Como aumentar o faturamento da sua loja virtual

Um dos requisitos essenciais para aumentar o faturamento de qualquer loja é aumentar a sua presença digital (Aqui já demos várias dicas de como fazer isso, veja nosso texto “Como aumentar a presença digital da sua empresa”).  Porém, sabemos bem que essa não é uma tarefa fácil. Há as pessoas que acreditam que basta ter perfis em redes sociais e tudo estará resolvido, bem como há aquelas que acreditam que tudo se resolve com mais e mais dinheiro em campanhas de Facebook, Google e Instagram.

Os dois lados estão naturalmente errados. Ter presença em redes sociais sem um trabalho constante de aumento do engajamento se tornará algo completamente ineficaz para o seu negócio. Do mesmo modo, despejar rios de dinheiro em campanhas sem que exista uma boa estrutura para atrair, receber e manter novas pessoas, também será completamente infrutífero para sua empresa.

Todo aumento de faturamento depende de um aumento de visibilidade e confiança. Sem esses fatores, sua empresa não conseguirá atrair novos clientes, ainda que até consiga atrair novos seguidores. Por isso, aumentar a visibilidade da sua empresa depende de ações e investimentos inteligentes, capazes de alavancar sua presença digital através de boas estratégias.

Neste texto, apresentaremos algumas dicas para lhe ajudar a aumentar o faturamento da sua loja virtual de maneira simples e eficiente. Confere aí:

Esteja presente em grupos do seu nicho

Nossa primeira dica para aumentar o faturamento da sua loja virtual é estar presente em grupos do seu nicho. Essa é uma das estratégias gratuitas mais eficientes para qualquer loja ou vendedor. Se você vende qualquer coisa de modo virtual e não está presente em grupos do seu nicho, então é possível que você esteja perdendo boas oportunidades de colaborações e vendas. Para qualquer nicho, sempre haverá grupos no Facebook, no WhatsApp ou Telegram, em que várias pessoas estarão reunidas em torno daquele assunto. Se você tem uma papelaria, poderá procurar grupos de concursos, pré-vestibulares, dentre outros.

Procure esses grupos e interaja com seus membros. Mostre que você está disposto a ajudar as pessoas de lá sem querer qualquer coisa em troca. Quando possível, é claro, fale também da sua loja e dos seus produtos. Contudo, tenha sempre muito cuidado para não ser o chato que só fala para fazer propaganda. Interaja, participe das conversas, ajude as pessoas e você verá que, naturalmente, aos poucos ganhará visibilidade. Os grupos de Facebook são os mais recomendados para utilizar esse tipo de estratégia.

Busque parcerias e outras formas de visualização

Uma outra estratégia para quem está disposto a investir algum dinheiro, mas sem utilizar as estratégias usuais de campanha em redes sociais, é buscar parcerias e outras formas de patrocínio. Se você tem uma papelaria, poderá patrocinar influenciadores do seu nicho para que elas façam a divulgação da sua loja com alguma periodicidade. Esse tipo de serviço é bastante eficiente, pois você utilizará o público e a autoridade daquela pessoa para associar diretamente à sua loja.

Além dos influenciadores, há também a opção de patrocinar outros produtores de conteúdo como podcasts, canais de YouTube, blogs, ou divulgadores em outras redes sociais. Essas opções costumam até ser mais baratas e colher bons resultados, dado que todos focam excessivamente apenas no Instagram e no Facebook.

Construa sua própria tribo

Nossa última dica para aumentar o faturamento da sua loja virtual é uma estratégia de longo prazo, mas que deve ser almejada por todo dono de loja: construa sua própria tribo. Por construir uma tribo, quero dizer que você criar meios para que seus clientes consigam interagir uns com os outros. Portanto, ajude seus clientes, mas também faça grupos, sorteios, utilize canais de interação para estar sempre em contato os seus clientes e fomentar uma maior ligação entre eles.

Grandes empresas conseguem criar um senso de comunidade entre os seus clientes. É assim com os usuários da Apple, com os usuários da Tesla, da Netflix, etc. Claro, você não precisa repetir o mesmo sucesso dessas grandes empresas, mas pode tentar aplicar na sua loja as lições aprendidas com elas.

Utilize essas estratégias para aumentar a visibilidade da sua loja. Com isso, seu faturamento aumentará como resultado de um trabalho de engajamento constante com o seu público e com os seus clientes.

Gostou deste texto e precisa de uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Chamar no WhatsApp