Prestador de serviço? Aprenda o que é o CNAE e qual a sua importância

Se você trabalha com consultoria, ou com qualquer tipo de prestação de serviço, então já deve ter ouvido falar no CNAE. Talvez você já tenha conversado com um contador, escutado as palavras Simples Nacional, CNAE, mas apenas se sentiu confuso e sem saber exatamente o que são essas coisas.

Entender sobre o CNAE é essencial para conhecer um pouco mais sobre os regimes tributários mais populares, bem como a importância do pagamento dos tributos fiscais do seu negócio. Por essa razão, neste post explicaremos o que é o CNAE e porque ele é importante para qualquer trabalho de prestação de serviço.

O que é CNAE?

A Classificação Nacional de Atividades Essenciais (CNAE) é assim chamada por determinada a natureza e o tipo de atividade exercida por uma empresa. A CNAE é um código com 7 dígitos utilizado para classificar a atividade exercida por aquela empresa.

A classificação do CNAE inclui diversos tipos de profissionais autônomos, organizações sem fins lucrativos, bem como empresas públicas e privadas. Uma das razões para isso é o fato de que o CNAE é essencial para a obtenção de um CNPJ.

É a partir da classificação feita pelo CNAE que uma empresa consegue possuir maior controle de suas atividades tributárias através de um regime tributário adequado para suas atividades. Com isso, ganha-se uma clareza de quais tributos devem ser pagos, bem como sobre outras responsabilidades fiscais, sindicais, e trabalhistas.

Vale ressaltar, contudo, que uma mesma empresa pode ter mais de um CNAE, desde que ela exerça tipos distintos de atividade primária e secundária. Porém, apenas um CNAE será usado como principal.

Quem deve possuir CNAE?

Deve possuir um CNAE qualquer empresa, profissional autônomo ou organização que deseja possui um CNPJ. De maneira geral, toda pessoa jurídica (PJ) deve ter sua CNAE definida. A CNAE é um dos primeiros passos necessários para o enquadramento tributário de qualquer serviço em regime jurídico.

Ou seja, se você deseja formalizar o seu negócio de consultoria e abrir o seu CNPJ, a CNAE é uma condição necessária para determinar os tributos da sua empresa. A razão disso é o fato de que a CNAE está diretamente ligada ao chamado Simples Nacional. Porém, é importante frisar que sua empresa estará no Simples Nacional apenas porque tem CNAE. Sua empresa pode ser enquadrada em outros regimes jurídicos diferentes do Simples Nacional.

O Simples Nacional é um regime tributário que unifica os impostos recolhidos para pequenas e médias empresas, para MEIs e microempreendedores individuais. Ou seja, todo MEI e microempreendedores individuais são enquadrados no Simples Nacional. (Para saber mais sobre MEIs, veja também este texto: O que abrir: Uma microempresa (ME), uma empresa de pequeno porte (EPP) ou uma microempresa individual (MEI)?)

Como funciona o CNAE para prestadores de serviço?

Para prestadores de serviço e profissionais de consultoria, o primeiro passo é encontrar qual a classificação indicada para o seu serviço. Definir a CNAE correta da sua empresa leva em consideração alguns fatores de base, como:

– Natureza da atividade,

– Faturamento,

– Número de colaboradores,

– Dentre outros.

Por isso, o recomendado é que a definição da CNAE da sua empresa seja feita com o auxílio de um contador. Além disso, depois da definição da CNAE, o contador determinará se sua empresa se enquadrará no Simples Nacional.

Como funciona o CNAE para prestadores de serviço

Conclusão

Para relembrar os pontos importantes do texto:

– A CNAE é uma classificação necessária para que o governo possa classificar a atividade exercida por uma empresa,

– A CNAE é necessária para que qualquer pessoa jurídica possa obter um CNPJ,

– Após o CNAE, sua empresa deve ser enquadrada em um regime jurídico, o mais comum é o Simples Nacional,

– É necessário determinar qual a classificação indicada para o seu serviço. Para isso, a consultoria de um contador é essencial.

Gostou de ajuda e gostaria de uma consultoria para ajudá-lo a definir seu CNAE? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog

Como começar um negócio com pouco dinheiro

Quando falamos de começar um negócio, rapidamente surgem várias dúvidas de como levantar capital suficiente para comprar e montar toda a estrutura inicial necessária. Em geral, nunca pensamos no passo a passo necessário para construir uma empresa de sucesso. Nunca pensamos em começar pequeno, com passos modestos em direção a algo que, por fim, se tornará uma empresa real. Por essa razão, neste artigo daremos algumas dicas do que fazer para começar um negócio com pouco dinheiro.

O que fazer para começar a recuperação financeira da sua empresa e recuperá-la da crise

O resultado disso tudo é que as pequenas empresas que conseguiram sobreviver ao cenário agora irão se deparar com um novo desafio: o de conseguir alcançar sua recuperação financeira e retomar o crescimento. Se você ainda não sabe o que fazer depois da guerra e por onde começar a retomar o crescimento e a recuperação financeira da sua empresa, preparamos algumas dicas para auxiliá-lo:

Como ganhar espaço em um mercado competitivo

Essa é uma sensação chata, que nos desestimula, nos faz hesitar e pensar que é melhor abandonar o navio, fazer outra coisa qualquer da vida. Preparamos este texto para que você possa ter esperança diante desses cenários e saber o que fazer para posicionar sua empresa mesmo diante daquelas que já estão há um tempo maior no mercado.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp