Se você está a procura de aumentar o valor da sua empresa, não só isso mas também aumentar sua receita, o lifetime value pode te ajudar!
Quando pensamos em medir o valor de uma empresa, geralmente pensamos em seu patrimônio, seu faturamento anual, lucro líquido e aqueles outros fatores usuais que todo empreendedor um dia já ouviu falar.
Porém, há outros fatores que são igualmente importantes para se compreender e estimar o valor de mercado total de uma empresa. Por exemplo, um requisito comum é também saber por quanto tempo os clientes daquela empresa continuam a retornar, comprar e se relacionar com ela.
Esse fator se chama lifetime value (ou LTV) e é utilizado por empresas para conseguir aumentar o tempo de relacionamento que os clientes possuem com aquele negócio.
Neste post, vamos falar sobre o que é o LTV e como ele pode ser utilizado para aumentar o valor de mercado da sua empresa. Segue a leitura:
O que é LTV (Lifetime Value)?
Lifetime Value é o tempo de vida que os clientes possuem com uma empresa.
Depois que um cliente compra ou contrata um serviço da sua empresa, quanto tempo ele leva até comprar novamente? Mais ainda, ao longo de um determinado período de tempo, seja de meses ou até mesmo anos, quantas vezes ele retorna a comprar na sua empresa?
Ou seja, a função do LTV é estimar a quantidade de dinheiro gasto pelos clientes ao longo de um determinado intervalo de tempo. Lembre-se que, em uma empresa, espera-se que o cliente não compre apenas uma vez, mas que continue retornando e comprando sempre que necessitar daquele produto.
A partir do LTV, estima-se não apenas o valor da sua empresa em um determinado momento, mas também quanto ela pode gerar com o passar dos anos.
Há algumas fórmulas disponíveis para o cálculo do LTV, uma das mais conhecidas é a seguinte:
LTV = (ticket médio x média compras anuais/cliente) x média de tempo de relacionamento total
Além desta fórmula, o cálculo adequado do LTV de uma empresa depende de conhecer também outros índices importantes, como:
– Custo de Aquisição de Cliente (CAC): Quanto custa para fechar cada cliente seu, isto é, quanto é necessário gastar em marketing e vendas para fechar cada cliente.
– Churn Rate (Taxa de abandono): A média de quantas pessoas cancelam o seu produto em um determinado período de tempo.
Ainda está com dúvidas? Este vídeo pode te ajudar:
Como aumentar o LTV (Lifetime Value) da minha empresa?
Agora que você já entendeu melhor o que é o LTV de uma empresa, já deve ter uma boa ideia do que fazer para aumentá-lo e conseguir garantir um relacionamento mais duradouro com o seu cliente.
Algumas ideias de como aumentar o LTV da sua empresa:
– Construir um relacionamento com o cliente através de outros meios, como redes sociais, grupos de discussão, fóruns, ou qualquer outro canal em que se possa partilhar algum tipo de conteúdo com o cliente. (Veja mais sobre o inbound marketing: Entenda o que é inbound marketing).
– Elaborar estratégias pensando em como fazer o cliente retornar a sua loja para a compra de outros produtos. Isso pode ser feito através de cupons de desconto, gift cards, sorteios, e outros meios.
– Elaborar produtos para clientes de grupos etários e sócio-econômicos distintos. Por exemplo, se o seu cliente é predominantemente de uma determinada faixa etária ou salarial, pense em elaborar produtos para clientes de outros grupos com faixa etária ou salário menor.
– Elaborar estratégias para aumentar o ticket médio do seu cliente. Isso pode ser feito através da venda de produtos mais caros, por exemplo.
Caso fique com receio do cliente ficar pensando no preço e achar caro demais este artigo pode te ajudar: Como quebrar objeções em vendas
Lembre-se que quando se trata de vender mais, o melhor é sempre vender para quem já comprou de você.
Portanto, procure pensar no que fazer para conseguir vender mais para sua base de clientes e conseguir com que eles retornem com uma frequência maior e com interesse em outros produtos oferecidos pela sua empresa. No fim, você estará aumentando o LTV da sua empresa e garantindo o aumento do seu valor de mercado.
Gostou deste texto e procura uma consultoria para sua empresa? Nós da Conta Junto podemos ajudar você! Clique aqui e fale conosco.