Dificuldade com a loja física na pandemia? Veja o que fazer para adaptar o seu negócio

É verdade que a pandemia trouxe enormes dificuldades para os donos de loja física ao ponto em que muitos se viram sem solução e tiveram que fechar suas portas. Porém, há também muitos que conseguiram se adaptar às necessidades do mercado atual e conseguiram manter, ou até mesmo aumentar, o seu faturamento.

O processo de adaptação de uma loja física para o mundo digital pode ser algo muito novo para alguém que não esteja familiarizado com essa realidade, mas é um passo necessário para a própria sobrevivência da sua empresa.

Acredite: com ou sem a pandemia, se sua empresa não estava adaptada ao mundo digital, em algum momento ela iria sofrer.

Se essa é a sua realidade neste momento, e sua loja está vivendo dificuldades em razão da pandemia, segue a leitura que daremos um passo a passo para te ajudar a superar esse momento:

Selecione novamente os seus produtos

O primeiro passo para adaptar o seu negócio a realidade atual é repensar sua carta de produtos. O importante agora é pensar “O que oferecer e como fazer para atender meus clientes de maneira totalmente remota?

Se você tem muitos produtos que até então só vendia de forma presencial, é necessário começar a pensar o que fazer para vendê-los de forma remota. Aqui estamos assumindo que sua loja migrará para um forma de atendimento e captação completamente virtual.

Não recomendamos a estratégia de “esperar a pandemia passar” para retornar o seu negócio. O ideal é que você busque se adaptar o quanto antes e, claro, quando as coisas melhorarem, sua loja poderá continuar também no formato presencial.

Portanto, pense na apresentação dos seus produtos (como fotos e vídeos), nos meios de comunicação com os clientes (como WhatsApp, Instagram Direct, ou celular) e comece a remodelar o seu negócio.

Não importa o que sua loja venda, certamente há itens que não pararam de vender durante a pandemia. É neles que você deve focar. Por exemplo, padarias que antes ofereciam diversos itens, criaram serviços de delivery e assinaturas de itens básicos como pães e bolachas.

Com isso, conseguiram manter parte do faturamento simplesmente aumentando a oferta de certos itens. E essa estratégia que você deve utilizar: aumentar a demanda de itens básicos, com maior possibilidade de captação. Depois, prepare-se para o próximo passo:

Utilize um delivery para sua loja física

Sim, o segundo passo essencial para adaptar o seu negócio as demandas atuais é implementar um serviço de delivery.

Essa é certamente uma das demandas que devem continuar até mesmo depois da pandemia. Toda loja física hoje deve ter um delivery. Não importa o que ela venda. Algo que foi criado como medida sanitária simplesmente se tornou uma necessidade para a eficiência e o bom atendimento ao cliente.

Além disso, com um serviço de delivery, sua empresa ganhará um alcance ainda maior. Poderá atender clientes de bairros próximos e, assim, aumentar sua carteira de clientes.

Portanto, contrate um serviço de delivery e veja quais dos seus produtos se adapta de maneira mais fácil ao processo de entrega.

Depois de montada a estrutura logística da sua loja física, é hora de buscar o próximo passo para a captação e contato com os clientes:

Aumenta a presença digital da sua loja

O terceiro passo para adaptar sua loja e superar a dificuldade da sua loja física é aumentar a presença digital da sua loja. (Se você não sabe o que fazer para aumentar a presença digital da sua empresa, recomendamos este texto: Como aumentar a presença digital da sua empresa)

A razão de aumentar a presença digital da sua loja é apresentar sua empresa para públicos de maior alcance e assim poder captar e atender um número maior de clientes.

Para todo esse processo é ideal que você entenda um pouco mais sobre como funciona a captação e o atendimento de clientes por meios das redes sociais e outros sites de internet.

Seguir cada um desses passos com certeza ajudará sua empresa a se adaptar as realidades atuais e sobreviver o momento de crise da nossa economia.

Sua empresa está com dificuldades e necessita de uma consultoria? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

YouTuber iniciante? Confira 6 dicas para crescer o seu canal

Trabalhar com o YouTube se tornou uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos. O que antes era uma profissão buscada apenas por jovens e adolescentes, virou uma profissão e carreira almejada por pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, neste post separamos seis dicas para crescer o seu canal e ajudar na profissionalização desse tipo de atividade. Segue a leitura:

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp