Como administrar uma empresa

Ser dono do próprio negócio e prosperar com ele é o sonho de muita gente, mas empreender é muito mais do que isso. É trabalho árduo e constante, e saber como administrar uma empresa é fundamental. Mas será que todo empreendedor é um administrador de empresas? Será que todo empreendedor tem a consciência de que precisa administrar o seu negócio para abrir as portas da empresa todos os dias?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nada menos do que 22% dos negócios fecham suas portas antes mesmo de completar um ano de atividade. E a má administração explica essa triste estatística. Como administrar uma empresa é, portanto, um tema extremamente relevante para qualquer empreendedor, seja qual for o tamanho de seu negócio.

O que é administrar uma empresa?

Essa parece ser daquelas perguntas que têm uma resposta tão óbvia que nem precisariam ser respondidas. No entanto, muitos empreendedores abrem seus negócios sem a menor noção do que é administrar uma empresa. Ao menos, não sabem a amplitude desse trabalho.

Muita gente pensa que administrar uma empresa é apenas controlar o fluxo de caixa e o estoque. Ou seja, basta cuidar direitinho do que entra e do que sai e manter o estoque em dia que a administração de uma empresa está feita. Ledo engano! A simplificação é tudo o que uma administração de empresa não é.

Poderíamos escrever, aqui, uma lista enorme de atividades administrativas em uma pequena empresa. De fato, há muito que fazer, e é essa a noção que o empreendedor precisa ter da administração: tudo o que precisa ser feito para um negócio abrir as portas um dia após o outro é administrar.

Contratar uma auxiliar de serviços gerais para faxinar a empresa regularmente é administração. Solicitar a compra de pó de café para o cafezinho da tarde também. Comprar lâmpada, material de escritório, produtos de limpeza, entre tantos outros artigos, idem. Demitir um funcionário, contratar outro, gerenciar as férias do time e perceber a necessidade de treinamento, identificando o melhor curso, é administrar.

Enfim, a lista é realmente grande. E o trabalho de administrar uma empresa, também.

Todo empreendedor é um administrador?

Seria excelente se a resposta pudesse ser um sonoro sim! Mas a verdade é que nem todo empreendedor é um administrador de empresa. Na verdade, uma boa parte deles não sabe e nem administra. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, seis em dez empresas fecham suas portas antes de completar quatro anos de atividades, e a má administração é um dos principais motivos que engordam essa estatística.

Nem todo empreendedor é um administrador de empresa, mas muitas vezes é obrigado a ser. Essa é a questão que precisa ser considerada, porque um pequeno negócio nem sempre é capaz de contratar um profissional para a função, cabendo ao empreendedor a administração. Sabemos que essa é uma realidade na maioria das micro e pequenas empresas.

Mas o que fazer? Administrar bem uma empresa é imprescindível e condição básica para o seu sucesso, então é preciso arregaçar as mangas e ir à luta. A solução é uma só, sem escapatórias: o empreendedor precisa se tornar um bom administrador. Isso não acontece do dia para noite, é claro, mas com estudo e a ajuda do contador, certamente essa questão poderá ser resolvida de forma muito positiva. Sim, o contador pode lhe ajudar nessa tarefa!

Todo empreendedor não é um administrador, mas vai precisar colocar a mão na massa. Afinal, empreender também é administrar!

As principais características de um administrador

Ter disciplina: O bom administrador de empresa é um disciplinado por natureza. É verdade que você é o dono do negócio, e pode mandar a vontade, mas de certa forma a empresa também manda em você. Afinal, é preciso muito trabalho para que os resultados aconteçam, não é verdade? A boa administração de uma empresa requer várias tarefas cotidianas, e é fundamental ter disciplina para cumprir com todas elas, regularmente, sem falhas.

Ser organizado: Como são tantas tarefas, cheias de detalhes, é preciso ser organizado para não se perder no dia a dia. Tudo deve ser anotado, registrado e acompanhado. A desorganização é uma das principais inimigas de uma boa administração de empresa.

Espírito de liderança: É preciso liderar sua equipe, dar bons exemplos, tirar o melhor de cada um. Isso é fundamental para um time vencedor.

Boa comunicação: É preciso se comunicar bem, principalmente porque administrar também é lidar com pessoas. Uma boa negociação com fornecedores e com clientes depende de uma comunicação fluida, não?

Flexibilidade: Imprevistos acontecem, problemas também. Um bom administrador precisa ter um plano b, c e até d na manga quando algo não dá certo. Ao menos, precisa ter flexibilidade para mudar de rumo sempre que for necessário.

Senso de urgência: Tem tarefa que é para já, e outras para ontem! Uma boa administração de empresa não permite atrasos porque isso pode trazer péssimas consequências, como multas por pagar uma conta após o dia de vencimento. É preciso saber o que é mais urgente, definindo prioridades.

Passo a passo de uma boa administração

Você já sabe que administrar é cuidar de absolutamente tudo o que precisa para sua empresa abrir as portas dia a dia. Até mesmo providenciar o pó de café para a equipe fazer uma pausa e tomar aquele cafezinho revigorante. Listamos, agora, o passo a passo para uma boa administração:

Planejamento Estratégico

Não existe negócio de sucesso sem planejamento. É preciso planejar uma ação, estudá-la, estar preparado para imprevistos e estabelecer metas e prazos. Enfim, a administração não pode ser feito no susto, na base da surpresa.

Sistema de gestão

A tecnologia é uma grande aliada da administração de empresa. Contar com um sistema de gestão vai facilitar muito o trabalho. O mercado oferece um sem número de softwares e aplicativos de gestão, que controlam toda a administração de uma empresa. Procure algo que caiba na sua empresa – nem maior nem menor do que a sua necessidade.

Comunicação

Por mais que você administre sua empresa ou tenha alguém contratado para tal, o envolvimento de toda equipe é fundamental para uma boa administração. Portanto, a comunicação entre os colaboradores precisa ser ágil, fluida, objetiva e assertiva. Invista em comunicação, o retorno é sempre positivo.

Tenha um plano de marketing

Divulgar é fundamental para as vendas, disso ninguém duvida. Mas muitas empresas o fazem de forma aleatória, intuitiva, sem planejamentos. Mesmo que a verba para tal seja mínima, é preciso ter um plano de marketing. As redes sociais oferecem o espaço necessário, basta ocupá-las da melhor forma possível.

Métricas e desempenho

Sim, é preciso quantificar o desempenho de sua empresa por meio de métricas. Em outras palavras, é preciso medir o quanto você está produzindo. As métricas devem ser utilizadas em todas as áreas, não somente em vendas, é bom ressaltar. Faça reuniões regulares com o seu time.

Como estão as finanças?

A gestão financeira é primordial e nesse quesito você tem um especialista que pode te ajudar, e muito: o contador. Converse com ele e estabeleça um controle financeiro rigoroso, sistemático e regular. Não descuide jamais disso. Fique de olho permanente no seu fluxo de caixa, no seu extrato bancário e jamais, em hipótese alguma, utilize a conta da empresa como se fosse sua, para cobrir seus gastos.

Dicas fundamentais para administrar uma empresa

• Conheça a fundo o seu negócio. Dessa forma, você saberá exatamente quais são as suas necessidades e administrá-las ficará mais fácil.

• Busque o envolvimento de sua equipe. Quando todos jogam para o time, os resultados aparecem.

• Saiba delegar tarefas, mas jamais descuide do assunto delegado.

• Saber gerenciar seu tempo é fundamental. Saiba eleger prioridades.

• Cortar custo é sempre importante, mas isso não pode afetar a qualidade do produto ou do serviço. Mudar de fornecedor toda hora também não é bom porque inviabiliza parcerias.

• Quanto mais produtiva for, mais lucrativa será a empresa. Persiga a produtividade, como fazer mais e melhor, em menos tempo.

• Invista em tecnologia. Nem sempre isso significa custo. O Whatsapp, por exemplo, é uma ferramenta essencial e gratuita.

Conclusão

Todos aqueles que sonham em abrir seu próprio negócio querem ganhar a vida sem um patrão dizendo o que deve ser feito, quando e como. Querem liberdade para trabalhar, e isso é muito bom mesmo. Mas a empresa é a patroa do empreendedor, disso não há dúvidas. Administrar bem uma empresa é fundamental para o sucesso do negócio.

Sua empresa pode ter um excelente produto ou serviço, muitos clientes e um ótimo volume de vendas, mas se o negócio for mal administrado as consequências podem ser terríveis, afetando o lucro e até mesmo provocando o fim do empreendimento. A administração de uma empresa é a base do sucesso.

A verdade é que não basta querer empreender. Esse é apenas o ponto de partida. É preciso ter atitude de empreendedor, e saber administrar um negócio é um dos pilares do empreendedorismo.

Depois de ler esse conteúdo, queremos propor uma reflexão: como está a administração da sua empresa? O que pode ser feito para melhorá-la e, consequentemente, alcançar melhores resultados? Acredite: quanto melhor a administração, melhor os resultados.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Veja mais conteúdos:

Abrir conta no Linker vale a pena?

Se você é empreendedor, com certeza já viveu a dificuldade de encontrar a conta PJ adequada para gerir as finanças da empresa, receber pagamentos, além de realizar as diversas operações necessárias para o dia a dia de um negócio. Segue a leitura que falaremos de uma conta capaz de suprir essa necessidade

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Como evitar o stress e o cansaço: 10 dicas para empreendedores

O cansaço e o stress são os grandes vilões da vida de qualquer empresário. Isso acontece em razão das longas jornadas de trabalho e do incessante foco em produzir mais e crescer mais. Como dizem: empresário não tem hora pra sair nem pra entrar. Não há um expediente a cumprir e tudo depende de suas decisões para acontecer. O resultado disso é o cansaço constante e a sensação de esgotamento interminável.

Chamar no WhatsApp