Conseguir controlar as finanças é um desafio em qualquer segmento, mas principalmente na advocacia, e mais ainda para quem está começando. O planejamento financeiro para advogados se faz essencial para qualquer ocasião!
Saber o quanto você tem de gastos, de lucro, entre outras medidas é o que faz um planejamento financeiro obter sucesso. Por essa razão, vamos te explicar passo a passo do que você precisa para se planejar.
Planejamento financeiro para advogados
Não é de hoje que as pessoas buscam se organizar financeiramente. Em diversas profissões o planejamento é aplicado, mas, como cada uma conta com características diferentes, além de gastos e obtenção de lucros de outras formas, vale a pena pensar em um plano específico para cada uma delas, por isso, esse é direcionado aos advogados.
Plano de Contas
Trata-se de um agrupamento de contas que orienta toda a atividade contábil de uma empresa, principalmente de um escritório de advocacia. Deve fazer parte do planejamento financeiro para advogados!
É através da contabilidade que obtemos informações valiosas e evitamos uma série de riscos. Muitos gestores que deixam a contabilidade do seu negócio de lado, e não têm toda a documentação, correm o risco de serem acusados de fraude, por exemplo. Isso, para um advogado, seria quase como o fim da carreira dele, portanto, coloque em dia o plano de contas.
Quanto dinheiro entra e quanto dinheiro sai?
Você precisa avaliar seus lucros, e principalmente seus gastos para fazer um bom planejamento financeiro para advogados.
Quanto você recebe atualmente de cada cliente precisa ser maior do quanto você gasta. E, se não, é através dessa análise que você poderá descobrir o quanto precisa aumentar seus lucros para suprir a diferença entre isso e o que gasta, antes que os negócios comecem a ser prejudicados.
Fique por dentro dos termos
Lucros e gastos é algo que todos conhecemos. Mas, você sabe o que é desembolso, despesas variáveis, despesas fixas, perdas, investimento? Esses são os tipos de termos que precisamos conhecer se queremos fazer um bom planejamento financeiro para advogados. Portanto, se você ainda não sabia do significado deles, comece a se informar o quanto antes.
Ajuda profissional
Poder contar com os serviços de um profissional em planejamento financeiro para advogados é uma boa ideia para quem não tem muita facilidade com essa parte.
O contador é o profissional responsável por cuidar de todos os aspectos de uma empresa que envolve as finanças. Mesmo se você é um advogado que trabalha sozinho, contar com a contabilidade para advogados pode te ajudar na organização.
Justamente por conhecer cada parte das suas finanças, o contador saberá como controlá-las, além de poder te aconselhar em novos investimentos, no quanto deve poupar etc. O serviço vale a pena.
Essas são as etapas para um bom planejamento financeiro para advogados. Se você quer acabar com os desafios na sua vida monetária, então comece já a se planejar.
Se você ainda possui dúvidas, entre em contato com a Conta Junto!
Aproveite e confira dicas para advogados pagarem menos impostos.
Conheça nossos serviços:
Veja mais conteúdos:
Todo empreendedor já experimentou a sensação de não saber para onde a empresa está indo, de que tudo está fora de controle, estagnou e não há muito o que fazer para sair dali. Em geral, assim que essa fase chega, a primeira reação é sempre apontar os culpados mais comuns: a economia, os clientes, a equipe, a maré baixa, ou qualquer outro fator externo.
Grande parte desses empreendedores não acredita no processo de crescimento de uma empresa.
Continuar Lendo…
Assim que uma empresa cresce, surgem novas preocupações e demandas. Logo as novas dimensões começam a exigir novos profissionais, como contadores, gerentes financeiros, diretores de marketing, dentre outros. Ou ainda, o crescimento da carteira de clientes significa novos desafios e novas exigências de especialização.
O problema, naturalmente, é que trazer mais pessoas significa mais contratos e mais tempo gasto em processos seletivos.
Foi para resolver problemas desse tipo que nasceu o chamado BPO (Business Process Outsourcing)
Continuar Lendo…
Para fazer vendas recorrentes, contudo, não é necessário que você tenha um serviço de assinaturas. Há diversas formas de assegurar vendas recorrentes utilizando de algumas estratégias para fazer com que o seu cliente retorne a sua loja diversas vezes e por diferentes motivos. Sabe aquela estratégia do mecânico que oferece uma manutenção e troca de óleo por um valor baixo, mas quando você faz o serviço, ele dá uma olhada no seu carro e fala: “olha, já que nós fizemos a manutenção, seria importante também a gente trocar uma peça X ou Y”. Ali, pode até ser que o mecânico não saiba, mas ele acaba de criar uma pequena recorrência.
Continuar Lendo…