Saiba como legalizar um escritório de advocacia e esteja dentro da lei!

Você estuda alguma área de advocacia? Certamente já pensou em montar o seu próprio escritório, não é mesmo?

Mas muitas das vezes aparecem as dificuldades e você não sabe nem por onde começar, então, aqui você ficará sabendo de algumas dicas sobre como planejar o seu negócio e ficará por dentro das exigências da lei para abrir um escritório advocatício.

A advocacia é uma das profissões mais procuradas dentro do mercado, e compreende algumas questões judiciais que incluem os direitos trabalhistas, criminais, penais, fiscais, civis, entre outros.

Cada vez mais aparecem profissionais querendo exercer essa profissão, e os que conseguem se destacar, sempre são bem-sucedidos, ainda mais quando sabem exatamente como abrir um escritório de advocacia bem elaborado e com as questões legais em dia.

Manter a boa conduta e a ética em dia são grandes diferenciais nos olhos de quem procura um advogado, pois as pessoas sempre buscam por profissionais que realmente sabem o que estão fazendo para defenderem as suas causas.

É muito importante que o profissional proporcione classe nos serviços e também tenha qualidades que possam conferir destaque a ele, de modo que consiga fechar negócio com os clientes que visitam o seu escritório de advocacia.

Veja abaixo algumas exigências legais que são necessárias para abrir um escritório de advocacia:

Para você poder ser dono(a) de um escritório jurídico e também poder atuar como autônomo ou contratado, é necessário que você seja aprovado no exame da OAB.

Para abrir o seu escritório de advocacia devidamente legalizado é necessário que tanto você quanto os outros profissionais e a empresa estejam devidamente regularizados pela OAB.

Conforme diz a Lei nº 6.839/1980, o registro dos profissionais e das empresas precisam se encontrar legalmente licenciados e serão indispensáveis nos institutos competentes para a inspeção do exercício das diferentes profissões.

Para efetuar o registro do escritório, você também precisa realizar uma pesquisa para saber se existe outro escritório com um nome igual ou similar ao que você escolheu.

Veja abaixo a quem você precisará recorrer para abrir e legalizar o seu escritório de advocacia:

Ordem dos Advogados do Brasil: Registro do contrato social da empresa juntamente à OAB;

INPI: Para consultar registros de patentes e marcas;

Secretaria da Receita Federal: É necessário para criação do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);

Prefeitura Municipal: Para conseguir o alvará de funcionamento;

Previdência Social: Serve para cadastrar a empresa e os responsáveis legais;

Caixa Econômica Federal: Para cadastrar o escritório no sistema de Conectividade Social;

Corpo de Bombeiros: Para poder ter a autorização de funcionamento.

Além de todos esses requerimentos, por ser uma atividade de caráter público, para abrir o seu escritório de advocacia é necessário que você siga uma legislação específica.

Em termos gerais, tudo isso é regulado de acordo com a lei nº 8.906/1994, que trata dos dispositivos essenciais aplicáveis, e é responsável por regulamentar a profissão do advogado, entre outros assuntos.

Muitos não sabem quando começar a se organizar para abrir o seu escritório, e isso depende realmente de cada um. O importante é que a pessoa se sinta segura para atuar na área e tenha bastante planejamento.

Depois de ler esse artigo, com certeza, você já tem uma noção de como legalizar o seu escritório de advocacia, mas se precisar de ajuda, fale com a Conta Junto! Teremos prazer em ajudar!

Agora só falta você correr atrás dos recursos necessários e colocar tudo em ordem!

Quer saber como um advogado pode pagar menos impostos? Clique aqui

Boa sorte e muito sucesso!

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Produtores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais

Veja mais conteúdos:

Por que o certificado digital é importante para sua empresa?

Com passar dos anos a dinâmica de trabalho da sociedade sofreu grandes alterações. A chegada da tecnologia redefiniu conceitos dentro do mercado de trabalho e, atualmente, as profissões apresentam uma relação de mutualismo com as ferramentas digitais, sendo cenário jurídico parte desse quadro. Os escritórios de advocacia contam, nos dias de hoje, com os mais […]

Continuar Lendo…
6 Dicas para melhorar o seu escritório de advocacia

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil. Lidar com uma equipe de funcionários, clientes, prazos, um mercado de trabalho em constantes mudanças, entre outros, são apenas alguns dos desafios enfrentados por aqueles que decidem guiar o próprio negócio. E aqui os profissionais jurídicos não estão fora do quadro, pois é muito comum que, após […]

Continuar Lendo…
Descubra como advogado pode captar clientes de maneira ética

Todo escritório de advocacia precisa saber como captar clientes de maneira ética e existem diversas maneiras de se conseguir isso e aqui você ficará por dentro de algumas delas. Confira a seguir: Crie sites profissionais, blogs e páginas na internet Quer obter mais clientes? Aposte na internet! Não existe qualquer infração em criar um site […]

Continuar Lendo…