Selecionamos os 10 erros mais comuns entre as empresas para que você saiba exatamente o que evitar na jornada de crescimento do seu negócio.
Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros, se você quer aprender a ser um “sábio” no empreendimento este artigo vai te ajudar.
Os 10 erros mais comuns entre empreendedores
1 – Ignorar feedback do cliente
Jamais ignore o feedback do cliente. Por mais que seja incômodo e chato, os primeiros comentários sobre qualquer produto ou serviço são valiosíssimos. Por isso, saiba ser racional, ouvir e pesá-los.
2 – Contratar colaboradores com base na amizade
Esse é um dos erros mais comuns: contratar amigos, familiares e conhecidos sem que estejam comprometidos ou tenham qualquer experiência com o cargo. Sabemos que você pensa que com você será diferente. Não será.
3 – Pagar despesas pessoais com dinheiro da empresa
Meter a mão no caixa da empresa sempre que precisa pagar alguma conta é um hábito que começa pequeno, mas rapidamente escala para retiradas substanciais que logo irão comprometer a saúde financeira do seu negócio. Por isso, é melhor nem começar. Defina seu pró-labore desde o início.
4 – Este é um dos principais erros mais comuns nas empresas: Não ter um acordo escrito com o sócio
A fonte número um de dor de cabeça: não ter um acordo escrito com o sócio desde o início. Se não quiser ter um acordo escrito, tenha pelo menos um acordo verbal ou conversa, onde cada um deixará definido qual a sua parte, função e contribuição dentro da empresa. Isso com certeza evitará diversas desavenças futuras.
5 – Ficar tempo demais na informalidade
Registre sua empresa o quanto antes. Esqueça o medo de pagar imposto. É muito pior trabalhar sem ter qualquer direito trabalhista resguardado. Se algo acontecer com você, não terá qualquer proteção ou garantia. Além disso, há diversos outros benefícios que você terá direito ao sair da informalidade.
(Quer saber mais desses benefícios? Veja aqui: 4 razões para sair da informalidade e passar a ser MEI)
6 – Não trabalhar o crédito da empresa
Há dois tipos comuns de empreendedores: os que morrem de medo de fazer empréstimo e os que fazem empréstimo para tudo. Os dois estão errados.
É importante trabalhar o crédito do seu negócio e saber quando utilizar investimento de terceiros na própria expansão. Saber utilizar isso é muito útil para garantir o crescimento da sua empresa.
7 – Não crescer quando há a oportunidade
Um cenário comum: a empresa cresce, gera uma ótima quantidade de clientes, mais clientes chegam, há imensa possibilidade de aumentar o faturamento, mas mesmo assim o dono tem medo de crescer.
Diz que não vale a pena contratar mais funcionários porque aumentará os gastos, diz que não vale a pena alugar outro ponto comercial porque aumentará os gastos, e assim por diante.
O resultado? Aquele que você já imagina. A empresa perde o momento correto de crescer e estagna. Quando virá a oportunidade? Sabe lá Deus.
8 – Ignorar as necessidades do mercado
Há sempre aquele empreendedor que tenta adivinhar e ficar imaginando o que os clientes querem. Se você é assim, lembre-se que o seu trabalho não é adivinhar o futuro, é dar o que o cliente quer.
Portanto, saiba ouvir as necessidades do cliente e do mercado. Jogue o jogo. Não precisa querer inventar produtos e coisas mirabolantes. Você não é Steve Jobs. Você só tem que vender.
9 – Não investir na empresa
Outro cenário muito comum: a empresa cresce, gera caixa excedente. O que faz o dono? Gasta. Um novo carro. Nova casa. Depois a empresa pára de crescer porque não recebeu qualquer forma de investimento.
Daí vem a dificuldade de captar novos clientes. Daí vem a dificuldade de continuar funcionando e ser competitiva dentro do mercado. Vem a estagnação porque perdeu a possibilidade de investir no seu crescimento.
Se você é dono de empresa, tenha paciência. Haverá o momento de gastar e de desfrutar de todo o seu trabalho, mas não é agora. E quanto mais você conseguir adiar sua necessidade de desfrutar, mais sua empresa crescerá.
10 – Não saber liderar
Desde o início, preocupe-se em aprender a liderar. Aprenda a delegar tarefas, a coordenar uma equipe, a ouvir e dar feedback, a gerenciar processos e a incentivar pessoas a seguir o caminho junto a você. Esta é a habilidade mais importante de um dono.
Uma empresa sempre crescerá com o tamanho da capacidade de liderança do seu dono.
(Quer saber mais dicas para melhorar a liderança? Acesse: Como perder o medo de liderar: dicas para empreendedores)
Gostou deste texto e gostaria de uma assessoria contábil para o seu negócio? Clique aqui e agende um diagnóstico.