3 formas de melhorar o orçamento da sua empresa

Saber lidar com o orçamento da empresa é um dos problemas mais importantes para todo e qualquer empresário. É através do orçamento que medimos os sinais vitais da empresa e podemos saber se ela está indo bem ou não. Antes do produto, do serviço, dos funcionários, do atendimento e da infraestrutura, o orçamento é o pilar central. Sem ele, nada mais faz sentido e a empresa pode cambalear sobre si mesma.

1 – Saiba para onde o seu dinheiro está indo

Sim, isso é algo simples, mas que merece ser sempre reafirmado. Muitos empresários, ou administradores de empresa, não possuem qualquer ideia de para onde o dinheiro da empresa está indo. É verdade que quanto maior a empresa, mas difícil se torna ter um controle preciso de todas as contas e gastos. Contudo, vale lembrar do efeito do balde furado: qualquer furo, por mínimo que seja, secará o balde em algum momento, não importa quanta água entre.

O mesmo princípio deve se aplicar ao orçamento da sua empresa. Sem um controle total dos gastos se torna difícil localizar os furos do balde. Muitas vezes esses furos aparecem em lugar que não esperamos. Pode estar no produto de limpeza caro que algum funcionário compra com frequência e sem necessidade, pode estar numa embalagem que poderia ser comprada por um valor mais barato, ou até mesmo no quanto de gasolina você gasta para atender clientes, quando poderia resolver várias dessas coisas de maneira remota. Não subestime esses elementos, saiba para onde o orçamento da sua empresa está caminhando. Procure os furos e os resolva o quanto antes.

2 – Saber a diferença entre custos fixos e variáveis

Se você não sabe os custos, você não sabe os preços, esse é um princípio contábil básico. Você sabe quais custos considerar na hora do cálculo de preço dos seus produtos? Sabe qual o custo de oferecer um valor promocional? Sabe como calcular o valor a ser oferecido numa promoção? Essas são perguntas mínimas que todo empresário deve saber responder. E saber calcular custos requer saber diferenciar dois tipos principais: os custos fixos e os variáveis.

Os custos fixos são aqueles que retornam todo mês. Dentre eles estão gastos como aluguel, salário de funcionário, manutenção do imóvel, e tudo aquilo que é o mínimo necessário para manter sua empresa funcionando. Já os custos variáveis, conforme o nome já indica, aparecem somente quando certas atividades são executadas, por exemplo, quando se investe em maior propaganda ou anúncio para promover uma determinada promoção, quando se contrata funcionários temporários para dar conta da demanda de um determinado mês, ou até mesmo quando se paga passagens para atender um determinado cliente distante.

Cada um desses gastos necessita ser contabilizado, mas é preciso ter atenção em jamais confundi-los. Note que se seus gastos aumentam para um ação específica de promoção, os preços devem ser recalculados e adaptados para aquele cenário. Aprenda a analisar o orçamento para cada cenário variável e você ganhará uma consciência muito maior do maior do valor dos seus produtos.

Um bom jeito de deixar isso de maneira clara é deixando o fluxo de caixa em dia, se você não sabe o que é e nem como aplicar clique aqui para entender como funciona.

3 – Fazer um balanço frequente é necessário para melhorar o orçamento

Faça o balanço da sua empresa com frequência. O fato de você ter feito há um ano não significa que está tudo nos conforme. Em um ano muitas coisas mudam, os custos de produção do seu produto podem ter mudado, o modo de atender o cliente pode ter se tornado mais custoso, ou vários outros fatores podem ter alterado. Algo que é ainda mais importante: lembre-se que você mora no Brasil, um país com uma economia naturalmente inflacionária. Isso significa, portanto, que os preços estão sempre alterando. Os preços de toda mercadoria são muito volúveis por aqui. Logo, essas alterações deverão incidir sobre os seus preços.

Sua empresa deve ser capaz de se adaptar a volatilidade desses cenários. Por isso, manter o balanço das contas da sua empresa em dia é algo essencial. A partir disso você poderá se preparar não apenas para os momentos de dificuldades, mas saberá também se preparar para os momentos de fartura, em que poderá tomar vantagem de uma situação para aumentar o seu faturamento.

Não deixe de ver também este vídeo no nosso canal

Precisa de ajuda com a contabilidade? Clique aqui e conheça nossos serviços.

Acompanhe mais conteúdos como este:

Abrir conta no Linker vale a pena?

Se você é empreendedor, com certeza já viveu a dificuldade de encontrar a conta PJ adequada para gerir as finanças da empresa, receber pagamentos, além de realizar as diversas operações necessárias para o dia a dia de um negócio. Segue a leitura que falaremos de uma conta capaz de suprir essa necessidade

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Como evitar o stress e o cansaço: 10 dicas para empreendedores

O cansaço e o stress são os grandes vilões da vida de qualquer empresário. Isso acontece em razão das longas jornadas de trabalho e do incessante foco em produzir mais e crescer mais. Como dizem: empresário não tem hora pra sair nem pra entrar. Não há um expediente a cumprir e tudo depende de suas decisões para acontecer. O resultado disso é o cansaço constante e a sensação de esgotamento interminável.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp