Entenda o que é inbound marketing

Hoje em dia presenciamos uma explosão de diversos tipo de plataformas voltadas exclusivamente para a produção de conteúdo e para a possibilidade de engajamento e interação direta com o público.

Vemos diversas formas de produtos como blogs, podcasts, fóruns, lives, grupos de WhatsApp e de Telegram. Todos com o objetivo de partilhar e de reunir pessoas com interesses comuns.

As perguntas naturais, portanto, são:

por que tudo isso se tornou comum nas estratégias de marketing atuais?

Como tudo isso pode ser utilizado para beneficiar uma empresa?

Assim surgiu o conceito de inbound marketing. Continua a leitura que explicaremos exatamente como essa estratégia de marketing pode ser utilizada na sua empresa.

O que é inbound marketing?

De maneira simples, o Inbound Marketing (ou Marketing de Entrada) se refere ao processo de encontrar clientes potenciais para a sua empresa. A ideia é criar canais por onde as pessoas terão uma primeira forma de contato com sua empresa ainda antes de qualquer decisão de compra dos seus produtos.

Esses canais servirão de entrada para o consumo de um determinado conteúdo e a criação de um relacionamento com a sua empresa.

Por isso, empresas que utilizam a estratégia de inbound marketing estão sempre ampliando seus canais de interação com possíveis clientes através de diversas ferramentas digitais como redes sociais, podcasts, blogs, redes sociais e outras ferramentas.

O objetivo é que através do tipo de conteúdo veiculado nessas ferramentas sua empresa possua um canal próprio onde poderá lançar novos produtos, anunciar promoções, bem como sortear brindes, patrocínios e outros benefícios com a própria audiência

Principais benefícios do inbound marketing

Há diversos benefícios associados a estratégia de inbound marketing para empresas, dentre os principais:

Expansão da visibilidade da marca. Um dos principais benefícios do Inbound Marketing é a possibilidade de expandir a visibilidade da sua marca. Note que quanto mais sua empresa aparece em outros canais de comunicação, mais ela se torna conhecida do público. Além disso, sua empresa se associará à outros públicos e audiências.

Criação de canais de comunicação próprios da marca. Um outro benefício da utilização da estratégia de Inbound Marketing é a criação de canais de comunicação próprios para sua empresa. Com a captação de uma audiência própria, sua empresa terá mais pessoas para realizar anúncios e conquistar novos clientes. Assim, não será necessário pagar por divulgação em outros canais de comunicação.

Criação de campanhas de marketing dos seus produtos. Como consequência dos benefícios já mencionados, sua empresa terá diversos canais por onde utilizar suas estratégias de marketing e de publicidade. Além disso, sua empresa terá uma estrutura de marketing capaz de atrair novos clientes de maneira constante e sem a necessidade de gastos adicionais.

inbound marketing

Como utilizar o inbound marketing na sua empresa

Há também diversas formas de implementar estratégias de inbound marketing na sua empresa. Todas envolvem, naturalmente, a produção de conteúdo gratuitamente compartilhado com potenciais clientes sobre um determinado nicho ou tema de interesse. As principais opções são:

– Oferecimento de consultorias e outras estratégias de relacionamento em redes sociais;

Criação de blogs com textos escritos em técnicas de SEO (Search Engine Optimization);

– Criação de podcasts (uma outra opção também é através do próprio patrocínio de podcasts já existentes);

– Criação de canais no YouTube ou outras plataformas de compartilhamento de vídeo.

– Criação de fóruns de comunicação seja em sites ou até mesmo no WhatsApp e Telegram.

Lembre-se que o objetivo é sempre o compartilhamento de conteúdo de gratuito e de qualidade para a produção de uma audiência. De maneira geral, a estratégia de inbound marketing é descrita pelos seguintes passos:

ATRAIR – CONVERTER – FECHAR – ENCANTAR.

Assim, o processo de atração se inicia exatamente através do compartilhamento de conteúdo com o objetivo de levar a audiência a compra dos produtos e divulgação da empresa.

(Se quer saber mais como utilizar as redes sociais para impulsionar a visibilidade da sua empresa, veja também este texto: Como turbinar suas vendas usando o Instagram)

Gostou deste texto e gostaria de uma ajuda sobre como utilizar o inbound marketing na sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

YouTuber iniciante? Confira 6 dicas para crescer o seu canal

Trabalhar com o YouTube se tornou uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos. O que antes era uma profissão buscada apenas por jovens e adolescentes, virou uma profissão e carreira almejada por pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, neste post separamos seis dicas para crescer o seu canal e ajudar na profissionalização desse tipo de atividade. Segue a leitura:

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp