Aprenda a gerar vendas recorrentes para sua loja

Você já viu aqueles serviços de assinatura em que o cliente paga uma determinada quantia de dinheiro para receber algum produto mensalmente? Há serviços de assinatura de livros, de pães, de ração de cachorro, e vários outros. A grande vantagem desse tipo de modelo de produto é manter a recorrência do caixa a partir de uma base fixa de clientes. Esse é o significado de vendas recorrentes.

Para fazer vendas recorrentes, contudo, não é necessário que você tenha um serviço de assinaturas. Há diversas formas de assegurar vendas recorrentes utilizando de algumas estratégias para fazer com que o seu cliente retorne a sua loja diversas vezes e por diferentes motivos. Sabe aquela estratégia do mecânico que oferece uma manutenção e troca de óleo por um valor baixo, mas quando você faz o serviço, ele dá uma olhada no seu carro e fala: “olha, já que nós fizemos a manutenção, seria importante também a gente trocar uma peça X ou Y. Ali, pode até ser que o mecânico não saiba, mas ele acaba de criar uma pequena recorrência.

O tipo de estratégia utilizada pelo mecânico é bastante comum, principalmente, em empresas de produtos digitais. De um modo geral, a estratégia consiste em criar uma esteira de produtos, isto é, uma seleção de produtos que faz com que o seu cliente caminhe de um produto a outro e acabe retornando a sua loja diversas vezes.

Com isso, uma esteira de produtos é feita por um produto barato e com boa demanda que servirá de isca, e em seguida existirá outros produtos que serão oferecidos a cada vez que o seu cliente busca sua loja. Note que não se trata de enganar o cliente e empurrar nele inúmeros produtos desnecessários, mas de criar uma estratégia para que você possa oferecer produtos diferentes em momentos diferentes. O mecânico faz isso porque sabe que manutenção de máquinas deve ser feita de forma geral.

Se, por exemplo, você é um contador, poderia oferecer uma consultoria grátis e, a partir daí, oferecer um outro produto seu, como uma análise de fluxo de caixa ou de preço de produtos. A partir do seu produto grátis, o cliente cairá na esteira para buscar outros serviços e, com isso, você terá uma recorrência daquele cliente.

Além das vendas recorrentes, há outros benefícios obtidos de se criar uma esteira de produtos:

Maior aproveitamento de uma base fixa de clientes

O primeiro benefício de se criar uma esteira de produtos é aproveitar o máximo de sua base de clientes. Você poderá obter o máximo de faturamento a partir de um número mínimo de clientes. Tendo uma esteira de produtos, você não dependerá de sempre atrair clientes novos, mas poderá criar uma cartela de clientes fieis que sempre buscarão pelos seus serviços.

Apresentação de diversos produtos e serviços

Um outro benefício de se criar uma esteira de produtos é poder mostrar ao cliente os diversos meios pelos quais você pode ajudá-lo. Ao entrar na sua esteira de produtos, o cliente terá uma ideia mais precisa de que tipo de serviço você é bom e de como pode ajudá-lo.

Manutenção do contato e da proximidade com o cliente

A partir de uma esteira de produtos, você poderá prolongar o seu contato com o cliente. A sua relação com aquele cliente ganha uma vida útil maior, ou seja, sua relação com aquele cliente não termina assim que ele efetua a compra do primeiro serviço. Na verdade, através de uma esteira de produtos, você sabe que essa relação está apenas começando.

O prolongamento da relação com um cliente é importante para que você possa criar um laço de confiança com ele. É uma característica essencial para que ele não esqueça da sua loja e dos serviços que você oferece.

Portanto, utilize a estratégia da esteira de produtos para gerar vendas recorrentes para sua loja ou serviço. Obviamente você não terá a mesma recorrência dos modelos de assinatura, mas certamente conseguirá ótimos resultados ao prolongar a sua relação com o seu cliente.

Gostou deste texto e busca uma consultoria para a sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog

Abrir conta no Linker vale a pena?

Se você é empreendedor, com certeza já viveu a dificuldade de encontrar a conta PJ adequada para gerir as finanças da empresa, receber pagamentos, além de realizar as diversas operações necessárias para o dia a dia de um negócio. Segue a leitura que falaremos de uma conta capaz de suprir essa necessidade

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Como evitar o stress e o cansaço: 10 dicas para empreendedores

O cansaço e o stress são os grandes vilões da vida de qualquer empresário. Isso acontece em razão das longas jornadas de trabalho e do incessante foco em produzir mais e crescer mais. Como dizem: empresário não tem hora pra sair nem pra entrar. Não há um expediente a cumprir e tudo depende de suas decisões para acontecer. O resultado disso é o cansaço constante e a sensação de esgotamento interminável.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp