Como definir a visão da sua empresa

Já falamos aqui da importância de se definir as metas, os valores e o posicionamento de uma empresa. Porém, há um outro fator igualmente importante e capaz de impulsionar aqueles primeiros: a visão da sua empresa.

A Visão é um dos pilares fundamentais de toda empresa bem-sucedida. É através da visão que toda cultura organizacional da empresa deve se orientar. O objetivo da Visão de uma empresa é determinar os objetivos a longo prazo daquela organização. Portanto, as ações presentes de toda empresa devem tomar como norte aquilo que se almejar construir num horizonte de pelos menos 10 anos.

Note que quando falamos em metas, estamos falando de um horizonte de curto prazo, de 2 a 5 anos. Porém, ao traçar planos para horizontes de tempo maiores, acima de 8 a 10 anos, estamos determinando a Visão daquela organização. Por isso, é muito importante que todo gestor saiba como separar essa linha do tempo e os planos que se adequam a cada uma delas. Aqui, é essencial saber jogar o jogo de curto prazo sempre com vistas ao que é estipulado para o longo prazo.

Embora muitas pessoas acreditem que a Visão de uma empresa seja somente uma imagem mental na cabeça do dono, é importante que ela esteja definida de maneira detalhada e determinada a partir das ações que serão necessárias para a sua realização. Portanto, jamais se engane em achar que a Visão é apenas uma imagem dentro da sua cabeça. Ela deve ser um plano bem definido, que guiará todas as ações presentes da sua empresa.

Mas como definir a visão de uma empresa?

Há uma série de perguntas que podem ajudá-lo a definir a Visão da sua empresa. São elas:

            – Onde vejo minha empresa daqui há 10 anos?

            – Quais empresas representam a visão que tenho da minha empresa em 10 anos?

            – Como vejo o posicionamento da minha empresa (e marca) daqui há 10 anos?

            – Quais processos enxergo necessários para realizar a visão da minha empresa?

            – Qual porcentagem do mercado espero conquistar em 10 anos?

            – Qual seria o faturamento necessário para realizar a Visão da minha empresa?

            – Qual seria a estrutura necessária (em termos de número de colaboradores, de departamento, de fornecedores etc) para realizar a Visão da minha empresa?

            – Quantos por cento minha empresa teria que crescer anualmente para alcançar o objetivo determinado na Visão?

            – Quais pessoas poderiam ajudar a realizar essa tarefa? Que tipo de perfil e formação deve ter essas pessoas?

            – O que eu precisaria aprender para gerir a empresa que construída a partir da Visão?

            – Se minha empresa tivesse o porte definido pela Visão amanha, eu estaria apto a gerencia-la? Se não, o que eu teria que aprender para me capacitar?

Note que responder cada uma dessas questões o ajudará a construir uma imagem clara de cada passo a ser tomado para realizar uma grande meta para sua empresa. A Visão de uma empresa deve ser capaz de orientar metas a curto e longo prazo. A partir disso, você saberá exatamente quais ações executar no presente para realizar aquela meta que parece tão distante.

Apesar da Visão de uma empresa ser pensada em um horizonte de pelo menos 10 anos, sua clareza fará com que possamos agir nela já no presente. A importância disso está justamente no fato de que será as ações presentes que a tornará uma realidade no futuro. Por isso, a Visão de uma empresa é uma ferramenta gerencial tão poderosa. Sem ela, sua empresa estará navegando às cegas, sem saber onde chegar e por onde caminhar. A resposta de cada uma das questões acima indicará o caminho que você deve trilhar para tornar essa imagem uma realidade factível.

Portanto, não importa se sua empresa é grande, pequena, ou até mesmo se ela começou ontem, defina agora mesmo a Visão dela a partir das suas condições presentes e comece a trabalhar na sua realização.

Gostou deste texto e gostaria de uma ajuda para definir a Visão e os valores da sua empresa? Fale conosco!

Chamar no WhatsApp