O que é percepção de valor? Entenda como ela pode afetar os preços dos produtos.

Você já teve aquela experiência de comprar um produto e sentir que ele poderia valer muito mais? Ou, de maneira oposta, que ele poderia valer muito menos? Pois é, isso se chama percepção de valor.

A percepção de valor é um dos fatores principais na hora de determinar o preço de qualquer produto. Aliado a todo preço está a percepção de valor. Quando você consegue vender qualquer coisa, é porque a percepção de valor do produto é maior do que o seu preço.

De maneira oposta, se a percepção de valor é baixa, o cliente sempre pensará que aquele preço é alto para o seu produto. Logo, ele sempre se sentirá inclinado a não comprar.

Por tudo isso, é essencial que você saiba como trabalhar a percepção de valor dos seus produtos e serviços. Neste artigo, vamos te ajudar a entender o que é a percepção de valor e como ela pode afetar os seus preços. 

O que é percepção de valor

Podemos dizer que a percepção de valor é tudo aquilo que o cliente reconhece na sua marca ou produto. Pense em empresas como a Apple, por exemplo. Quando falamos nela, não pensamos no preço de um iPhone ou de um iPad, mas pensamos no fato de que ela é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, pensamos na comodidade, garantias, atendimentos e etc…

Ou seja, antes pensamos na posição da Apple dentro do mercado. Antes pensamos na qualidade dos seus produtos, nas novidades que ela trouxe para o mercado, e só então pensamos nos preços.

É a percepção de mercado, a história anterior, que justifica os preços da Apple. Seus preços não são determinados unicamente pelos custos de produção de cada produto. E é exatamente isso que você deve buscar na sua empresa.

Continue acompanhando para entender como utilizar tudo isso dentro da sua empresa.

Como trabalhar a percepção de valor da sua empresa

Como trabalhar a percepção de valor da sua empresa

A percepção de valor da sua empresa é percebida por todos os elementos que a compõem.  De nada adianta se preocupar com a qualidade do seu produto e ignorar a qualidade do seu atendimento, da sua comunicação, e de diversos outros fatores.

No fim, investir na percepção de valor de uma empresa significa investir em elementos como:

Comunicação visual: logo, esquema de cores dos produtos e das instalações, harmonia visual, e assim por diante.

Qualidade do produto: tudo o que você já imagina: um bom produto, capaz de surpreender o cliente é entregar mais do que foi pedido.

Qualidade do atendimento: pode apostar que a percepção de valor da sua empresa sofre bastante toda vez que um cliente é mal atendido ou não consegue resolver algum problema.

Valores e posicionamento: ter valores bem definidos e um posicionamento dentro do mercado é essencial para contribuir para a percepção de valor da sua empresa. Empresas podem ser percebidas e respeitadas por sua seriedade, qualidade, e outras qualidades da sua “personalidade”.

Você conhece os pilares estratégicos para definir o posicionamento de uma empresa? Aprenda mais aqui: Os 3 pilares para definir o posicionamento estratégico de uma empresa

História: sim, os clientes também adoram comprar em empresas que possuem uma história de admiração. Pode ser até mesmo que os clientes gostam da história do CEO ou de algum outro colaborador. Fatores assim desempenham uma função importante na percepção de valor de uma empresa.

Agora que você aprendeu mais sobre a relação entre preço e percepção de valor, não esqueça de aplicar isso na sua empresa e começar a pensar como trabalhar tais elementos dentro do seu negócio.

Gostou deste texto e procura uma consultoria na precificação dos seus produtos? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

O que é percepção de valor? Entenda como ela pode afetar os preços dos produtos.

Como motivar os colaboradores: conheça os principais mitos e verdades

Todo empreendedor alguma vez já se deparou com esta dúvida: como motivar meus colaboradores? O que fazer para que eles estejam sempre dispostos e empolgados com o trabalho? tentamos diversas técnicas: elogios, aumento de salário, desempenhar outras funções, mas, muitas vezes, nada disso funciona de uma maneira definitiva.

O que é percepção de valor? Entenda como ela pode afetar os preços dos produtos.

8 sinais de que chegou a hora de contratar mais pessoas

Contratar mais pessoas é uma decisão que todo empreendedor prefere adiar o máximo possível. Infelizmente, é muito comum encontrarmos pessoas que preferem “economizar” a ter que trazer mais pessoas para a equipe. Esse tipo de decisão acaba tendo consequências desastrosas. Por vezes, a empresa não consegue crescer como deveria, não consegue atender todos os seus clientes, ou não consegue se expandir em todas as direções que lhe é possível. 

O que é percepção de valor? Entenda como ela pode afetar os preços dos produtos.

Quais colaboradores selecionar para um treinamento?

Falamos especificamente de como investir em treinamento de uma maneira inteligente, em que se utiliza pouco para retirar o máximo de proveito daquele investimento. Mesmo assim, ainda há uma dúvida natural que vocês podem estar se perguntando: Como escolher o colaborador correto para um treinamento? Quais indicativos devo prestar atenção? Por isso, neste artigo comentaremos alguns indicativos fundamentais para que você saiba exatamente qual colaborador selecionar para um treinamento, além de saber que tipo de treinamento deve ser utilizado.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp