Saiba o que são gatilhos mentais e como aplicá-los na sua loja física

Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão, geralmente em forma escrita, utilizadas para induzir o seu cérebro a uma determinada decisão. Os gatilhos mentais são itens quase obrigatórios em toda propaganda na internet ou até mesmo em outros canais de mídia.

Sabe quando vemos uma propaganda ou oferta e temos aquela sensação de que não podemos deixar aquilo passar? Essa sensação é geralmente causada pela presença de um gatilho mental naquela peça de propaganda.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que os gatilhos mentais servem apenas para a venda de produtos na internet, eles também são utilizados em propagandas de produtos e lojas físicas.

Utilizar a técnica dos gatilhos mentais serve para despertar a atenção do público e gerar um senso maior de urgência na obtenção do produto oferecido pela sua loja. Por isso, neste texto selecionamos três gatilhos infalíveis para você utilizar em qualquer oferta de produto na sua loja física:     

O gatilho da escassez.

O primeiro gatilho mental infalível é o da escassez. O gatilho da escassez é aquele que anuncia a escassez do produto através de alguma expressão. Ele pode ser anunciado através de expressões como “Vagas Limitadas”, “Somente para os 20 primeiros”, ou até mesmo através da limitação da quantidade de itens disponíveis.

Com certeza você já sentiu a pressão em comprar algum produto a partir da pressão gerada por um gatilho da escassez. Apesar de seu uso ser bastante comum, esta ainda é uma técnica bastante eficiente e recomendada sempre que você queira gerar no cliente um sentimento de urgência.

O gatilho da urgência.

O segundo gatilho infalível escolhido por nós é o chamado gatilho da urgência. O gatilho da urgência é criado a partir da determinação de um prazo limite para a aquisição da oferta. Assim, se no gatilho da escassez havia uma urgência criada pelo limite de oferta de um produto, no gatilho da urgência há uma limitação ligada ao tempo disponível de oferta do produto.

Para utilizar o gatilho da urgência, basta utilizar expressões que criam um prazo de disponibilidade da oferta. Assim, expressões como “Oferta disponível somente por 24 horas”, ou “Promoção válida somente até o dia…” são as mais adequadas para criar um senso de urgência no cliente.     

O gatilho da reciprocidade.

Por fim, o terceiro gatilho mental escolhido por nós é o da reciprocidade. A ideia desse gatilho não é necessariamente utilizar uma expressão parar criar um senso de urgência ou coisa parecida.

O gatilho da reciprocidade se baseia em utilizar estratégias para gerar no cliente um sentimento de dívida com a sua loja. Sabe quando você é bem atendido em uma loja, ganha  algum tipo de brinde ou coisa semelhante, e sente o dever de retribuir aquela gentileza de alguma forma? Esse é o gatilho da reciprocidade.

Por isso, a estratégia do gatilho da reciprocidade  objetiva criar um sentimento de dívida e de gratidão com a sua empresa. Para gerar esse sentimento de dívida basta utilizar brindes, cupons de desconto, ou outras estratégias para estimular o retorno daquele cliente a sua loja.

O sentimento de reciprocidade faz com que o cliente sinta sempre alguma obrigação com a sua loja, seja em indicar sua loja a possíveis clientes ou na compra recorrente dos seus produtos.  (Se quer saber mais como gerar vendas recorrentes para sua loja, recomendamos este texto: Aprenda a gerar vendas recorrentes para sua loja)

Vale ressaltar que nem tudo se reduz a utilizar gatilhos mentais para a venda de produtos. Lembre-se que não há propaganda boa capaz de vender um produto ruim. Portanto, antes de pensar em estratégias de convencimento, preocupe-se sobretudo com a qualidade dos seus produtos.

Se ficou com alguma dúvida, nosso contador gravou uma live com mais detalhes sobre os gatilhos mentais:

Gostou deste texto? Gostaria de uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

YouTuber iniciante? Confira 6 dicas para crescer o seu canal

Trabalhar com o YouTube se tornou uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos. O que antes era uma profissão buscada apenas por jovens e adolescentes, virou uma profissão e carreira almejada por pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, neste post separamos seis dicas para crescer o seu canal e ajudar na profissionalização desse tipo de atividade. Segue a leitura:

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp