Está começando no IFood ou alguma outra plataforma delivery e não sabe por onde começar a montar o seu cardápio? Infelizmente, ainda vemos muitos erros nos cardápios das lojas que encontramos no aplicativo.
Por isso, selecionamos 10 dicas essenciais para montar um cardápio de sucesso para o seu delivery.
1 – Lembre-se da aparência da sua loja no IFood
Trabalhe a aparência da sua loja. Tenha boas fotos dos seus produtos, com descrições atraentes e capazes de se comunicar com o público. Nada daquelas descrições técnicas e cheias de termos que só profissionais da área entendem!
2 – Trabalhe a experiência com o produto
Invista em criar uma experiência agradável para o seu produto. Tenha boas embalagens, boas sacolas de entrega, brindes e quaisquer outros elementos que criam uma melhor experiência para o cliente. Jamais permita que o seu produto chegue à casa do cliente sem um quê a mais! Se não tiver recursos para tudo isso, faça pelo menos um bilhete no post-it.
3 – Organize a produção
Faça o máximo para evitar atrasos e entregas erradas. Coordene bem sua produção para que seus produtos estejam sempre disponíveis na hora da entrega.
4 – Não queira inventar moda: foque no simples e bom
Foque naqueles produtos que você sabe que funcionam e que são realmente bons. Não queira inventar moda. Um cardápio simples e honesto é sempre melhor que um cardápio cheio de produtos super produzidos, mas que deixam a desejar em sabor.
5 – Cuidado com o excesso de produtos
Procure ter um cardápio enxuto, somente com os melhores itens que você consegue produzir. Cardápios longos deixam o cliente indeciso sobre o que comprar e faz com que ele gere várias objeções na hora da compra. (Não sabe o que são objeções em vendas? Veja este texto: Como quebrar objeções em vendas)
6 – Cuidado com a falta de produtos
De maneira semelhante, também tenha cuidado com a falta de produtos. Um cardápio deve ser sempre coerente em quantidade, qualidade e harmonia dos itens. Se o seu cardápio tem muitos doces, tente contrabalancear acrescentando alguns itens salgados. Evite cardápios cheios, mas também evite cardápios com poucos itens.
7 – Escute sempre o cliente
O cliente determina o que vende. Por isso, não perca muito tempo tentando adivinhar o que deve fazer para vender ou não, o cliente dirá. E quando ele disser o que é bom, não hesite em fazer para vender.
Saiba também ouvir as críticas sobre o que deve ser melhorado, e como deve ser melhorado. Não seja daquelas pessoas que começam a discutir com o cliente na primeira crítica ao produto. Saiba ouvir. E isso nos leva a um outro ponto:
8 – Tente ser coerente
Um bom cardápio de IFood ou qualquer delivery também deve ser sempre coerente. Se sua loja é uma padaria, então venda itens de padaria. Se sua loja é um restaurante, então venda itens de restaurante. O cliente deve saber exatamente o que espera encontrar na sua loja.
9 – Pense na viabilidade da entrega
Lembre-se que seus produtos serão entregues via delivery. Portanto, de nada adianta colocar itens que serão muito trabalhosos para a entrega ou que podem danificar durante o serviço.
10 – Pense no seu diferencial
Tenha um diferencial. Se você vende somente brigadeiros, pense em qual será o diferencial dos seus brigadeiros. Pode ser a embalagem, o tamanho, o sabor, ou qualquer outro elemento. O importante é sempre ter algo que faça com que as pessoas reconheçam que aquele brigadeiro é o da sua loja.
Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria contábil para sua loja? Clique aqui e entre em contato conosco.