Quais colaboradores selecionar para um treinamento?

treinamento para colaboradores

Conteúdo

Já falamos aqui sobre a importância de investir no treinamento dos seus colaboradores, neste artigo: 5 razões para investir no treinamento dos colaboradores.

Falamos especificamente de como investir em treinamento de uma maneira inteligente, em que se utiliza pouco para retirar o máximo de proveito daquele investimento.

Mesmo assim, ainda há uma dúvida natural que vocês podem estar se perguntando: Como escolher o colaborador correto para um treinamento? Quais indicativos devo prestar atenção?

Por isso, neste artigo comentaremos alguns indicativos fundamentais para que você saiba exatamente qual colaborador selecionar para um treinamento, além de saber que tipo de treinamento deve ser utilizado.

Conheça os principais indicativos para selecionar um colaborador para um treinamento

1 – O colaborador precisa a aprender uma nova habilidade

O primeiro indicativo de qual colaborador selecionar é simplesmente o fato de que ele necessita aprender alguma habilidade nova.

Por exemplo, pode ser que você planeje colocar aquela pessoa em uma outra função para a qual ela ainda não está preparada.

Assim, é possível pagar um treinamento ou curso rápido para que a pessoa comece a aprender e a desenvolver a habilidade antes mesmo de ocupar aquele cargo.

Desnecessário dizer que aproveitar um colaborador já contratado é melhor do que contratar outras pessoas que ainda terão que se adaptar ao dia a dia e as demandas da empresa.

2 – O colaborador tem dificuldade específicas com a execução

Outro indicativo importante ocorre quando o seu colaborador possui alguma dificuldade específica de execução.

Se o seu mecânico precisa aperfeiçoar ou aprender um serviço em uma determinada parte do carro, ou se o seu cozinho precisa aprender a gerenciar melhor a equipe, você pode pagar treinamentos ou consultorias específicas para que eles consigam desenvolver tais habilidades rapidamente.

3 – O colaborador é dedicado e aproveitará bem a oportunidade

Se você tem um funcionário dedicado, que está sempre pensando em como melhorar os processos dentro da empresa, então certamente ele está entre as melhores opções para fazer um treinamento.

Funcionários assim com certeza farão o máximo para aproveitar a oportunidade de aprender mais e trazer novas ideias para a empresa.

Tenha sempre muito cuidado em selecionar colaboradores que não estarão dispostos a aprender e farão o treinamento só por obrigação. Com certeza você desperdiçará seu dinheiro.

4 – Há formas alternativas de se executar um processo ou tarefa

Se os seus colaboradores estão sempre executando uma determinada tarefa seguindo um determinado passo a passo, e você sabe que há formas mais eficientes de executar aquela tarefa, então você pode investir em um treinamento que os ensine a executar aquela tarefa daquele modo.

Um exemplo muito comum é quando sua empresa começa a automatizar processos com o uso de softwares. Você pode investir em um curso para ensinar os seus colaboradores a utilizar esses softwares e assim conseguir aproveitar corretamente aquela ferramenta.

Cursos e treinamentos de atualização sobre as ferramentas utilizadas na empresa são essenciais para o crescimento do negócio.

Os colaboradores conseguem agir de maneira mais ágil e, com isso, o tempo de trabalho acaba melhor aproveitado. Por isso, encare treinamentos desse tipo como essenciais para o seu negócio.

Conclusão

Para que você possa relembrar os indicativos mencionados por nós. Estes são os indicativos de como selecionar um colaborador para um treinamento:

– Desenvolver uma nova habilidade para outro cargo;   

– Resolver dificuldades específicas da execução de alguma tarefa;

– Aperfeiçoar os conhecimentos de um colaborador dedicado;

– Atualizar-se sobre novas formas de executar uma determinada tarefa.

Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria para o seu negócio? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

plugins premium WordPress