Todo mundo sabe que o marketing é um dos âmbitos essenciais de qualquer empresa. Porém, muitos empresários ainda acreditam que o marketing é um segmento pequeno dentro de uma empresa, responsável apenas por materiais de divulgação como flyers, logos, banners, e outras coisas.
O fato é que o marketing vai muito além disso. Podemos considerá-lo como uma parte integrante dos segmentos principais e mais importantes de qualquer empresa.
Por isso, neste texto selecionamos quatro princípios de marketing essenciais para toda empresa. Se você é um desses empresários que não entende a função do marketing dentro de uma empresa, segue a leitura que mudaremos o seu entendimento.
Nunca subestime o poder do design
O primeiro princípio infalível do marketing é jamais subestimar o poder do design. De um modo geral, isso significa que você deve valorizar e investir constantemente na imagem da sua empresa.
Um bom logotipo, uma boa combinação de cores, um bom cardápio ou cartão de visita, tudo isso faz uma enorme diferença na apresentação e percepção geral da sua empresa. Por isso, jamais subestime o poder do design. Esteja sempre aperfeiçoando a comunicação visual da sua empresa.
Aperfeiçoar a comunicação visual da sua empresa significa apresentá-la com um profissionalismo cada vez maior, de modo a construir um relacionamento mais duradouro com a sua clientela.
Lembre-se que a primeira objeção de todo possível cliente a qualquer empresa é o desconhecimento e a insegurança. Mais ainda, uma boa comunicação visual pode quebrar essas objeções e fazer com o que o cliente se sinta seguro e confiante na sua empresa.
Quanto mais dados melhor
Um outro princípio importante do marketing é a valorização dos dados do cliente. Você entende a demografia da sua clientela? Sabe qual o perfil etário e econômico de quem compra seus produtos?
Uma parte considerável do marketing se dedica a entender esses pontos por considerar que quanto mais dados obtidos sobre o cliente, se torna mais fácil de criar produtos adequados para pessoas que encaixam naquele perfil.
Sem esses dados, torna-se ainda mais difícil lançar novos produtos e acertar o segmento de público correto para o seu consumo. Por isso, os marketeiros entendem bem o fato de que quanto mais dados a empresa tiver sobre o cliente, maior será o entendimento sobre seus gostos, hábitos e preferências.
O resultado, é claro, é a conversão desse conhecimento em maiores vendas e prospecções.
Nunca subestime o poder da publicidade
Se já falamos da importância de se ter dados sobre os clientes, isso está conectando a um outro princípio importante do marketing: jamais subestimar a publicidade.
O marketing e a publicidade andam lado a lado. Porém, é necessário lembrar que a publicidade é apenas um ramo do marketing. Se o marketing compreende diversas áreas como comunicação visual, design e comunicação com o cliente, a publicidade está mais ligada a propaganda e a apresentação de produtos.
Por isso, jamais negligencie a publicidade da sua empresa. Esteja sempre de olho e invista constantemente em campanhas de divulgação e outras formas de publicidade dos seus produtos.
Esses são os principais fatores responsáveis por alavancar as vendas da sua empresa e captar ainda mais clientes. Ao fim, tudo isso nos leva ainda ao quarto princípio fundamental do marketing:
Todo produto precisa de uma boa introdução
Não importa a qualidade do seu produto. Não importa seu preço ou o quanto ele está a frente de toda a concorrência. Seu produto sempre precisará de uma boa estratégia de introdução e posicionamento.
É difícil imaginar, por exemplo, os produtos Apple conquistando tantos usuários e fãs sem todo o posicionamento e forma de comunicação das apresentações feitas por Steve Jobs. Por mais revolucionários que fossem os produtos, a ideia, a comunicação e toda a forma de introdução feita por Jobs eram capazes de criar um ar quase místico à empresa.
Por isso, busque pensar também a motivação e as ideias detrás de cada produto seu. Jamais lance um produto somente jogando-o no mercado. Mostre as pessoas como o seu produto é inovador e quais são os seus benefícios.
Além disso, esteja sempre de olho no posicionamento da sua empresa e em como ela se comunica com o público.
Gostou deste texto e precisa de uma consultoria para sua empresa? Fale conosco! Clique aqui.