Planejamento Tributário para Empresas de TI

Na maioria das vezes quando se fala em planejamento tributário para

empresas de TI para um sócio de

uma dessas empresas, o primeiro sentimento que aparece é que isto é complicado. Na verdade “codar” é que é complicado, não é mesmo? Ao menos para mim. Portanto o que podemos tirar como primeira lição deste assunto é que sempre haverá alguém preparado para atender nossas demandas, não é mesmo? E a melhor opção sempre é contar com um profissional.

Neste artigo vamos você vai entender o porquê de se fazer um bom planejamento tributário e como não é complicado fazer isto, se você buscar os recursos corretos. Então vamos

aos tópicos:

– O que é planejamento tributário?

– Como fazer o planejamento tributário de forma prática

– Quando e como devo decidir qual o melhor regime tributário para meu CNPJ?

– Conclusão

1) O que é planejamento tributário para empresas de TI ?

A legislação tributária é extensa, complexa e demanda tempo e conhecimento para entendê-la. Imagine você entrar no mar para mergulhar mas esqueceu todos os acessórios. Não levou o tubo de oxigênio, o snorkel, nem as nadadeiras e a máscara. Você terá que respirar sozinho, vai consumir muito mais do seu corpo e talvez você até morra, não é mesmo? É assim que um empreendedor que não faz um bom planejamento tributário se sente. Passa um tempão passando mais impostos do que deveria e tem a sensação de que vai se afogar com a carga tributária. E a maioria destes empreendedores começam a reclamar, o que drena muito da sua energia. Planejamento tributário, em última análise, é o mapa tributário que você precisa para empreender em seu negócio, seja ele novo ou já exista há algum tempo e está custando caro.

2) Como fazer o planejamento tributário de forma prática

Não tem jeito, a melhor forma de fazer algo bem feito é contratando um profissional confiável no assunto. Tudo o que sai desse âmbito pode gerar impacto negativo e, futuramente, gera a necessidade de contratar o tal profissional para arrumar o que não está correto. Então aqui vai o passo-a-passo para fazer um planejamento tributário para empresas de TI que seja efetivo e realmente representa economia no futuro.

a) Faça um bom plano de negócios

Por menor que seja seu negócio, ele só vai crescer de verdade se você tiver um bom plano de negócios. Um Business Model Canvas bem feito já te dará o caminho a ser seguido. Mas sem um bom plano você vai andar à mercê da sorte. Se você não sabe nem por onde começar, esta é uma boa hora para iniciar as conversas com um bom profissional.

b) Compartilhe este plano com um profissional da área tributária

Muitos planos são interessantes no campo estratégico, mas pode ser uma armadilha na questão tributária. E vice-versa. Depois que você tem uma estratégia bem definida é a hora de colher os pitacos de quem entende muito como funciona a tributação. O investimento que você fará permitirá uma economia tributária significativa, a ponto de você recuperar este valor, em muitos casos, já no primeiro mês de operação do seu empreendimento. Recorra a um Contador e, se necessário, a um Advogado também. Ambos trarão luz sobre este tema nebuloso, pode ter certeza. Mas tenha o cuidado de buscar o profissional adequado inclusive para seu nível de conhecimento sobre o tema. Recorrer à ajuda de um profissional que fala contabilês ou juridiquês pode mais atrapalhar que ajudar.

c) Mude sua mentalidade sobre impostos

Seja você um liberal, um conservador, um progressista ou qualquer que seja sua vertente político-econômica, entenda que o governo pode mais que você e a esfera para mudar essa realidade não é a da sonegação. Você se propôs a criar um negócio, vai gerar empregos (mesmo que não seja imediatamente) e certamente você pensou em iniciar um negócio para ter lucros e prosperar. Deixar uma porta aberta para o governo desfazer isto é uma imprudência desmedida que fará com que você sofra consequências no futuro.

d) Colha os frutos!

Iniciar o negócio e pagar impostos de forma inadequada gera uma frustração imensa. Mas depois de fazer um bom planejamento tributário o que você mais vai sentir é a satisfação de pagar apenas aquilo que é devido, sem desperdício de um recurso tão importante para seu empreendimento: o dinheiro.

3) Quando e como devo decidir qual o melhor regime tributário para meu CNPJ?

No Brasil existem 3 regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Só é possível alterar o tipo de tributação do seu empreendimento, optando por um dos 3 regimes, até dia 31 de Janeiro de cada ano. Para fazer a opção por um ou outro regime tributário o melhor a fazer é contar com a ajuda de um profissional, até porque é necessário ter um Contador que assine as obrigações acessórias (declarações) pela sua empresa junto com você, sócio-administrador.

A opção pelo Simples Nacional é feita pelo portal do Simples na Internet. Já a opção pelos outros regimes é feita nos cálculos dos impostos e na entrega de determinadas declarações ao Fisco.

4) Conclusão

Nenhuma outra frase faz mais sentido quando o assunto é planejamento tributário para empresas de TI: “o barato pode sair caro”. Economizar com a assessoria correta para seu empreendimento pode te fazer pagar impostos de forma errada por anos! Ou seja: menos lucro (ou talvez até prejuízo) ou então sonegação serão os únicos caminhos que você passará a enxergar, mesmo querendo fazer tudo da forma correta no início. Então não se iluda, busque auxílio, economize com impostos e seja mais feliz!

Deseja Abrir sua empresa de TI ? Clique Aqui

Deixe sua opinião nos comentários. Como você fez na sua empresa? Já fez um diagnóstico do quanto está

pagando de impostos para ter certeza de que está economizando tudo que pode?

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Produtores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais

Veja mais conteúdos:

Como uma empresa de TI paga 61% menos imposto fazendo isso

Se esta também é sua pergunta, nós entendemos bem o porquê desta dúvida. Para explicar em detalhes como sua empresa de TI pode pagar menos imposto, vou iniciar com uma breve história real.

Continuar Lendo…
Planejamento Tributário para Empresas de TI

Na maioria das vezes quando se fala em planejamento tributário para empresas de TI para um sócio de uma dessas empresas, o primeiro sentimento que aparece é que isto é complicado. Na verdade “codar” é que é complicado, não é mesmo? Ao menos para mim. Portanto o que podemos tirar como primeira lição deste assunto […]

Continuar Lendo…
Como funciona a tributação para empresas de TI

Abrir a empresa e sair operando! Este é o mundo que sonhamos para nosso Brasil, não é? Mas se você está fazendo isso hoje em dia pode estar perdendo (muito!) dinheiro. Você precisa entender, primeiro, como funciona a tributação de empresas de TI. Se você tem uma empresa de Tecnologia da Informação, precisa estar atento […]

Continuar Lendo…