3 ações para aumentar o faturamento da sua loja de informática

O mercado de informática é um dos que mais expandem e sem qualquer previsão de que em algum momento possa retrair. Porém, mesmo toda essa expansão, muitas empresas da área ainda sofrem para encontrar estratégias de crescimento e em explorar o seu próprio potencial de lucro.

A razão dessa dificuldade é o fato de que muitos donos e gestores de empresas de informática focam demais na venda dos produtos disponíveis na loja e acabam ignorando outras dimensões da empresa que também possuem alto potencial de lucro.

Empresas de varejo no ramo de informática possuem uma característica peculiar e bastante incomum em empresas de outros segmentos já que seus produtos são poucos conhecidos e demandam um esforço de entendimento por parte do cliente.

Ainda que computadores e outros aparelhos de informática sejam populares na residência de qualquer pessoa dos dias de hoje, as pessoas entendem pouco sobre aspectos técnicos desses aparelhos, como peças, funcionalidades, o tipo de tecnologia utilizada, e outros fatores.

Por essa razão, a venda de produtos de informática depende de uma boa comunicação com o cliente. Se o cliente não entende o produto, ele já cria inúmeras objeções na hora de comprar. Para ajudá-lo a vencer algumas dessas dificuldades, segue a leitura que apresentaremos três ações infalíveis para aumentar o faturamento da sua loja de informática.

Invista na presença digital da sua loja de informática

A primeira ação indicada para melhorar a comunicação com o seu cliente é investir na presença digital da sua loja. Com a ajuda das redes sociais, é possível não apenas mostrar os seus produtos e serviços, mas sobretudo ajudar pessoas com as dúvidas mais comuns.

Com a presença digital, sua empresa pode oferecer consultorias rápidas e simples, como indicar o melhor modem para determinado lugar, ou a melhor placa de vídeo para um determinado jogo, dentre as várias dúvidas usuais sobre computadores.

Esse tipo de atuação ajuda a construir a confiança que as pessoas terão na sua empresa e nos seus serviços. É uma das formas mais eficientes de converter novos clientes e fazer com que as pessoas se interessem pela sua empresa. (Para saber mais sobre como organizar sua empresa em uma rede social, veja também este texto:
4 erros comuns no Instagram de empresas)

Invista no b2b

Um outro ponto frequentemente ignorado por lojas de informática é a atuação de vendas b2b. Você procura informar outras empresas sobre os benefícios que certos aparelhos tecnológicos podem trazer? Já orientou sobre as vantagens de uma rede mais eficiente? Ou até mesmo sobre os softwares disponíveis para empresas daquele segmento?

O que queremos dizer com investimento em b2b é estar constantemente informando outras empresas sobre os benefícios que os seus produtos podem trazer para o dia a dia dessas empresas.

Isso significa deixar de lado a atitude passiva de esperar o cliente vir até você, e meter a mão na massa entrando diretamente em contato com as empresas. Mesmo que você não queira ligar para empresas, poderá trabalhar a comunicação desses benefícios via plataformas como Instagram.

Portanto, trabalhe o b2b da sua loja de varejo. Lembre-se que sua loja vende facilidades que muitas pessoas sequer conhecem e entendem.

Invista em consultorias

Um outro segmento possível de ser explorado por sua loja de informática é o oferecimento de consultorias. Diversas pessoas e empresas estão sempre em dúvida sobre que tipo de aparelho de informática melhor se adequa a um determinado propósito.

As pessoas estão sempre em dúvida sobre qual o melhor tipo de rede para uma empresa pequena, qual o melhor tipo de impressora para certas funções, que tipo de computador é o mais indicado para serviços gráficos, e assim por diante.

Com isso, selecione as dúvidas com potencial para a criação de um serviço de consultoria, estipule um valor e as formas de atendimento. Seu conhecimento e habilidades serão aproveitados de um outro modo, sem depender exclusivamente da venda dos produtos de varejo.

Sua loja pode até oferecer cursos e formações rápidas sobre temas específicos, como utilização de software X, manutenção de peça tal, dentre outros.

loja de informática

Conclusão

Aumentar o faturamento de uma loja de informática depende de aproveitar outros recursos e habilidades ligadas ao setor. Apresentamos três ações simples para isso:

– Investir na presença digital e aumentar a proximidade com o cliente,

– Investir no b2b e informar empresas sobre os benefícios de certos produtos tecnológicos,

–  Montar produtos de consultoria com base em dúvidas comuns dos clientes, é possível até oferecer cursos rápidos e pequenas formações sobre redes, gerenciamento de software x, dentre outros.

Gostou deste texto e procura uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog

Como começar um negócio com pouco dinheiro

Quando falamos de começar um negócio, rapidamente surgem várias dúvidas de como levantar capital suficiente para comprar e montar toda a estrutura inicial necessária. Em geral, nunca pensamos no passo a passo necessário para construir uma empresa de sucesso. Nunca pensamos em começar pequeno, com passos modestos em direção a algo que, por fim, se tornará uma empresa real. Por essa razão, neste artigo daremos algumas dicas do que fazer para começar um negócio com pouco dinheiro.

O que fazer para começar a recuperação financeira da sua empresa e recuperá-la da crise

O resultado disso tudo é que as pequenas empresas que conseguiram sobreviver ao cenário agora irão se deparar com um novo desafio: o de conseguir alcançar sua recuperação financeira e retomar o crescimento. Se você ainda não sabe o que fazer depois da guerra e por onde começar a retomar o crescimento e a recuperação financeira da sua empresa, preparamos algumas dicas para auxiliá-lo:

Como ganhar espaço em um mercado competitivo

Essa é uma sensação chata, que nos desestimula, nos faz hesitar e pensar que é melhor abandonar o navio, fazer outra coisa qualquer da vida. Preparamos este texto para que você possa ter esperança diante desses cenários e saber o que fazer para posicionar sua empresa mesmo diante daquelas que já estão há um tempo maior no mercado.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp