Como administrar uma empresa

Ser dono do próprio negócio e prosperar com ele é o sonho de muita gente, mas empreender é muito mais do que isso. É trabalho árduo e constante, e saber como administrar uma empresa é fundamental. Mas será que todo empreendedor é um administrador de empresas? Será que todo empreendedor tem a consciência de que precisa administrar o seu negócio para abrir as portas da empresa todos os dias?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nada menos do que 22% dos negócios fecham suas portas antes mesmo de completar um ano de atividade. E a má administração explica essa triste estatística. Como administrar uma empresa é, portanto, um tema extremamente relevante para qualquer empreendedor, seja qual for o tamanho de seu negócio.

O que é administrar uma empresa?

Essa parece ser daquelas perguntas que têm uma resposta tão óbvia que nem precisariam ser respondidas. No entanto, muitos empreendedores abrem seus negócios sem a menor noção do que é administrar uma empresa. Ao menos, não sabem a amplitude desse trabalho.

Muita gente pensa que administrar uma empresa é apenas controlar o fluxo de caixa e o estoque. Ou seja, basta cuidar direitinho do que entra e do que sai e manter o estoque em dia que a administração de uma empresa está feita. Ledo engano! A simplificação é tudo o que uma administração de empresa não é.

Poderíamos escrever, aqui, uma lista enorme de atividades administrativas em uma pequena empresa. De fato, há muito que fazer, e é essa a noção que o empreendedor precisa ter da administração: tudo o que precisa ser feito para um negócio abrir as portas um dia após o outro é administrar.

Contratar uma auxiliar de serviços gerais para faxinar a empresa regularmente é administração. Solicitar a compra de pó de café para o cafezinho da tarde também. Comprar lâmpada, material de escritório, produtos de limpeza, entre tantos outros artigos, idem. Demitir um funcionário, contratar outro, gerenciar as férias do time e perceber a necessidade de treinamento, identificando o melhor curso, é administrar.

Enfim, a lista é realmente grande. E o trabalho de administrar uma empresa, também.

Todo empreendedor é um administrador?

Seria excelente se a resposta pudesse ser um sonoro sim! Mas a verdade é que nem todo empreendedor é um administrador de empresa. Na verdade, uma boa parte deles não sabe e nem administra. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, seis em dez empresas fecham suas portas antes de completar quatro anos de atividades, e a má administração é um dos principais motivos que engordam essa estatística.

Nem todo empreendedor é um administrador de empresa, mas muitas vezes é obrigado a ser. Essa é a questão que precisa ser considerada, porque um pequeno negócio nem sempre é capaz de contratar um profissional para a função, cabendo ao empreendedor a administração. Sabemos que essa é uma realidade na maioria das micro e pequenas empresas.

Mas o que fazer? Administrar bem uma empresa é imprescindível e condição básica para o seu sucesso, então é preciso arregaçar as mangas e ir à luta. A solução é uma só, sem escapatórias: o empreendedor precisa se tornar um bom administrador. Isso não acontece do dia para noite, é claro, mas com estudo e a ajuda do contador, certamente essa questão poderá ser resolvida de forma muito positiva. Sim, o contador pode lhe ajudar nessa tarefa!

Todo empreendedor não é um administrador, mas vai precisar colocar a mão na massa. Afinal, empreender também é administrar!

As principais características de um administrador

Ter disciplina: O bom administrador de empresa é um disciplinado por natureza. É verdade que você é o dono do negócio, e pode mandar a vontade, mas de certa forma a empresa também manda em você. Afinal, é preciso muito trabalho para que os resultados aconteçam, não é verdade? A boa administração de uma empresa requer várias tarefas cotidianas, e é fundamental ter disciplina para cumprir com todas elas, regularmente, sem falhas.

Ser organizado: Como são tantas tarefas, cheias de detalhes, é preciso ser organizado para não se perder no dia a dia. Tudo deve ser anotado, registrado e acompanhado. A desorganização é uma das principais inimigas de uma boa administração de empresa.

Espírito de liderança: É preciso liderar sua equipe, dar bons exemplos, tirar o melhor de cada um. Isso é fundamental para um time vencedor.

Boa comunicação: É preciso se comunicar bem, principalmente porque administrar também é lidar com pessoas. Uma boa negociação com fornecedores e com clientes depende de uma comunicação fluida, não?

Flexibilidade: Imprevistos acontecem, problemas também. Um bom administrador precisa ter um plano b, c e até d na manga quando algo não dá certo. Ao menos, precisa ter flexibilidade para mudar de rumo sempre que for necessário.

Senso de urgência: Tem tarefa que é para já, e outras para ontem! Uma boa administração de empresa não permite atrasos porque isso pode trazer péssimas consequências, como multas por pagar uma conta após o dia de vencimento. É preciso saber o que é mais urgente, definindo prioridades.

Passo a passo de uma boa administração

Você já sabe que administrar é cuidar de absolutamente tudo o que precisa para sua empresa abrir as portas dia a dia. Até mesmo providenciar o pó de café para a equipe fazer uma pausa e tomar aquele cafezinho revigorante. Listamos, agora, o passo a passo para uma boa administração:

Planejamento Estratégico

Não existe negócio de sucesso sem planejamento. É preciso planejar uma ação, estudá-la, estar preparado para imprevistos e estabelecer metas e prazos. Enfim, a administração não pode ser feito no susto, na base da surpresa.

Sistema de gestão

A tecnologia é uma grande aliada da administração de empresa. Contar com um sistema de gestão vai facilitar muito o trabalho. O mercado oferece um sem número de softwares e aplicativos de gestão, que controlam toda a administração de uma empresa. Procure algo que caiba na sua empresa – nem maior nem menor do que a sua necessidade.

Comunicação

Por mais que você administre sua empresa ou tenha alguém contratado para tal, o envolvimento de toda equipe é fundamental para uma boa administração. Portanto, a comunicação entre os colaboradores precisa ser ágil, fluida, objetiva e assertiva. Invista em comunicação, o retorno é sempre positivo.

Tenha um plano de marketing

Divulgar é fundamental para as vendas, disso ninguém duvida. Mas muitas empresas o fazem de forma aleatória, intuitiva, sem planejamentos. Mesmo que a verba para tal seja mínima, é preciso ter um plano de marketing. As redes sociais oferecem o espaço necessário, basta ocupá-las da melhor forma possível.

Métricas e desempenho

Sim, é preciso quantificar o desempenho de sua empresa por meio de métricas. Em outras palavras, é preciso medir o quanto você está produzindo. As métricas devem ser utilizadas em todas as áreas, não somente em vendas, é bom ressaltar. Faça reuniões regulares com o seu time.

Como estão as finanças?

A gestão financeira é primordial e nesse quesito você tem um especialista que pode te ajudar, e muito: o contador. Converse com ele e estabeleça um controle financeiro rigoroso, sistemático e regular. Não descuide jamais disso. Fique de olho permanente no seu fluxo de caixa, no seu extrato bancário e jamais, em hipótese alguma, utilize a conta da empresa como se fosse sua, para cobrir seus gastos.

Dicas fundamentais para administrar uma empresa

• Conheça a fundo o seu negócio. Dessa forma, você saberá exatamente quais são as suas necessidades e administrá-las ficará mais fácil.

• Busque o envolvimento de sua equipe. Quando todos jogam para o time, os resultados aparecem.

• Saiba delegar tarefas, mas jamais descuide do assunto delegado.

• Saber gerenciar seu tempo é fundamental. Saiba eleger prioridades.

• Cortar custo é sempre importante, mas isso não pode afetar a qualidade do produto ou do serviço. Mudar de fornecedor toda hora também não é bom porque inviabiliza parcerias.

• Quanto mais produtiva for, mais lucrativa será a empresa. Persiga a produtividade, como fazer mais e melhor, em menos tempo.

• Invista em tecnologia. Nem sempre isso significa custo. O Whatsapp, por exemplo, é uma ferramenta essencial e gratuita.

Conclusão

Todos aqueles que sonham em abrir seu próprio negócio querem ganhar a vida sem um patrão dizendo o que deve ser feito, quando e como. Querem liberdade para trabalhar, e isso é muito bom mesmo. Mas a empresa é a patroa do empreendedor, disso não há dúvidas. Administrar bem uma empresa é fundamental para o sucesso do negócio.

Sua empresa pode ter um excelente produto ou serviço, muitos clientes e um ótimo volume de vendas, mas se o negócio for mal administrado as consequências podem ser terríveis, afetando o lucro e até mesmo provocando o fim do empreendimento. A administração de uma empresa é a base do sucesso.

A verdade é que não basta querer empreender. Esse é apenas o ponto de partida. É preciso ter atitude de empreendedor, e saber administrar um negócio é um dos pilares do empreendedorismo.

Depois de ler esse conteúdo, queremos propor uma reflexão: como está a administração da sua empresa? O que pode ser feito para melhorá-la e, consequentemente, alcançar melhores resultados? Acredite: quanto melhor a administração, melhor os resultados.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Produtores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais

Veja mais conteúdos:

Como abrir e manter uma microempresa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) garante que no Brasil seis em cada dez novos empreendimentos fecham suas portas antes mesmo de completar quatro anos de atividades. Os motivos são variados, mas todos convergem para um mesmo problema: má administração e falta de gestão financeira. Não basta abrir uma microempresa. É preciso mantê-la […]

Continuar Lendo…
O que abrir: Uma microempresa (ME), uma empresa de pequeno porte (EPP) ou uma microempresa individual (MEI)?

Todo empreendimento de sucesso começa sempre da mesma forma: a partir de uma boa ideia ou de uma oportunidade de negócio que aparece para o empreendedor. Mas é claro que esse sucesso também dependerá de muito trabalho, um pouco de sorte e da formalização correta para o negócio. Afinal, o que abrir: uma microempresa (ME), […]

Continuar Lendo…
As vantagens de ser um microempreendedor individual (MEI)

A atividade empreendedora é realizada de forma muito mais segura e apta a alcançar melhores resultados quando o negócio é formal. A informalidade é limitante, sobre isso não há dúvidas. Mais de dez milhões de brasileiros já aderiram ao MEI, formalizando seus negócios, emitindo nota fiscal e crescendo profissionalmente. Mas quais são as vantagens de […]

Continuar Lendo…