O que é percepção de valor? Entenda como ela pode afetar os preços dos produtos.

o que é percepção de valor

Você já teve aquela experiência de comprar um produto e sentir que ele poderia valer muito mais? Ou, de maneira oposta, que ele poderia valer muito menos? Pois é, isso se chama percepção de valor.

A percepção de valor é um dos fatores principais na hora de determinar o preço de qualquer produto. Aliado a todo preço está a percepção de valor. Quando você consegue vender qualquer coisa, é porque a percepção de valor do produto é maior do que o seu preço.

De maneira oposta, se a percepção de valor é baixa, o cliente sempre pensará que aquele preço é alto para o seu produto. Logo, ele sempre se sentirá inclinado a não comprar.

Por tudo isso, é essencial que você saiba como trabalhar a percepção de valor dos seus produtos e serviços. Neste artigo, vamos te ajudar a entender o que é a percepção de valor e como ela pode afetar os seus preços. 

Como trabalhar a percepção de valor da sua empresa

O que é percepção de valor

Podemos dizer que a percepção de valor é tudo aquilo que o cliente reconhece na sua marca ou produto. Pense em empresas como a Apple, por exemplo. Quando falamos nela, não pensamos no preço de um iPhone ou de um iPad, mas pensamos no fato de que ela é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, pensamos na comodidade, garantias, atendimentos e etc…

Ou seja, antes pensamos na posição da Apple dentro do mercado. Antes pensamos na qualidade dos seus produtos, nas novidades que ela trouxe para o mercado, e só então pensamos nos preços.

É a percepção de mercado, a história anterior, que justifica os preços da Apple. Seus preços não são determinados unicamente pelos custos de produção de cada produto. E é exatamente isso que você deve buscar na sua empresa.

Continue acompanhando para entender como utilizar tudo isso dentro da sua empresa.

Como trabalhar a percepção de valor da sua empresa

A percepção de valor da sua empresa é percebida por todos os elementos que a compõem.  De nada adianta se preocupar com a qualidade do seu produto e ignorar a qualidade do seu atendimento, da sua comunicação, e de diversos outros fatores.

No fim, investir na percepção de valor de uma empresa significa investir em elementos como:

Comunicação visual: logo, esquema de cores dos produtos e das instalações, harmonia visual, e assim por diante.

Qualidade do produto: tudo o que você já imagina: um bom produto, capaz de surpreender o cliente é entregar mais do que foi pedido.

Qualidade do atendimento: pode apostar que a percepção de valor da sua empresa sofre bastante toda vez que um cliente é mal atendido ou não consegue resolver algum problema.

Valores e posicionamento: ter valores bem definidos e um posicionamento dentro do mercado é essencial para contribuir para a percepção de valor da sua empresa. Empresas podem ser percebidas e respeitadas por sua seriedade, qualidade, e outras qualidades da sua “personalidade”.

Você conhece os pilares estratégicos para definir o posicionamento de uma empresa? Aprenda mais aqui: Os 3 pilares para definir o posicionamento estratégico de uma empresa

História: sim, os clientes também adoram comprar em empresas que possuem uma história de admiração. Pode ser até mesmo que os clientes gostam da história do CEO ou de algum outro colaborador. Fatores assim desempenham uma função importante na percepção de valor de uma empresa.

Agora que você aprendeu mais sobre a relação entre preço e percepção de valor, não esqueça de aplicar isso na sua empresa e começar a pensar como trabalhar tais elementos dentro do seu negócio.

Gostou deste texto e procura uma consultoria na precificação dos seus produtos? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas: