O que fazer para começar a recuperação financeira da sua empresa e recuperá-la da crise

O avanço na vacinação e a diminuição de casos e mortes por COVID finalmente dão indícios de um final para a pandemia. Com isso, ocorre também o relaxamento das medidas de lockdown.

O resultado disso tudo é que as pequenas empresas que conseguiram sobreviver ao cenário agora irão se deparar com um novo desafio: o de conseguir alcançar sua recuperação financeira e retomar o crescimento.

Se você ainda não sabe o que fazer depois da guerra e por onde começar a retomar o crescimento e a recuperação financeira da sua empresa, preparamos algumas dicas para auxiliá-lo:

1 – Avaliando os problemas

O primeiro passo para iniciar a recuperação financeira da sua empresa é realizar um diagnóstico geral da sua empresa e identificar todos os pontos que devem ser mudados para a sua recuperação.

Há algumas perguntas que podem ajudá-lo neste processo:

O que mudou na minha empresa durante a pandemia?

– Quais mudanças foram benéficas e eu devo manter? (Por exemplo, manter o serviço delivery ou uma determinada carta de produtos)

Quais mudanças é melhor abandonar e voltar ao formato inicial da empresa?

– É possível manter o modelo antigo e o novo? (Por exemplo, é possível manter um misto de trabalho remoto e trabalho presencial? É possível manter o delivery e as vendas presenciais?)

Quais os maiores problemas que tenho agora? São problemas financeiros, de gestão ou contábeis?

Depois de respondidas todas essas perguntas, você conseguirá definir qual será a futura estrutura da sua empresa. Além disso, terá um mapa mais claro do que deve ser feito para a recuperação.

Vale ressaltar que a recuperação do seu negócio pode não depender apenas de pagar dívidas e quitar impostos, é possível uma nova estrutura seja necessária para manter o negócio funcionando. Daí a importância de analisar todas as mudanças que ocorreram durante o período de crise.

A partir daí, vem o seguinte passo:

2 – Desenvolvendo um plano de recuperação financeira

Neste passo você deverá desenvolver um plano de execução para a recuperação e estruturação da sua empresa. Mas como elaborar um plano de recuperação financeira?

Se os problemas maiores são de gestão, reúna-se com a equipe e procure obter feedback sobre o que pode ser feito para manter o funcionamento da empresa em acordo com os novos planos.

Se os problemas maiores são financeiros, há diversas vias de solução, como um plano para quitação de dívidas, renegociação de dívidas, empréstimos com fim estratégico, dentre outras ações. O importante é que seja elaborado um plano para a recuperação das finanças do seu negócio.

Se a recuperação financeira do seu negócio depende de resolver outras situações contábeis, como quitação de impostos, procure um contador para auxiliá-lo nessas decisões. A recuperação financeira provavelmente dependerá de uma análise minuciosa dos tributos da empresa.

Tenha em mente que todo o plano pode levar alguns anos para finalizar. Porém, ao final sua empresa estará nos trilhos novamente e com real possibilidade de crescimento.

Como desenvolver um plano de recuperação financeira

3 – Iniciando a execução

Por fim, após o diagnóstico da situação da empresa e da elaboração de um plano de ações, é chegada a hora de executá-lo. Não tenha medo de fazer ajustes ao longo do caminho, mas mantenha o foco em executar as metas estabelecidas.

(Veja aqui dicas do que fazer para manter o crescimento da sua empresa: 10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa)

Conclusão

Para que você possa relembrar os passos necessários para a recuperação financeira do seu negócio:

1- Realize uma avaliação global da empresa,

2- Elabore um plano de ação,

3 – Execute o plano sem ter medo de fazer ajustes ao longo do caminho.

Gostou deste texto e gostaria de uma assessoria contábil para o seu negócio? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Como começar um negócio com pouco dinheiro

Quando falamos de começar um negócio, rapidamente surgem várias dúvidas de como levantar capital suficiente para comprar e montar toda a estrutura inicial necessária. Em geral, nunca pensamos no passo a passo necessário para construir uma empresa de sucesso. Nunca pensamos em começar pequeno, com passos modestos em direção a algo que, por fim, se tornará uma empresa real. Por essa razão, neste artigo daremos algumas dicas do que fazer para começar um negócio com pouco dinheiro.

O que fazer para começar a recuperação financeira da sua empresa e recuperá-la da crise

O resultado disso tudo é que as pequenas empresas que conseguiram sobreviver ao cenário agora irão se deparar com um novo desafio: o de conseguir alcançar sua recuperação financeira e retomar o crescimento. Se você ainda não sabe o que fazer depois da guerra e por onde começar a retomar o crescimento e a recuperação financeira da sua empresa, preparamos algumas dicas para auxiliá-lo:

Como ganhar espaço em um mercado competitivo

Essa é uma sensação chata, que nos desestimula, nos faz hesitar e pensar que é melhor abandonar o navio, fazer outra coisa qualquer da vida. Preparamos este texto para que você possa ter esperança diante desses cenários e saber o que fazer para posicionar sua empresa mesmo diante daquelas que já estão há um tempo maior no mercado.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp