Entenda o que é uma sociedade unipessoal de advocacia

Quem trabalha com advocacia está sempre em dúvida sobre qual o melhor caminho a tomar dentro da profissão.

Há dúvidas sobre se é melhor trabalhar para um escritório de renome, se é melhor firmar algum tipo de sociedade com outros colegas de profissão, ou até mesmo seguir sozinho e buscar construir sua própria carteira de clientes.

Para cada escolha de carreira do advogado, há modelos empresariais disponíveis para suas necessidades. Isso acontece porque em algum momento chegará a necessidade de todo advogado escolher o modelo empresarial que ele deverá seguir.

Sim, modelo empresarial porque, afinal, todo escritório de advocacia também é uma empresa. Um escritório de advocacia demanda conhecimento sobre vários aspectos de gestão de uma empresa, como a sua formalização fiscal, a gestão, o atendimento e a comunicação com o cliente.

Para formalizar a sua atividade e poder gozar dos benefícios de uma empresa, o advogado que está sempre colaborando com os mesmos colegas de profissão poderá optar por algum modelo de sociedade para iniciar um escritório e, consequentemente, a própria empresa.     

Porém, há também os advogados que preferiram seguir sozinhos, abrir e gerir um escritório de maneira independente, sem comprometimentos adicionais com terceiros.

As perguntas naturais são: o que advogados deste tipo devem fazer? Que opções de formalização estão disponíveis para eles?

Neste texto, trouxemos um modelo ideal para todo advogado que pretende gozar dos benefícios jurídicos e fiscais de uma sociedade, sem ter que se atrelar a um sócio.

Como o cadastro MEI não contempla advogados, uma opção adequada para qualquer advogado que busca iniciar seu próprio escritório é a chamada sociedade unipessoal.

O que é uma sociedade unipessoal

Uma sociedade unipessoal de advocacia é um modelo de empresa em que é permissível a abertura de um escritório de advocacia com somente um titular.  De um modo geral, é o modelo de sociedade em que existe apenas um titular.

A sociedade unipessoal é o modelo ideal para profissionais de advocacia que buscam regularizar suas responsabilidades fiscais, gozar dos atributos de uma empresa, mas permanecer realizando seu trabalho sozinho e de forma independente.

Quais os requisitos para abrir uma sociedade unipessoal?

Para abrir uma sociedade unipessoal de advocacia é necessário que o candidato atenda aos seguintes requisitos:

1) A sociedade deve ter apenas um titular;

2) O titular precisa estar associado à OAB;

3) Ter um CNPJ próprio;

4) O titular não pode ser integrante de uma outra sociedade simples;

5) A sociedade não pode utilizar um nome de fantasia.

Sociedade unipessoal precisa de um contador?

Sim, com o auxílio de um contador você poderá obter alguma orientação sobre qual tipo de regime de tributação é o mais adequado para o seu caso.

Dado que a profissão de advogado permite uma gama de atividades dentro de uma mesma profissão, é muito importante que você tenha alguma orientação acerca do seu regime de tributação para evitar maiores problemas com os seus impostos.

Quais os benefícios de uma sociedade unipessoal?

Há diversos benefícios associados ao uso de uma sociedade unipessoal para advogados, dentre os principais estão:

– Abertura do próprio CNPJ;

– Obtenção de todo lucro para o único sócio;

– Autonomia e independência. É um modelo de sociedade em que o advogado poderá continuar a oferecer seus serviços para outros escritórios ou advogados.      

– Formalização empresarial do seu escritório;

– Regime de tributação adequado; uma das formas mais comuns de tributação para a sociedade unipessoal é o chamado Simples Nacional. Através do Simples Nacional você utilizará uma tabela de alíquotas adequada para o tipo de serviço que você oferece. A partir disso, você poderá se organizar melhor para o pagamento dos seus tributos.

– Obtenção dos benefícios de uma pessoa jurídica.

Se você é advogado e precisa de ajuda sobre como iniciar sua sociedade unipessoal, clique aqui e entre em contato conosco!

Veja mais artigos do nosso blog

Entenda o que é uma sociedade unipessoal de advocacia

Por que minha empresa não cresce? Conheça 3 motivos principais

Todo empreendedor já experimentou a sensação de não saber para onde a empresa está indo, de que tudo está fora de controle, estagnou e não há muito o que fazer para sair dali. Em geral, assim que essa fase chega, a primeira reação é sempre apontar os culpados mais comuns: a economia, os clientes, a equipe, a maré baixa, ou qualquer outro fator externo. Grande parte desses empreendedores não acredita no processo de crescimento de uma empresa.

Entenda o que é uma sociedade unipessoal de advocacia

Entenda o que é BPO (Business Process Outsourcing)

Assim que uma empresa cresce, surgem novas preocupações e demandas. Logo as novas dimensões começam a exigir novos profissionais, como contadores, gerentes financeiros, diretores de marketing, dentre outros. Ou ainda, o crescimento da carteira de clientes significa novos desafios e novas exigências de especialização. O problema, naturalmente, é que trazer mais pessoas significa mais contratos e mais tempo gasto em processos seletivos. Foi para resolver problemas desse tipo que nasceu o chamado BPO (Business Process Outsourcing)

Entenda o que é uma sociedade unipessoal de advocacia

Aprenda a gerar vendas recorrentes para sua loja

Para fazer vendas recorrentes, contudo, não é necessário que você tenha um serviço de assinaturas. Há diversas formas de assegurar vendas recorrentes utilizando de algumas estratégias para fazer com que o seu cliente retorne a sua loja diversas vezes e por diferentes motivos. Sabe aquela estratégia do mecânico que oferece uma manutenção e troca de óleo por um valor baixo, mas quando você faz o serviço, ele dá uma olhada no seu carro e fala: “olha, já que nós fizemos a manutenção, seria importante também a gente trocar uma peça X ou Y”. Ali, pode até ser que o mecânico não saiba, mas ele acaba de criar uma pequena recorrência.

Chamar no WhatsApp