5 dicas de como melhorar liderança e promover a independência dos colaboradores

Todo líder ou gestor alguma vez já viveu o drama de nunca conseguir se desligar da empresa porque percebe que basta se ausentar para que as coisas com os colaboradores acabem desandando e logo tenha que intervir para que tudo volte ao rumo correto.

De modo geral, isso ocorre porque o líder gerou um modelo de liderança centralizado no qual todas as decisões, invariavelmente, acabam tendo de ser tomadas por ele.

O resultado disso é sempre desastroso: todas as decisões de todos os processos acabam tendo que ser tomadas por quem está no topo da cadeia de comando, algo que só gera improdutividade e uma imensa carga de trabalho nas costas do líder.

Se você está nesta situação, a boa notícia é que é possível sair dela, mas é necessário bastante paciência e comprometimento.

Acompanhe para saber o que fazer para melhorar liderança e promover a independência dos seus colaboradores.

1 – As pessoas são dependentes ou você que é controlador?

Há uma característica muito comum a todo líder controlador: eles apenas aceitam que as coisas sejam feitas exatamente do mesmo modo como ele faria. Se algo é feito de uma maneira levemente diferente, ele já reclama.

E qual o resultado final disso tudo? Muito simples: os funcionários se tornam inseguros para tomarem suas próprias decisões e estão sempre tendo que checar com o líder se o que eles estão fazendo está correto. E aí pode estar o início de todos os problemas.

Se o excesso de controle é o seu problema, tenha em mente que a preocupação de um bom líder é o resultado final do processo. Um bom líder se preocupa apenas com a entrega.

Não importa como o funcionário fará. Importa que o produto final seja entregue.

Portanto, procure dar um pouco mais de liberdade aos colaboradores e comece a ter atenção apenas com o resultado final dos processos. Sua obsessão por controle deve ser domada.

Colaboradores

2 – Aprenda sobre modelos de gestão horizontal

As pessoas erram porque fazem as coisas da única forma que aprenderam. Talvez você tenha aprendido que o único modelo de gestão é o vertical, com uma cadeia de comando uniforme, que depende sempre de quem está no topo.

Há outros modelos de gestão. Procure aprender mais sobre modelos de gestão vertical, nos quais os processos são organizados de maneira independente. E isso nos leva a uma outra dica importante

3 – Treine colabores para tomada de decisões

Você deve estar errando porque centralizou todas as decisões para você.

O que você deve fazer para evitar isso é o seguinte:

1) Definir o conjunto de decisões que serão tomadas por você, e

2) Delegar as outras decisões para outras pessoas que estão na cadeia de comando.

Apenas estas duas ações serão suficientes para diminuir a carga de trabalho que você lida diariamente na sua empresa.

4 – Contrate mais pessoas e treine novos líderes

Infelizmente, é muito comum que os gestores se sintam sobrecarregados de trabalho e demandas simplesmente porque não querem contratar mais pessoas para ajudá-lo com o processo.

Por isso, é válido ressaltar que se você se sente sobrecarregado é muito possível que tenha chegado a hora de contratar novas pessoas e treinar novos líderes para sua empresa. Chegou a hora de crescer e para isso você terá que aceitar que é necessário aumentar os gastos.

Porém, toda vez que você contrata mais pessoas, ganha mais tempo e recursos para prospectar mais clientes e conseguir produzir ainda mais.

5 – Aplique job rotation na sua empresa

Job rotation é uma técnica de gestão utilizada para que os colaboradores ganham maior independência e compreendam melhor a execução dos processos.

(Quer aprender mais sobre o job rotation? Veja aqui: O que é Job Rotation e como aplicá-lo na empresa)

Gostou deste texto e gostaria de um diagnóstico para sua empresa? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

5 dicas de como melhorar liderança e promover a independência dos colaboradores

Quais colaboradores selecionar para um treinamento?

Falamos especificamente de como investir em treinamento de uma maneira inteligente, em que se utiliza pouco para retirar o máximo de proveito daquele investimento. Mesmo assim, ainda há uma dúvida natural que vocês podem estar se perguntando: Como escolher o colaborador correto para um treinamento? Quais indicativos devo prestar atenção? Por isso, neste artigo comentaremos alguns indicativos fundamentais para que você saiba exatamente qual colaborador selecionar para um treinamento, além de saber que tipo de treinamento deve ser utilizado.

5 dicas de como melhorar liderança e promover a independência dos colaboradores

5 razões para investir no treinamento dos colaboradores

Você é daqueles empreendedores que está sempre repetindo que investir em treinamento é um gasto desnecessário para a empresa e que não vale a pena perder tempo treinando os colaboradores? Lembre-se que se ninguém está em um processo de evolução, de aprender mais, se dedicar mais, e querer mais, a empresa estagna. Rapidamente ela atinge o seu limite de crescimento e precisará de bastante esforço para sair dali.

5 dicas de como melhorar liderança e promover a independência dos colaboradores

5 dicas de como melhorar liderança e promover a independência dos colaboradores

Todo líder ou gestor alguma vez já viveu o drama de nunca conseguir se desligar da empresa porque percebe que basta se ausentar para que as coisas acabem desandando e logo tenha que intervir para que tudo volte ao rumo correto. O resultado disso é sempre desastroso: todas as decisões de todos os processos acabam tendo que ser tomadas por quem está no topo da cadeia de comando, algo que só gera improdutividade e uma imensa carga de trabalho nas costas do líder.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp