Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão, geralmente em forma escrita, utilizadas para induzir o seu cérebro a uma determinada decisão. Os gatilhos mentais são itens quase obrigatórios em toda propaganda na internet ou até mesmo em outros canais de mídia.
Sabe quando vemos uma propaganda ou oferta e temos aquela sensação de que não podemos deixar aquilo passar? Essa sensação é geralmente causada pela presença de um gatilho mental naquela peça de propaganda.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que os gatilhos mentais servem apenas para a venda de produtos na internet, eles também são utilizados em propagandas de produtos e lojas físicas.
Utilizar a técnica dos gatilhos mentais serve para despertar a atenção do público e gerar um senso maior de urgência na obtenção do produto oferecido pela sua loja. Por isso, neste texto selecionamos três gatilhos infalíveis para você utilizar em qualquer oferta de produto na sua loja física:
O gatilho da escassez.
O primeiro gatilho mental infalível é o da escassez. O gatilho da escassez é aquele que anuncia a escassez do produto através de alguma expressão. Ele pode ser anunciado através de expressões como “Vagas Limitadas”, “Somente para os 20 primeiros”, ou até mesmo através da limitação da quantidade de itens disponíveis.
Com certeza você já sentiu a pressão em comprar algum produto a partir da pressão gerada por um gatilho da escassez. Apesar de seu uso ser bastante comum, esta ainda é uma técnica bastante eficiente e recomendada sempre que você queira gerar no cliente um sentimento de urgência.
O gatilho da urgência.
O segundo gatilho infalível escolhido por nós é o chamado gatilho da urgência. O gatilho da urgência é criado a partir da determinação de um prazo limite para a aquisição da oferta. Assim, se no gatilho da escassez havia uma urgência criada pelo limite de oferta de um produto, no gatilho da urgência há uma limitação ligada ao tempo disponível de oferta do produto.
Para utilizar o gatilho da urgência, basta utilizar expressões que criam um prazo de disponibilidade da oferta. Assim, expressões como “Oferta disponível somente por 24 horas”, ou “Promoção válida somente até o dia…” são as mais adequadas para criar um senso de urgência no cliente.
O gatilho da reciprocidade.
Por fim, o terceiro gatilho mental escolhido por nós é o da reciprocidade. A ideia desse gatilho não é necessariamente utilizar uma expressão parar criar um senso de urgência ou coisa parecida.
O gatilho da reciprocidade se baseia em utilizar estratégias para gerar no cliente um sentimento de dívida com a sua loja. Sabe quando você é bem atendido em uma loja, ganha algum tipo de brinde ou coisa semelhante, e sente o dever de retribuir aquela gentileza de alguma forma? Esse é o gatilho da reciprocidade.
Por isso, a estratégia do gatilho da reciprocidade objetiva criar um sentimento de dívida e de gratidão com a sua empresa. Para gerar esse sentimento de dívida basta utilizar brindes, cupons de desconto, ou outras estratégias para estimular o retorno daquele cliente a sua loja.
O sentimento de reciprocidade faz com que o cliente sinta sempre alguma obrigação com a sua loja, seja em indicar sua loja a possíveis clientes ou na compra recorrente dos seus produtos. (Se quer saber mais como gerar vendas recorrentes para sua loja, recomendamos este texto: Aprenda a gerar vendas recorrentes para sua loja)
Vale ressaltar que nem tudo se reduz a utilizar gatilhos mentais para a venda de produtos. Lembre-se que não há propaganda boa capaz de vender um produto ruim. Portanto, antes de pensar em estratégias de convencimento, preocupe-se sobretudo com a qualidade dos seus produtos.
Se ficou com alguma dúvida, nosso contador gravou uma live com mais detalhes sobre os gatilhos mentais:
Gostou deste texto? Gostaria de uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco!