Temas e assuntos para evitar em qualquer ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho harmonioso depende sempre de que regras de convivência mínimas sejam respeitadas por todos os seus colaboradores, sobretudo os líderes e gestores. Em geral, os limites de comportamento profissional devem ser mantidos e lembrados pelos líderes. Porém, muitos falham em conseguir manter essas regras.

A fonte deste erro está no fato de que muitos líderes acreditam que a única forma de se comportar profissionalmente é através de uma postura séria e sem qualquer grau de intimidade com a sua equipe. Aliás, esta é uma regra comum nas empresas brasileiras: ou elas contratam líderes super sérios, ou líderes mais extrovertidos.

Porém, nenhum delas garante que se está contratando a pessoa correta. (Se você não sabe quais habilidades esperar em um bom líder, recomendamos este texto: Conheça as 5 habilidades essenciais para líderes)

Para se manter um ambiente harmônico e de adequada postura profissional, isso não depende de qualquer traço de personalidade dos seus líderes, mas apenas que certas regras sejam realmente respeitadas. Dentre elas, a de evitar ao máximo determinados assuntos que podem dividir a equipe e fazer com que discutam por motivos bobos.

Segue a leitura que falaremos de cinco temas e assuntos a evitar em qualquer ambiente de trabalho. Não que eles devam ser completamente vetados, mas que devem ser evitados ao máximo para não causar maiores desentendimentos.

Política

O primeiro tema a evitar é política. Sobretudo nos dias de hoje, evitar se posicionar politicamente no ambiente de trabalho pode acabar evitando uma possível demissão. Não se engane, no Brasil atual as pessoas julgam e assumem características das outras apenas com base em sua posição política.

Por isso, evite ao máximo expressar opiniões políticas. Mesmo que seu chefe o faça na sua frente, forneça respostas evasivas e tente mudar o assunto. Os temas políticos se tornaram mais polêmicos e conflituosos entre as pessoas do que o segundo tema que falaremos: a religião.

Religião

O segundo assunto a evitar em qualquer ambiente de trabalho é religião. Mesmo que você seja uma pessoa de formação religiosa, evite maiores proselitismos no ambiente de trabalho. Faça o máximo para guardar suas opiniões e convicções para você, sobretudo as opiniões sobre temas e religiões alheias.

Lembre-se que religião também é um tema espinhoso, que facilmente pode fazer alguém se sentir ofendido ou agredido por suas convicções. O menor deslize pode se tornar fonte de conflitos mais sérios entre os funcionários.

Ambiente de trabalho

Assuntos íntimos

Este também é um assunto que deve ser evitado a qualquer custo. Jamais se meta, opine, ou queira comentar a vida íntima e pessoal de alguém. Brigas de relacionamento, discussões familiares e até mesmo questões sexuais, nada disso lhe diz respeito.

Saiba reconhecer e respeitar os limites daquilo que lhe diz respeito sobre a vida do outro. Ali na empresa, sua função é a de executar determinadas ações para um determinado fim. Apenas isso. Você não está lá para julgar e se meter na vida das pessoas.

Fofocas

Esse é o tema número um das empresas brasileiras e a maior fonte de conflitos e improdutividade no ambiente de trabalho. A dinâmica das fofocas é sempre a mesma: tudo começa com comentários “inofensivos” sobre alguém, até que esses comentários tomam uma dimensão maior e acabam provocando conflitos sérios entre os funcionários.

Por isso, evite maiores comentários sobre o trabalho dos outros colegas, evite se manter em discussões que não lhe diz respeito, e muito menos saia espalhando comentários que ouviu de outras pessoas. Ações assim, por mais que pareçam inofensivas, podem acabar causando a demissão de alguém, ou até mesmo a sua.

Demissões

Sim, evite falar e especular sobre demissões. Mesmo que ouça boatos, que alguém sairá ou não, isso novamente não lhe diz respeito. Não discuta demissões, deixe decisões deste tipo nas mãos das pessoas responsáveis.

De maneira geral, esses são os assuntos principais a serem evitados em um ambiente de trabalho. Se você é uma das pessoas que, ao ler esta lista, ainda se pergunta coisas como “e nós vamos falar de que, então?”, isso significa que você tem hábitos muito danosos para o ambiente de trabalho e ainda não aprendeu a manter uma postura profissional.

Por mais que lhe pareça bobo, isso pode afetar diretamente sua possibilidade de ascensão dentro da empresa, fazendo com que você não receba promoções ou outras  formas de bonificação. Falar de determinados assuntos, no fim das contas, mostra que você é uma pessoa pouco confiável, e portanto danosa ao futuro da empresa.

Gostou deste texto e gostaria de saber mais sobre como um líder deve se comportar dentro da empresa? Acompanhe nosso conteúdo com dicas especiais para líderes.

Veja mais artigos do nosso blog:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

YouTuber iniciante? Confira 6 dicas para crescer o seu canal

Trabalhar com o YouTube se tornou uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos. O que antes era uma profissão buscada apenas por jovens e adolescentes, virou uma profissão e carreira almejada por pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, neste post separamos seis dicas para crescer o seu canal e ajudar na profissionalização desse tipo de atividade. Segue a leitura:

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp