar suas dificuldades com outros profissionais da área o ajudará a gerar novas ideias e uma nova perspectiva sobre a sua empresa.

Se você busca uma consultoria para sua empresa, fale conosco e saiba o tipo de ajuda que podemos oferecer! Clique aqui.

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas e eleve seu negócio ao próximo nível; se tiver uma dúvida pontual, sinta-se à vontade para comentar no YouTube. No WhatsApp, focamos em fechamento de negócios e consultorias personalizadas.