4 erros comuns no Instagram de empresas

Instagram de empresas

Está pensando em começar a fazer postagens nas redes sociais? Descubra agora os 4 erros comuns que acontecem no instagram de empresas e como evitá-los.

O Instagram se tornou a vitrine de toda e qualquer empresa atual. A facilidade de acesso à internet e as diversas novidades tecnológicas fizeram com que as empresas enxergassem a importância de estar presente nas redes sociais, de compartilhar conteúdo e de buscar cativar um público próprio e duradouro.

Essa realidade se agravou ainda mais durante a pandemia e a eclosão da crise financeira. De repente, todas as empresas se viram obrigadas a trabalhar sua presença digital para a captação de clientes e divulgação dos seus serviços.

O problema é que embora essas empresas tenham se tornado mais presentes em redes sociais e outros ambientes digitais, poucas ainda sabem o que fazer para trabalhar sua presença digital, cativar uma audiência e captar novos clientes. 

Por isso, neste texto apresentaremos 4 dos erros mais comuns cometidos por empresas no Instagram:

Não ter um visual coerente

O primeiro erro comum no Instagram de muitas empresas é não ter um visual coerente. Muitas empresas simplesmente postam imagens aleatórias, sem qualquer coerência com o seu nicho ou com o conteúdo que deveria ser produzido.

Também é muito frequente empresas sem um logotipo coerente, uma paleta de cores baseada nas cores da marca, ou até mesmo bons templates de imagens. Por isso, se sua empresa possui um perfil no Instagram, faça o máximo para ter um bom designer ou pelo menos alguém capaz de produzir boas imagens para a sua marca. Lembre-se que o Instagram é uma rede social que preza o visual acima de tudo e procure explorar esses elementos.

Não fazer inbound marketing

O segundo erro também muito comum no Instagram de empresas é não fazer inbound marketing. De maneira geral, o inbound marketing é o marketing de conteúdo.

A estratégia se baseia em fazer com que a empresa compartilhe conteúdo gratuito com pessoas que possuem interesse naquele determinado nicho. Com isso, espera-se conquistar uma audiência interessada naquele tema e, a partir disso, poder captar novos clientes e até mesmo orientar pessoas sobre serviços e produtos daquela área.

(Para saber mais sobre o que é o inbound marketing e como aplicá-lo na sua empresa, veja este texto: Entenda o que é inbound marketing)

Instagram de empresas

Não contar a própria história

Um outro erro comum no Instagram das empresas é postar somente fotos de produtos e oferecimento de serviços. Com isso, as empresas criam perfis monótonos e sem qualquer atividade para o público.

Uma das consequências desse tipo de postagem é não conseguir se conectar com a audiência em um nível mais profundo ou até mesmo íntimo. Por isso, o perfil de uma empresa deve também contar sua história, isto é, falar do seu dia a dia, dos seus percalços e das suas vitórias.

A audiência quer sempre conhecer os bastidores da sua empresa preferida, quer conhecer os valores e ideais dos seus gestores, bem como as histórias dos colaboradores que a compõe.

Quanto mais você partilha esses elementos, mais as pessoas se sentirão próximas e íntimas da sua empresa. Com isso, sua marca ganha mais valor e atratividade aos olhos do público.

Anunciar o tempo inteiro

O quarto erro comum selecionado por nós também está ligado ao tipo de postagem feita por muitas empresas.

Você já viu aqueles perfis que somente postam preços e promoções de produtos? Que estão sempre empurrando ofertas e anúncios nos seus seguidores?

Perfis assim estão sempre errando em se comunicar com o público, em conseguir atrair uma audiência e conquistar novos clientes. Isso não significa dizer que você não deva postar ofertas da sua loja física, mas deve buscar alternar ao máximo o tipo de postagem que partilha com o público.

Um dos princípios do marketing digital é ajudar o cliente sempre que possível.

Tenha sempre em mente na hora de definir as postagens que fará no perfil da sua empresa e lembre-se das dicas mencionadas anteriormente.

Gostou deste texto e quer saber mais sobre como melhorar a presença digital da sua empresa? Acompanhe nosso conteúdo ou fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas e eleve seu negócio ao próximo nível; se tiver uma dúvida pontual, sinta-se à vontade para comentar no YouTube. No WhatsApp, focamos em fechamento de negócios e consultorias personalizadas.